Que pintá!: desenhos de crianças e o modo de vida Guarani Mbya na Tekoa Pyau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Priscila da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-24012023-105802/
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo apresentar como as crianças guarani mbya, da Tekoa Pyau, do Território Indígena do Jaraguá, no bairro do Jaraguá, localizado na cidade de São Paulo, vivem e compartilham suas vidas, e como os desenhos produzidos pelas crianças podem apresentar este cotidiano vivido. Parto de pressupostos teóricos interdisciplinares, recorrendo ao campo da sociologia da criança, antropologia da criança e das infâncias e educação, considerando as crianças guarani mbya como colaboradoras da pesquisa, capazes de narrar e elaborar por meio dos desenhos suas vidas. O desenho como instrumento, mas também método de pesquisa, foi escolhido por considerar as sociedades indígenas e em específico os Guarani Mbya como um povo que desenha, e as crianças como aquelas e aqueles que reproduzem e produzem junto as suas tekoas seu modo de vida por meio dos desenhos. A partir do método de inspiração etnográfica com crianças combinado à etnografia gráfica com desenhos produzidos pelas crianças e pela autora desta dissertação, analiso as relações que as crianças constroem com os desenhos e seus suportes, principalmente o papel. Também as relações que acontecem entre elas, com os adultos, com os espaços da Tekoa Pyau e o seu entorno. A conclusão aponta para um modo de vida produzido, experienciado e vivido pelas crianças em constante relação com sua aldeia, com o Território Indígena do Jaraguá, com o bairro e a cidade, evidenciando a existência e ocupação histórica dos Guarani Mbya na região e sobretudo das crianças guarani mbya.
id USP_04ef5073ab014e7dd04e2b5a75cffca1
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-24012023-105802
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Que pintá!: desenhos de crianças e o modo de vida Guarani Mbya na Tekoa Pyau\"I wanna paint\": drawings by children and the Guarani Mbya way of life at Tekoa PyauCrianças indígenasDesenhosdrawingsGuarani MbyaGuarani Mbyaindigenous childrenJaraguáJaraguáModo de vidaway of lifeA presente pesquisa tem como objetivo apresentar como as crianças guarani mbya, da Tekoa Pyau, do Território Indígena do Jaraguá, no bairro do Jaraguá, localizado na cidade de São Paulo, vivem e compartilham suas vidas, e como os desenhos produzidos pelas crianças podem apresentar este cotidiano vivido. Parto de pressupostos teóricos interdisciplinares, recorrendo ao campo da sociologia da criança, antropologia da criança e das infâncias e educação, considerando as crianças guarani mbya como colaboradoras da pesquisa, capazes de narrar e elaborar por meio dos desenhos suas vidas. O desenho como instrumento, mas também método de pesquisa, foi escolhido por considerar as sociedades indígenas e em específico os Guarani Mbya como um povo que desenha, e as crianças como aquelas e aqueles que reproduzem e produzem junto as suas tekoas seu modo de vida por meio dos desenhos. A partir do método de inspiração etnográfica com crianças combinado à etnografia gráfica com desenhos produzidos pelas crianças e pela autora desta dissertação, analiso as relações que as crianças constroem com os desenhos e seus suportes, principalmente o papel. Também as relações que acontecem entre elas, com os adultos, com os espaços da Tekoa Pyau e o seu entorno. A conclusão aponta para um modo de vida produzido, experienciado e vivido pelas crianças em constante relação com sua aldeia, com o Território Indígena do Jaraguá, com o bairro e a cidade, evidenciando a existência e ocupação histórica dos Guarani Mbya na região e sobretudo das crianças guarani mbya.The present research aims to presente how Guarani Mbya children, from Tekoa Pyau, from the Jaraguá Indigenous Land, in the Jaraguá neighborhood, located in the city of São Paulo, live and share their lives, and how the drawings produced by the children can present this everyday life. I start from theoretical assumtions gathering interdisciplinary literature in the field of child sociology, child and childhood anthropology and education, considering Guarani Mbya childrem as research collaborators capable of narrating and elaborating their lives through drawings. Drawing as an instrument, but also a research method, was chosen because it considers indigenous societies and specifically the Mbya