Um processo de projetar em arquitetura aplicado a uma escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schimidt, Rafael Patrick
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-30042010-140707/
Resumo: Esse trabalho investiga um processo de projetar em Arquitetura. Procura explorar com profundidade o contexto no qual vai ser implantada a construção definida na elaboração do projeto. Significa atender ao maior conjunto possível de necessidades e demandas do projeto, seu ajuste com a construção das partes e as especulações intermediárias até a volumetria resultante. A forma final será encontrada na busca da melhor configuração das partes tectônicas e simbólicas da edificação idealizada. Para explicar o processo simulamos sua aplicação num projeto para uma escola contemporânea: a Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Como referência para o programa de necessidades utilizamos aqui o programa atual da Escola de Aplicação, comparado ao padrão de recomendações aplicado no Reino Unido, e após a análise de ambos, propomos um novo programa que leva em consideração as duas demandas. O sitio físico localiza-se na Cidade Universitária e constitui um exemplo interessante para demonstrar a interação sitio / programa / projeto. Na simulação do processo de projeto aplica-se um método desenvolvido pelo arquiteto Joaquim Guedes conhecido por diagramas lineares, como meio de investigação na busca da forma. Em conjunto, realizam-se estudos sobre a possibilidade de admissão da iluminação natural nos ambientes, juntamente com uma proposta construtiva baseada num módulo regulador de projeto e construção.
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