Discussões sobre a educação ambiental praticada em escolas públicas estaduais da cidade de Piracicaba, SP, a partir da análise de projetos educativos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/91/91131/tde-25082017-083000/ |
Resumo: | A presente investigação focalizou atividades de Educação Ambiental realizadas em escolas públicas de educação básica, pertencentes a Diretoria Regional de Ensino de Piracicaba, São Paulo. A partir da análise documental dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas selecionadas, e da análise de questionários estruturados aplicados à professores, buscou-se discutir como temáticas relacionadas a Educação Ambiental são abordadas. O uso de perguntas de pesquisa norteadoras do processo e de busca por palavras-chave nos documentos, juntamente com referenciais teóricos, legislações e demais publicações orientaram a coleta de a análise dos dados obtidos e permitiram corroborar com estudos já publicados nessa mesma linha de pesquisa dentro da Educação Básica. Foram analisados 23 documentos, número esse determinado estatisticamente (33,3% das escolas da referida diretoria), e 22 professores responderam os questionários, ou seja, um de cada escola investigada. Os principais resultados obtidos pela pesquisa mostraram que: o Projeto Político Pedagógico, contrariando as definições e orientações, se tornou uma construção burocrática e sem a efetiva participação dos professores em sua elaboração; há um distanciamento, no que diz respeito ao que consta nos referidos documentos, e o que os professores alegam fazer, evidenciado nos questionários; ainda existem aspectos financeiros e burocráticos que acabam coibindo a execução efetiva de projetos nas escolas. De um modo geral, pelas falas dos professores os projetos acontecem, porém ainda não há sincronia entre o trabalho docente e os documentos oficiais da escola, o que deixam questionamentos sobre a execução, metodologias usadas e resultados obtidos nos processos de ensino e aprendizagem que seriam proporcionados nos momentos de trabalho entre professores e alunos. |
id |
USP_03c7e3f5888718b6a5c7f803f4f1c5a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-25082017-083000 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Discussões sobre a educação ambiental praticada em escolas públicas estaduais da cidade de Piracicaba, SP, a partir da análise de projetos educativosDiscussions about environmental education practiced in state public schools of the city of Piracicaba, SP, from the analysis of educational projectsEducação ambientalEnvironmental educationPolitical pedagogical projectProjeto político pedagógicoProjetos escolaresSchool projectsA presente investigação focalizou atividades de Educação Ambiental realizadas em escolas públicas de educação básica, pertencentes a Diretoria Regional de Ensino de Piracicaba, São Paulo. A partir da análise documental dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas selecionadas, e da análise de questionários estruturados aplicados à professores, buscou-se discutir como temáticas relacionadas a Educação Ambiental são abordadas. O uso de perguntas de pesquisa norteadoras do processo e de busca por palavras-chave nos documentos, juntamente com referenciais teóricos, legislações e demais publicações orientaram a coleta de a análise dos dados obtidos e permitiram corroborar com estudos já publicados nessa mesma linha de pesquisa dentro da Educação Básica. Foram analisados 23 documentos, número esse determinado estatisticamente (33,3% das escolas da referida diretoria), e 22 professores responderam os questionários, ou seja, um de cada escola investigada. Os principais resultados obtidos pela pesquisa mostraram que: o Projeto Político Pedagógico, contrariando as definições e orientações, se tornou uma construção burocrática e sem a efetiva participação dos professores em sua elaboração; há um distanciamento, no que diz respeito ao que consta nos referidos documentos, e o que os professores alegam fazer, evidenciado nos questionários; ainda existem aspectos financeiros e burocráticos que acabam coibindo a execução efetiva de projetos nas escolas. De um modo geral, pelas falas dos professores os projetos acontecem, porém ainda não há sincronia entre o trabalho docente e os documentos oficiais da escola, o que deixam questionamentos sobre a execução, metodologias usadas e resultados obtidos nos processos de ensino e aprendizagem que seriam proporcionados nos momentos de trabalho entre professores e alunos.The present investigation focused on Environmental Education activities carried out in public primary schools, belonging to the Regional Education Board of Piracicaba, São Paulo. Based on the documental analysis of the Pedagogical Political Projects of the selected schools, and the analysis of structured questionnaires applied to teachers, we sought to discuss how the themes related to Environmental Education are approached. The use of process research questions and keyword search in the documents, along with theoretical references, legislation and other publications guided the collection of data analysis and allowed corroborating with studies already published in this same line of research within Of Basic Education. Twenty-three documents were analyzed, statistically determined (33.3% of the schools), and 22 teachers answered the questionnaires, that is, one from each school investigated. The main results obtained by the research showed that: the Political Pedagogical Project, contrary to the definitions and orientations, became a bureaucratic construction and without the effective participation of the teachers in its elaboration; There is a distancing, with respect to what is stated in those documents, and what teachers claim to do, evidenced in the questionnaires; There are still financial and bureaucratic aspects that end up impeding the effective execution of projects in schools. In general, the teachers\' statements show that the projects do happen, but there is still no synchrony between the teaching work and the official school documents, which leaves questions about the implementation, methodologies used and results obtained in the teaching and learning processes that would be The moments of work between teachers and students.