O professor inesquecível nas narrativas de atletas olímpicos brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zimmermann, Maria Alice
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39136/tde-14062019-093228/
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar a presença da figura do professor de Educação Física nas narrativas biográficas de atletas olímpicos brasileiros. Para tanto foi utilizado o acervo do banco de histórias da pesquisa Memórias Olímpicas por Atletas Olímpicos Brasileiros, alimentado por dados objetivos e subjetivos, extraídos da fala de atletas de diferentes gerações olímpicas. Participam dessa reflexão três atletas e dois professores cuja relação tem início na escola e dali seguem para uma carreira olímpica no atletismo e no voleibol. A partir da leitura das narrativas dos atletas olímpicos, percebe-se como a figura do professor de Educação Física transpõe o papel de orientador, treinador e técnico. Esse profissional influenciou o processo de \'encantamento\' e formação daqueles que decidiram fazer da prática esportiva e do sonho olímpico companheiros de uma longa jornada cheia de desafios. Nestas narrativas é encontrado um professor inesquecível, lembrado de maneira carinhosa, por mediar de forma equilibrada o conteúdo pedagógico e a relação dos aspectos afetivos, tão caros à aprendizagem. A relação entre professor e aluno é permeada de cuidados, olhares de atenção para proporcionar um bom desenvolvimento do aluno, que caminha para transformá-lo no escritor de sua própria história. Por isso, ele é aqui chamado de professor suficientemente bom, e como parte do desenvolvimento do self, este professor também tem passagem marcante nos períodos mutativos, momentos esses decisivos para transformações vitais, de tal ordem a poder mudar radicalmente o significado e a direção da história de uma vida. Este momento se assemelha ao instante do encontro entre o Mestre e o discípulo, no qual o mestre que incita, desperta o discípulo a superar as suas limitações, como também a atrever-se nos caminhos nada precisos da reflexão pessoal, do crescimento
id USP_03e4815c6c7c6c9439415a3fe03dac74
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-14062019-093228
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O professor inesquecível nas narrativas de atletas olímpicos brasileirosThe unforgettable teacher in the narratives of brazilian olympic athletesAthletesAtletasBiographical narrativesEducação físicaJogos escolaresNarrativas biográficasPEProfessorProfessor suficientemente bomSchool gamesTeacherTeacher good enoughEsta pesquisa teve como objetivo investigar a presença da figura do professor de Educação Física nas narrativas biográficas de atletas olímpicos brasileiros. Para tanto foi utilizado o acervo do banco de histórias da pesquisa Memórias Olímpicas por Atletas Olímpicos Brasileiros, alimentado por dados objetivos e subjetivos, extraídos da fala de atletas de diferentes gerações olímpicas. Participam dessa reflexão três atletas e dois professores cuja relação tem início na escola e dali seguem para uma carreira olímpica no atletismo e no voleibol. A partir da leitura das narrativas dos atletas olímpicos, percebe-se como a figura do professor de Educação Física transpõe o papel de orientador, treinador e técnico. Esse profissional influenciou o processo de \'encantamento\' e formação daqueles que decidiram fazer da prática esportiva e do sonho olímpico companheiros de uma longa jornada cheia de desafios. Nestas narrativas é encontrado um professor inesquecível, lembrado de maneira carinhosa, por mediar de forma equilibrada o conteúdo pedagógico e a relação dos aspectos afetivos, tão caros à aprendizagem. A relação entre professor e aluno é permeada de cuidados, olhares de atenção para proporcionar um bom desenvolvimento do aluno, que caminha para transformá-lo no escritor de sua própria história. Por isso, ele é aqui chamado de professor suficientemente bom, e como parte do desenvolvimento do self, este professor também tem passagem marcante nos períodos mutativos, momentos esses decisivos para transformações vitais, de tal ordem a poder mudar radicalmente o significado e a direção da história de uma vida. Este momento se assemelha ao instante do encontro entre o Mestre e o discípulo, no qual o mestre que incita, desperta o discípulo a superar as suas limitações, como também a atrever-se nos caminhos nada precisos da reflexão pessoal, do crescimentoThis research aimed to investigate the Physical Education teacher presence in the Brazilian Olympics\' Athlete biographical narratives. In order to do so, we used the collection of stories from the Olympic Memories research by Brazilian Olympic Athletes, fed by objective and subjective data, extracted from the speech of different Olympic\'s athletes generations. Three athletes and two teachers whose relationship begins in school and from there follow for an Olympic career in athletics and volleyball. From the reading of the narratives of the Olympic Athletes, one can see how the figure of the Physical Education teacher transposes the role of advisor, coach and technician. This professional