Antônio José da Silva: uma dramaturgia de convenções
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8150/tde-26062017-100134/ |
Resumo: | Esta Tese analisa as peças mitológicas do dramaturgo setecentista Antônio José da Silva, o Judeu, fortemente devedoras da tragicomédia espanhola do século XVII, a partir das quais se aventam elementos para a leitura do texto dramático: a leitura híbrida, lançando mão de elementos dos estudos teatrais e literários, a contextualização histórica, para evitar anacronismos, e a construção de personagens, vista como pedra de toque da relação entre Literatura e Teatro. Por se tratar de textos distantes temporal e estilisticamente do leitor contemporâneo, é incentivado o uso da imaginação para reconstrução da cena intuída no texto. A reflexão acerca das peças é dividida em duas Jornadas, complementares entre si, mas separadas por conta de sua extensão e variedade da pesquisa. Na Primeira Jornada, a dramaturgia de Antônio José é vista inserida no contexto histórico-cultural em que foi produzida para tanto, são cotejadas as diferentes releituras dos mitos greco-romanos e as preceptivas coetâneas do autor. Inicialmente, são apresentadas as diferentes preceptivas tragicômicas desenvolvidas na Europa seiscentista, a fim de estabelecer pontos de contato e referência no corpus da pesquisa. A partir de extensa consulta em material das bibliotecas portuguesas, é traçada uma hipótese acerca do caminho de construção das personagens mitológicas até os textos do Judeu. Cada uma das cinco peças é analisada separadamente. O foco desta análise é a intriga principal ou seja, a parte trágica da tragicomédia e as personagens que a compõem, em sua maioria extraída da literatura mitológica greco-latina. A Segunda Jornada tem como foco a construção da intriga secundária o componente cômico que completa uma análise da tragicomédia em suas partes , cuja luz sobre tais textos é lançada através de recentes perspectivas de interpretação dos textos dramáticos, desenvolvidas por um grupo de pesquisadores espanhóis acerca do teatro do Século de Ouro. Desta análise, depreendem-se alguns aspectos relevantes para a leitura dos textos do Judeu. A análise revela um ganho de importância da intriga secundária em relação à intriga principal, chegando, nas últimas peças do autor, a interferirem no enredo protagonista mas nunca se destacando mais do que este. Para o estudo dos graciosos e criadas (graciosas), que constituem a intriga secundária, é utilizada uma lista de funções valorativas do discurso das personagens, tendo como referente o protagonista de cada peça. Outra característica da intriga secundária das peças de Antônio José é sua independência em relação à principal, o que levou à criação de mais uma função, agregada às já desenvolvidas pelos pesquisadores espanhóis. Assim, são analisadas separadamente cada uma das peças mitológicas do Judeu, evidenciando a participação da intriga secundária e das personagens baixas na composição estrutural e no estabelecimento de uma unidade de interesse que atenda ao gosto do público. Por fim, à guisa de conclusão, é elaborada uma discussão conceitual acerca de elementos fulcrais para a leitura e análise destes e de outros textos dramáticos: a leitura híbrida, a contextualização histórica e a construção de personagens. |
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Antônio José da Silva: uma dramaturgia de convençõesAntônio José da Silva: a dramaturgy made of conventionsCharactersDramaturgiaLiteratura PortuguesaPersonagensPlaywritingPortuguese LiteraturePortuguese theaterTeatro PortuguêsTragicomédia (Literatura)Tragicomedy (Literature)Esta Tese analisa as peças mitológicas do dramaturgo setecentista Antônio José da Silva, o Judeu, fortemente devedoras da tragicomédia espanhola do século XVII, a partir das quais se aventam elementos para a leitura do texto dramático: a leitura híbrida, lançando mão de elementos dos estudos teatrais e literários, a contextualização histórica, para evitar anacronismos, e a construção de personagens, vista como pedra de toque da relação entre Literatura e Teatro. Por se tratar de textos distantes temporal e estilisticamente do leitor contemporâneo, é incentivado o uso da imaginação para reconstrução da cena intuída no texto. A reflexão acerca das peças é dividida em duas Jornadas, complementares entre si, mas separadas por conta de sua extensão e variedade da pesquisa. Na Primeira Jornada, a dramaturgia de Antônio José é vista inserida no contexto histórico-cultural em que foi produzida para tanto, são cotejadas