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBonzanini, Taitiâny KaritaOliveira, Gilmar Antonio Montanari de2017-05-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/91/91131/tde-25082017-083000/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:38:18Zoai:teses.usp.br:tde-25082017-083000Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:38:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discussões sobre a educação ambiental praticada em escolas públicas estaduais da cidade de Piracicaba, SP, a partir da análise de projetos educativos Discussions about environmental education practiced in state public schools of the city of Piracicaba, SP, from the analysis of educational projects |
title |
Discussões sobre a educação ambiental praticada em escolas públicas estaduais da cidade de Piracicaba, SP, a partir da análise de projetos educativos |
spellingShingle |
Discussões sobre a educação ambiental praticada em escolas públicas estaduais da cidade de Piracicaba, SP, a partir da análise de projetos educativos Oliveira, Gilmar Antonio Montanari de Educação ambiental Environmental education Political pedagogical project Projeto político pedagógico Projetos escolares School projects |
title_short |
Discussões sobre a educação ambiental praticada em escolas públicas estaduais da cidade de Piracicaba, SP, a partir da análise de projetos educativos |
title_full |
Discussões sobre a educação ambiental praticada em escolas públicas estaduais da cidade de Piracicaba, SP, a partir da análise de projetos educativos |
title_fullStr |
Discussões sobre a educação ambiental praticada em escolas públicas estaduais da cidade de Piracicaba, SP, a partir da análise de projetos educativos |
title_full_unstemmed |
Discussões sobre a educação ambiental praticada em escolas públicas estaduais da cidade de Piracicaba, SP, a partir da análise de projetos educativos |
title_sort |
Discussões sobre a educação ambiental praticada em escolas públicas estaduais da cidade de Piracicaba, SP, a partir da análise de projetos educativos |
author |
Oliveira, Gilmar Antonio Montanari de |
author_facet |
Oliveira, Gilmar Antonio Montanari de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bonzanini, Taitiâny Karita |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Gilmar Antonio Montanari de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Environmental education Political pedagogical project Projeto político pedagógico Projetos escolares School projects |
topic |
Educação ambiental Environmental education Political pedagogical project Projeto político pedagógico Projetos escolares School projects |
description |
A presente investigação focalizou atividades de Educação Ambiental realizadas em escolas públicas de educação básica, pertencentes a Diretoria Regional de Ensino de Piracicaba, São Paulo. A partir da análise documental dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas selecionadas, e da análise de questionários estruturados aplicados à professores, buscou-se discutir como temáticas relacionadas a Educação Ambiental são abordadas. O uso de perguntas de pesquisa norteadoras do processo e de busca por palavras-chave nos documentos, juntamente com referenciais teóricos, legislações e demais publicações orientaram a coleta de a análise dos dados obtidos e permitiram corroborar com estudos já publicados nessa mesma linha de pesquisa dentro da Educação Básica. Foram analisados 23 documentos, número esse determinado estatisticamente (33,3% das escolas da referida diretoria), e 22 professores responderam os questionários, ou seja, um de cada escola investigada. Os principais resultados obtidos pela pesquisa mostraram que: o Projeto Político Pedagógico, contrariando as definições e orientações, se tornou uma construção burocrática e sem a efetiva participação dos professores em sua elaboração; há um distanciamento, no que diz respeito ao que consta nos referidos documentos, e o que os professores alegam fazer, evidenciado nos questionários; ainda existem aspectos financeiros e burocráticos que acabam coibindo a execução efetiva de projetos nas escolas. De um modo geral, pelas falas dos professores os projetos acontecem, porém ainda não há sincronia entre o trabalho docente e os documentos oficiais da escola, o que deixam questionamentos sobre a execução, metodologias usadas e resultados obtidos nos processos de ensino e aprendizagem que seriam proporcionados nos momentos de trabalho entre professores e alunos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/91/91131/tde-25082017-083000/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/91/91131/tde-25082017-083000/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257337561088000 |