Quantidade de prática e demonstração autocontrolada na aprendizagem de habilidades motoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rafaela Cindy de Sousa
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39136/tde-07052024-151613/
Resumo: Contextualização: estudos sobre os efeitos do autocontrole da demonstração na aprendizagem de habilidades motoras indicam benefícios deste sobre o padrão de movimento, porém, não o fazem em relação a finalidade da execução. A hipótese levantada foi que tais resultados teriam ocorrido devido à quantidade de prática ter sido insuficiente para possibilitar que os aprendizes conseguissem associar as informações sobre as formas que executavam a habilidade motora com aquelas relativas alcance de sua finalidade. Objetivo: investigar os efeitos da quantidade de prática na aprendizagem motora com autocontrole da demonstração. Material e método: participaram do estudo 60 universitários, sem experiência prévia com o basquetebol. A tarefa foi o arremesso de lance livre do basquetebol. A demonstração foi fornecida em vídeo por um modelo habilidoso. Os participantes foram distribuídos em quatro grupos, sendo dois de autocontrole da demonstração (um com 30 tentativas e outro com 120 tentativas de prática) e dois yokeds (com 30 e 120 tentativas de prática) que foram pareados aos dois primeiros em termos de quantidade e frequência de observação da demonstração. O experimento compreendeu uma fase aquisição (arremessos realizados no local de execução do lance livre) e um teste de transferência (alteração no local de execução). As medidas compreenderam: (i) taxa de desempenho relativa à precisão do arremesso, obtida a partir de pontuações que refletiram o arremesso não convertido (zero), o quase acerto, ou seja, ao arremesso em que a bola não entrava na cesta, mas tocava no aro (1 ponto), e o acerto à cesta (3 pontos); (ii) padrão de movimento erros global, mais grosseiros e menos grosseiros; e (iii) à cinemática do padrão de movimento considerando a magnitude e a velocidade dos seguintes ângulos: cotovelo, ombro, quadril e joelho. Resultados: todos melhoraram semelhantemente seus desempenhos em termos de precisão na fase de aquisição e os mantiveram no teste de transferência. Os resultados também mostraram que isso foi acompanhado pelo aumento na quantidade de erros mais grosseiros do padrão de movimento por todos os grupos. Verificou-se que o grupo AC 120 alterou os ângulos do cotovelo e do ombro e as velocidades do cotovelo, do ombro e do joelho ao longo da prática. Conclusão: a quantidade de prática não afetou a aprendizagem do arremesso parado do basquetebol com autocontrole da demonstração. Em conjunto com os resultados de outros estudos, nossos resultados sugerem que o autocontrole da demonstração não afeta a aprendizagem de habilidades motoras
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spelling Quantidade de prática e demonstração autocontrolada na aprendizagem de habilidades motorasSelf-controlled amount of practice and demonstrations in learning motor skillsAprendizagem motoraAutonomiaAutonomyBasketballBasquetebolDesempenhoModelaçãoModelingMotor learningPerformanceContextualização: estudos sobre os efeitos do autocontrole da demonstração na aprendizagem de habilidades motoras indicam benefícios deste sobre o padrão de movimento, porém, não o fazem em relação a finalidade da execução. A hipótese levantada foi que tais resultados teriam ocorrido devido à quantidade de prática ter sido insuficiente para possibilitar que os aprendizes conseguissem associar as informações sobre as formas que executavam a habilidade motora com aquelas relativas alcance de sua finalidade. Objetivo: investigar os efeitos da quantidade de prática na aprendizagem motora com autocontrole da demonstração. Material e método: participaram do estudo 60 universitários, sem experiência prévia com o basquetebol. A tarefa foi o arremesso de lance livre do basquetebol. A demonstração foi fornecida em vídeo por um modelo habilidoso. Os participantes foram distribuídos em quatro grupos, sendo dois de autocontrole da demonstração (um com 30 tentativas e outro com 120 tentativas de prática) e dois yokeds (com 30 e 120 tentativas de prática) que foram pareados aos dois primeiros em termos de quantidade e frequência de observação da demonstração. O experimento compreendeu uma fase aquisição (arremessos realizados no local de execução do lance livre) e um teste de transferência (alteração no local de execução). As medidas compreenderam: (i) taxa de desempenho relativa à precisão do arremesso, obtida a partir de pontuações que refletiram o arremesso não convertido (zero), o quase acerto, ou seja, ao arremesso em que a bola não entrava na cesta, mas tocava no aro (1 ponto), e o acerto à cesta (3 pontos); (ii) padrão de movimento erros global, mais grosseiros e menos grosseiros; e (iii) à cinemática do padrão de movimento considerando a magnitude e a velocidade dos seguintes ângulos: cotovelo, ombro, quadril e joelho. Resultados: todos melhoraram semelhantemente seus desempenhos em termos de precisão na fase de aquisição e os mantiveram no teste de transferência. Os resultados também mostraram que isso foi acompanhado pelo aumento na quantidade de erros mais grosseiros do padrão de movimento por todos os grupos. Verificou-se que o grupo AC 120 alterou os ângulos do cotovelo e do ombro e as velocidades do cotovelo, do ombro e do joelho ao longo da prática. Conclusão: a quantidade de prática não afetou a aprendizagem do arremesso parado do basquetebol com autocontrole da demonstração. Em conjunto com os resultados de outros estudos, nossos resultados sugerem que o autocontrole da demonstração não afeta a aprendizagem de habilidades motorasBackground: studies on the effects of self-controlled demonstration on motor skill learning suggest benefits mainly in movement pattern, however, they do not do so in relation to the motor skill accuracy. The hypothesis raised was that such results would have occurred due to the amount of practice being insufficient to enable the learners to be able to associate information about the ways in which the motor skill was performed with those relating to the achievement of its purpose. Objective: to investigate the effect of the amount of practice on motor learning with self-controlled demonstration. Material and method: The study involved 60 university students with no previous experience with basketball. The task was the basketball free throw. The demonstration was provided by video, and the model was experienced player. Participants were divided into four groups, two with self-controlled demonstration (30 and 120 trials) and two their respective yoked. The experiment comprised an acquisition phase (throws made at the free throw execution location) and a transfer test (change in the execution location). The measures included: (i) performance rate related to shooting accuracy, which was obtained from scores that reflected the unconverted shot (zero), the almost hit, that is, the shot in which the ball did not enter the basket, but it touched the basketball hoop (1 point), and the successful shooting (3 points); (ii) movement pattern global, more and less gross errors; and (iii) the kinematics of the movement pattern considering the magnitude and velocity of the following angles: elbow, shoulder, hip and knee. Results: all groups improved similarly their performances in terms of accuracy over acquisition phase and maintained them in the transfer test. The results also showed that this was accompanied by an increase in the number of grossest errors for all groups. The AC 120 group was found to change elbow and shoulder angles and elbow, shoulder and knee velocities throughout practice. Conclusion: the amount of practice did not affect the learning of the basketball free throw with demonstration self-controlled. Taken together with results from other studies, our results suggest that demonstration self-control does not affect motor skill learningBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCorrea, Umberto CesarSilva, Rafaela Cindy de Sousa2024-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39136/tde-07052024-151613/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-05-09T12:45:02Zoai:teses.usp.br:tde-07052024-151613Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-05-09T12:45:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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