as diferentes releituras dos mitos greco-romanos e as preceptivas coetâneas do autor. Inicialmente, são apresentadas as diferentes preceptivas tragicômicas desenvolvidas na Europa seiscentista, a fim de estabelecer pontos de contato e referência no corpus da pesquisa. A partir de extensa consulta em material das bibliotecas portuguesas, é traçada uma hipótese acerca do caminho de construção das personagens mitológicas até os textos do Judeu. Cada uma das cinco peças é analisada separadamente. O foco desta análise é a intriga principal ou seja, a parte trágica da tragicomédia e as personagens que a compõem, em sua maioria extraída da literatura mitológica greco-latina. A Segunda Jornada tem como foco a construção da intriga secundária o componente cômico que completa uma análise da tragicomédia em suas partes , cuja luz sobre tais textos é lançada através de recentes perspectivas de interpretação dos textos dramáticos, desenvolvidas por um grupo de pesquisadores espanhóis acerca do teatro do Século de Ouro. Desta análise, depreendem-se alguns aspectos relevantes para a leitura dos textos do Judeu. A análise revela um ganho de importância da intriga secundária em relação à intriga principal, chegando, nas últimas peças do autor, a interferirem no enredo protagonista mas nunca se destacando mais do que este. Para o estudo dos graciosos e criadas (graciosas), que constituem a intriga secundária, é utilizada uma lista de funções valorativas do discurso das personagens, tendo como referente o protagonista de cada peça. Outra característica da intriga secundária das peças de Antônio José é sua independência em relação à principal, o que levou à criação de mais uma função, agregada às já desenvolvidas pelos pesquisadores espanhóis. Assim, são analisadas separadamente cada uma das peças mitológicas do Judeu, evidenciando a participação da intriga secundária e das personagens baixas na composição estrutural e no estabelecimento de uma unidade de interesse que atenda ao gosto do público. Por fim, à guisa de conclusão, é elaborada uma discussão conceitual acerca de elementos fulcrais para a leitura e análise destes e de outros textos dramáticos: a leitura híbrida, a contextualização histórica e a construção de personagens.This doctoral thesis analyzes the mythological plays written by the eighteenth century playwright Antônio José da Silva, the Jew, whose work owes a great deal to the Spanish tragicomedy of the seventeenth century. Based on his plays, this paper proposes elements for a better understanding of dramatic texts: hybrid reading, which makes use of Literary and Theatre studies; historical contextualization, to avoid anachronism; and character construction, the touchstone in the relationship between Literature and Drama. Because the texts analyzed here are distant from the contemporary reader both chronologically and stylistically, it is advised to use the imagination to reconstruct the scenes described in the text. The reflections about the plays are divided into two Journeys which complement each other, but they are presented separately due to their extension and to the diversity of research outputs. In the First Journey, Antônio José\'s playwriting is considered within the cultural-historical context of its production, by comparing different versions of the Greco-Roman myths and the precepts contemporary with the author. To start with, this paper presents the varied tragicomic precepts of the seventeenth-century Europe and, by doing so, it establishes points of contact and reference in the corpus of this research. After extensive search in Portuguese libraries, a hypothesis about the route linking the construction of mythological characters and the texts of the Jew is proposed. Each of the five plays is analyzed separately and the focus is the main plot - that is to say, the \"tragic\" part of the tragicomedy - and its characters, in great part extracted from Greco-Latin mythological literature. The Second Journey focuses on the construction of the secondary plot - the \"comic\" component which completes the analysis of both parts of a tragicomedy -. Recent interpretative perspectives of dramatic texts about the Spanish Golden Age, developed by a group of Spanish researchers, shed light on the secondary plot. This analysis shows that the secondary plot grows in importance when compared to the main plot. In fact, in the authors last plays, it even affects the main storyline - without overcoming its prominence, though. The secondary plot comprises graciosos and servants (graciosas), and