Arquitetura pela arte
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-31032021-172217/ |
Resumo: | O olhar para a arte nos inquieta e nos transforma, revelando-se na medida em que nos posicionamos criticamente frente àquilo que vemos. A arquitetura também tem a capacidade de produzir um efeito transformador ao se relacionar com o indivíduo, manifestando, por consequência, seu papel cultural e social. A aproximação dos dois campos de conhecimento foi tratada por teóricos e críticos, tanto da arquitetura quanto da arte, como a possibilidade de estabelecer um diálogo entre as práticas. É o que propomos nesta tese. A partir da leitura da arte, estabelecer sua proximidade com a arquitetura, como possibilidade de refletir as condições existentes que escapam à visão do campo arquitetônico. Dentre as múltiplas dinâmicas culturais que aproximam os dois campos, o trabalho propõe o estudo de três temas, com a finalidade de identificar questões permanentes da arquitetura, que estejam refletidas no campo da arte: o caminho como deslocamento, o abrigo como questão original e a ruína como memória construída. Estas três categorias gerariam um percurso natural à arquitetura que conecta pensamento, desenho, construção e desaparecimento, reconhecendo-os como fatos essenciais à sua existência. Para tanto, propõem-se estudos de caso na arte, passando por obras de Richard Long, Bruce Nauman e Ay?e Erkmen na discussão sobre os Caminhos; Dan Graham, Jorge Pardo e Hector Zamora, para o Abrigo; e Gordon Matta-Clark, Rebecca Horn e Rachel Whiteread para a Ruína. Como hipótese o trabalho busca, por meio da leitura de obras de arte, discutir a sobrevivência de algumas questões essenciais da arquitetura que possam ter validade no debate contemporâneo, tentando encontrar no procedimento artístico problemas caros à arquitetura, que tenham sobrevivido à descrença das certezas das utopias modernas e ao conservadorismo das linguagens pós-modernas. |
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