Guarani as a people who draw, and children as those who reproduce and produce together with their tekoas their way of life, through the graphics. From the method of ethnographic inspiration with children combined with graphic ethnography with drawings produced by children and author of this dissertation, I analyze the relationships that children build with drawings and their supports, especially paper. Also, the relationships that happen between them, with adults, with the spaces of Tekoa Pyau and the surroundings. The conclusion points to a way of life produced, experienced and lived by children in constant relationship with their village, with the Indigenous Land of Jaraguá with the neighborhood and the city, evidencing the existence and historical occupation of the Guarani Mbya in the region and above all the Guarani Mbya children.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGobbi, Marcia AparecidaOliveira, Priscila da Silva2022-11-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-24012023-105802/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-01-31T16:38:17Zoai:teses.usp.br:tde-24012023-105802Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-01-31T16:38:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Que pintá!: desenhos de crianças e o modo de vida Guarani Mbya na Tekoa Pyau
\"I wanna paint\": drawings by children and the Guarani Mbya way of life at Tekoa Pyau
title Que pintá!: desenhos de crianças e o modo de vida Guarani Mbya na Tekoa Pyau
spellingShingle Que pintá!: desenhos de crianças e o modo de vida Guarani Mbya na Tekoa Pyau
Oliveira, Priscila da Silva
Crianças indígenas
Desenhos
drawings
Guarani Mbya
Guarani Mbya
indigenous children
Jaraguá
Jaraguá
Modo de vida
way of life
title_short Que pintá!: desenhos de crianças e o modo de vida Guarani Mbya na Tekoa Pyau
title_full Que pintá!: desenhos de crianças e o modo de vida Guarani Mbya na Tekoa Pyau
title_fullStr Que pintá!: desenhos de crianças e o modo de vida Guarani Mbya na Tekoa Pyau
title_full_unstemmed Que pintá!: desenhos de crianças e o modo de vida Guarani Mbya na Tekoa Pyau
title_sort Que pintá!: desenhos de crianças e o modo de vida Guarani Mbya na Tekoa Pyau
author Oliveira, Priscila da Silva
author_facet Oliveira, Priscila da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gobbi, Marcia Aparecida
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Priscila da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças indígenas
Desenhos
drawings
Guarani Mbya
Guarani Mbya
indigenous children
Jaraguá
Jaraguá
Modo de vida
way of life
topic Crianças indígenas
Desenhos
drawings
Guarani Mbya
Guarani Mbya
indigenous children
Jaraguá
Jaraguá
Modo de vida
way of life
description A presente pesquisa tem como objetivo apresentar como as crianças guarani mbya, da Tekoa Pyau, do Território Indígena do Jaraguá, no bairro do Jaraguá, localizado na cidade de São Paulo, vivem e compartilham suas vidas, e como os desenhos produzidos pelas crianças podem apresentar este cotidiano vivido. Parto de pressupostos teóricos interdisciplinares, recorrendo ao campo da sociologia da criança, antropologia da criança e das infâncias e educação, considerando as crianças guarani mbya como colaboradoras da pesquisa, capazes de narrar e elaborar por meio dos desenhos suas vidas. O desenho como instrumento, mas também método de pesquisa, foi escolhido por considerar as sociedades indígenas e em específico os Guarani Mbya como um povo que desenha, e as crianças como aquelas e aqueles que reproduzem e produzem junto as suas tekoas seu modo de vida por meio dos desenhos. A partir do método de inspiração etnográfica com crianças combinado à etnografia gráfica com desenhos produzidos pelas crianças e pela autora desta dissertação, analiso as relações que as crianças constroem com os desenhos e seus suportes, principalmente o papel. Também as relações que acontecem entre elas, com os adultos, com os espaços da Tekoa Pyau e o seu entorno. A conclusão aponta para um modo de vida produzido, experienciado e vivido pelas crianças em constante relação com sua aldeia, com o Território Indígena do Jaraguá, com o bairro e a cidade, evidenciando a existência e ocupação histórica dos Guarani Mbya na região e sobretudo das crianças guarani mbya.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-24012023-105802/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-24012023-105802/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257382373031936