to study these characters, this paper adopts a list of evaluative functions of the characters\' speeches, using the protagonist of each play as a reference. The secondary plot in the plays by Antônio José retains another feature: they are independent from the main one; and from this aspect derives another function, combined to the ones that had already been developed by the Spanish researchers aforementioned. Therefore, each of the mythological plays by the Jew is analyzed separately to demonstrate that both the secondary plot and the low characters perform an important role not only in the structural composition of those plays, but also in the constitution of an interesting unit to please the audience. By ways of conclusion, this paper sets up a conceptual discussion about crucial elements to read and analyze these dramatic texts and others: the hybrid reading, historical contextualization and character construction.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCorradin, Flavia Maria Ferraz SampaioRosa, Carlos Junior Gontijo2017-04-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8150/tde-26062017-100134/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:34:08Zoai:teses.usp.br:tde-26062017-100134Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:34:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Esta Tese analisa as peças mitológicas do dramaturgo setecentista Antônio José da Silva, o Judeu, fortemente devedoras da tragicomédia espanhola do século XVII, a partir das quais se aventam elementos para a leitura do texto dramático: a leitura híbrida, lançando mão de elementos dos estudos teatrais e literários, a contextualização histórica, para evitar anacronismos, e a construção de personagens, vista como pedra de toque da relação entre Literatura e Teatro. Por se tratar de textos distantes temporal e estilisticamente do leitor contemporâneo, é incentivado o uso da imaginação para reconstrução da cena intuída no texto. A reflexão acerca das peças é dividida em duas Jornadas, complementares entre si, mas separadas por conta de sua extensão e variedade da pesquisa. Na Primeira Jornada, a dramaturgia de Antônio José é vista inserida no contexto histórico-cultural em que foi produzida para tanto, são cotejadas as diferentes releituras dos mitos greco-romanos e as preceptivas coetâneas do autor. Inicialmente, são apresentadas as diferentes preceptivas tragicômicas desenvolvidas na Europa seiscentista, a fim de estabelecer pontos de contato e referência no corpus da pesquisa. A partir de extensa consulta em material das bibliotecas portuguesas, é traçada uma hipótese acerca do caminho de construção das personagens mitológicas até os textos do Judeu. Cada uma das cinco peças é analisada separadamente. O foco desta análise é a intriga principal ou seja, a parte trágica da tragicomédia e as personagens que a compõem, em sua maioria extraída da literatura mitológica greco-latina. A Segunda Jornada tem como foco a construção da intriga secundária o componente cômico que completa uma análise da tragicomédia em suas partes , cuja luz sobre tais textos é lançada através de recentes perspectivas de interpretação dos textos dramáticos, desenvolvidas por um grupo de pesquisadores espanhóis acerca do teatro do Século de Ouro. Desta análise, depreendem-se alguns aspectos relevantes para a leitura dos textos do Judeu. A análise revela um ganho de importância da intriga secundária em relação à intriga principal, chegando, nas últimas peças do autor, a interferirem no enredo protagonista mas nunca se destacando mais do que este. Para o estudo dos graciosos e criadas (graciosas), que constituem a intriga secundária, é utilizada uma lista de funções valorativas do discurso das personagens, tendo como referente o protagonista de cada peça. Outra característica da intriga secundária das peças de Antônio José é sua independência em relação à principal, o que levou à criação de mais uma função, agregada às já desenvolvidas pelos pesquisadores espanhóis. Assim, são analisadas separadamente cada uma das peças mitológicas do Judeu, evidenciando a participação da intriga secundária e das personagens baixas na composição estrutural e no estabelecimento de uma unidade de interesse que atenda ao gosto do público. Por fim, à guisa de conclusão, é elaborada uma discussão conceitual acerca de elementos fulcrais para a leitura e análise destes e de outros textos dramáticos: a leitura híbrida, a contextualização histórica e a construção de personagens. |
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