influenced the process of \'enchantment\' and training of those who decided to make sport practice and the Olympic dream companions of a long journey full of challenges. In these narratives is found an unforgettable teacher, affectionately remembered, for mediating in a balanced way the pedagogical content and the relation of affective aspects, so dear to learning. The relationship between teacher and student is permeated with care, looks of attention to provide a good development of the student, who walks to turn him into the writer of his own history. Therefore, he is here called a good enough teacher, and as part of the development of the self, this teacher also has a marked passage in the mutative periods, which are decisive moments for vital transformations, in order to be able to radically change the meaning and direction of the story of a lifetime. This moment is similar to the moment of the encounter between the Master and the disciple, in which the teacher who incites the pupil awakens the disciple to overcome his limitations, as well as to dare in the precise ways of personal reflection, of growthBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRubio, KatiaZimmermann, Maria Alice2019-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39136/tde-14062019-093228/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-07-04T17:59:28Zoai:teses.usp.br:tde-14062019-093228Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-07-04T17:59:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O professor inesquecível nas narrativas de atletas olímpicos brasileiros
The unforgettable teacher in the narratives of brazilian olympic athletes
title O professor inesquecível nas narrativas de atletas olímpicos brasileiros
spellingShingle O professor inesquecível nas narrativas de atletas olímpicos brasileiros
Zimmermann, Maria Alice
Athletes
Atletas
Biographical narratives
Educação física
Jogos escolares
Narrativas biográficas
PE
Professor
Professor suficientemente bom
School games
Teacher
Teacher good enough
title_short O professor inesquecível nas narrativas de atletas olímpicos brasileiros
title_full O professor inesquecível nas narrativas de atletas olímpicos brasileiros
title_fullStr O professor inesquecível nas narrativas de atletas olímpicos brasileiros
title_full_unstemmed O professor inesquecível nas narrativas de atletas olímpicos brasileiros
title_sort O professor inesquecível nas narrativas de atletas olímpicos brasileiros
author Zimmermann, Maria Alice
author_facet Zimmermann, Maria Alice
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rubio, Katia
dc.contributor.author.fl_str_mv Zimmermann, Maria Alice
dc.subject.por.fl_str_mv Athletes
Atletas
Biographical narratives
Educação física
Jogos escolares
Narrativas biográficas
PE
Professor
Professor suficientemente bom
School games
Teacher
Teacher good enough
topic Athletes
Atletas
Biographical narratives
Educação física
Jogos escolares
Narrativas biográficas
PE
Professor
Professor suficientemente bom
School games
Teacher
Teacher good enough
description Esta pesquisa teve como objetivo investigar a presença da figura do professor de Educação Física nas narrativas biográficas de atletas olímpicos brasileiros. Para tanto foi utilizado o acervo do banco de histórias da pesquisa Memórias Olímpicas por Atletas Olímpicos Brasileiros, alimentado por dados objetivos e subjetivos, extraídos da fala de atletas de diferentes gerações olímpicas. Participam dessa reflexão três atletas e dois professores cuja relação tem início na escola e dali seguem para uma carreira olímpica no atletismo e no voleibol. A partir da leitura das narrativas dos atletas olímpicos, percebe-se como a figura do professor de Educação Física transpõe o papel de orientador, treinador e técnico. Esse profissional influenciou o processo de \'encantamento\' e formação daqueles que decidiram fazer da prática esportiva e do sonho olímpico companheiros de uma longa jornada cheia de desafios. Nestas narrativas é encontrado um professor inesquecível, lembrado de maneira carinhosa, por mediar de forma equilibrada o conteúdo pedagógico e a relação dos aspectos afetivos, tão caros à aprendizagem. A relação entre professor e aluno é permeada de cuidados, olhares de atenção para proporcionar um bom desenvolvimento do aluno, que caminha para transformá-lo no escritor de sua própria história. Por isso, ele é aqui chamado de professor suficientemente bom, e como parte do desenvolvimento do self, este professor também tem passagem marcante nos períodos mutativos, momentos esses decisivos para transformações vitais, de tal ordem a poder mudar radicalmente o significado e a direção da história de uma vida. Este momento se assemelha ao instante do encontro entre o Mestre e o discípulo, no qual o mestre que incita, desperta o discípulo a superar as suas limitações, como também a atrever-se nos caminhos nada precisos da reflexão pessoal, do crescimento
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39136/tde-14062019-093228/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39136/tde-14062019-093228/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090712098045952