Que pintá!: desenhos de crianças e o modo de vida Guarani Mbya na Tekoa Pyau
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-24012023-105802/ |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo apresentar como as crianças guarani mbya, da Tekoa Pyau, do Território Indígena do Jaraguá, no bairro do Jaraguá, localizado na cidade de São Paulo, vivem e compartilham suas vidas, e como os desenhos produzidos pelas crianças podem apresentar este cotidiano vivido. Parto de pressupostos teóricos interdisciplinares, recorrendo ao campo da sociologia da criança, antropologia da criança e das infâncias e educação, considerando as crianças guarani mbya como colaboradoras da pesquisa, capazes de narrar e elaborar por meio dos desenhos suas vidas. O desenho como instrumento, mas também método de pesquisa, foi escolhido por considerar as sociedades indígenas e em específico os Guarani Mbya como um povo que desenha, e as crianças como aquelas e aqueles que reproduzem e produzem junto as suas tekoas seu modo de vida por meio dos desenhos. A partir do método de inspiração etnográfica com crianças combinado à etnografia gráfica com desenhos produzidos pelas crianças e pela autora desta dissertação, analiso as relações que as crianças constroem com os desenhos e seus suportes, principalmente o papel. Também as relações que acontecem entre elas, com os adultos, com os espaços da Tekoa Pyau e o seu entorno. A conclusão aponta para um modo de vida produzido, experienciado e vivido pelas crianças em constante relação com sua aldeia, com o Território Indígena do Jaraguá, com o bairro e a cidade, evidenciando a existência e ocupação histórica dos Guarani Mbya na região e sobretudo das crianças guarani mbya. |
id |
USP_04ef5073ab014e7dd04e2b5a75cffca1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-24012023-105802 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Que pintá!: desenhos de crianças e o modo de vida Guarani Mbya na Tekoa Pyau\"I wanna paint\": drawings by children and the Guarani Mbya way of life at Tekoa PyauCrianças indígenasDesenhosdrawingsGuarani MbyaGuarani Mbyaindigenous childrenJaraguáJaraguáModo de vidaway of lifeA presente pesquisa tem como objetivo apresentar como as crianças guarani mbya, da Tekoa Pyau, do Território Indígena do Jaraguá, no bairro do Jaraguá, localizado na cidade de São Paulo, vivem e compartilham suas vidas, e como os desenhos produzidos pelas crianças podem apresentar este cotidiano vivido. Parto de pressupostos teóricos interdisciplinares, recorrendo ao campo da sociologia da criança, antropologia da criança e das infâncias e educação, considerando as crianças guarani mbya como colaboradoras da pesquisa, capazes de narrar e elaborar por meio dos desenhos suas vidas. O desenho como instrumento, mas também método de pesquisa, foi escolhido por considerar as sociedades indígenas e em específico os Guarani Mbya como um povo que desenha, e as crianças como aquelas e aqueles que reproduzem e produzem junto as suas tekoas seu modo de vida por meio dos desenhos. A partir do método de inspiração etnográfica com crianças combinado à etnografia gráfica com desenhos produzidos pelas crianças e pela autora desta dissertação, analiso as relações que as crianças constroem com os desenhos e seus suportes, principalmente o papel. Também as relações que acontecem entre elas, com os adultos, com os espaços da Tekoa Pyau e o seu entorno. A conclusão aponta para um modo de vida produzido, experienciado e vivido pelas crianças em constante relação com sua aldeia, com o Território Indígena do Jaraguá, com o bairro e a cidade, evidenciando a existência e ocupação histórica dos Guarani Mbya na região e sobretudo das crianças guarani mbya.The present research aims to presente how Guarani Mbya children, from Tekoa Pyau, from the Jaraguá Indigenous Land, in the Jaraguá neighborhood, located in the city of São Paulo, live and share their lives, and how the drawings produced by the children can present this everyday life. I start from theoretical assumtions gathering interdisciplinary literature in the field of child sociology, child and childhood anthropology and education, considering Guarani Mbya childrem as research collaborators capable of narrating and elaborating their lives through drawings. Drawing as an instrument, but also a research method, was chosen because it considers indigenous societies and specifically the Mbya Guarani as a people who draw, and children as those who reproduce and produce together with their tekoas their way of life, through the graphics. From the method of ethnographic inspiration with children combined with graphic ethnography with drawings produced by children and author of this dissertation, I analyze the relationships that children build with drawings and their supports, especially paper. Also, the relationships that happen between them, with adults, with the spaces of Tekoa Pyau and the surroundings. The conclusion points to a way of life produced, experienced and lived by children in constant relationship with their village, with the Indigenous Land of Jaraguá with the neighborhood and the city, evidencing the existence and historical occupation of the Guarani Mbya in the region and above all the Guarani Mbya children.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGobbi, Marcia AparecidaOliveira, Priscila da Silva2022-11-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-24012023-105802/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-01-31T16:38:17Zoai:teses.usp.br:tde-24012023-105802Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-01-31T16:38:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Que pintá!: desenhos de crianças e o modo de vida Guarani Mbya na Tekoa Pyau \"I wanna paint\": drawings by children and the Guarani Mbya way of life at Tekoa Pyau |
title |
Que pintá!: desenhos de crianças e o modo de vida Guarani Mbya na Tekoa Pyau |
spellingShingle |
Que pintá!: desenhos de crianças e o modo de vida Guarani Mbya na Tekoa Pyau Oliveira, Priscila da Silva Crianças indígenas Desenhos drawings Guarani Mbya Guarani Mbya indigenous children Jaraguá Jaraguá Modo de vida way of life |
title_short |
Que pintá!: desenhos de crianças e o modo de vida Guarani Mbya na Tekoa Pyau |
title_full |
Que pintá!: desenhos de crianças e o modo de vida Guarani Mbya na Tekoa Pyau |
title_fullStr |
Que pintá!: desenhos de crianças e o modo de vida Guarani Mbya na Tekoa Pyau |
title_full_unstemmed |
Que pintá!: desenhos de crianças e o modo de vida Guarani Mbya na Tekoa Pyau |
title_sort |
Que pintá!: desenhos de crianças e o modo de vida Guarani Mbya na Tekoa Pyau |
author |
Oliveira, Priscila da Silva |
author_facet |
Oliveira, Priscila da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gobbi, Marcia Aparecida |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Priscila da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crianças indígenas Desenhos drawings Guarani Mbya Guarani Mbya indigenous children Jaraguá Jaraguá Modo de vida way of life |
topic |
Crianças indígenas Desenhos drawings Guarani Mbya Guarani Mbya indigenous children Jaraguá Jaraguá Modo de vida way of life |
description |
A presente pesquisa tem como objetivo apresentar como as crianças guarani mbya, da Tekoa Pyau, do Território Indígena do Jaraguá, no bairro do Jaraguá, localizado na cidade de São Paulo, vivem e compartilham suas vidas, e como os desenhos produzidos pelas crianças podem apresentar este cotidiano vivido. Parto de pressupostos teóricos interdisciplinares, recorrendo ao campo da sociologia da criança, antropologia da criança e das infâncias e educação, considerando as crianças guarani mbya como colaboradoras da pesquisa, capazes de narrar e elaborar por meio dos desenhos suas vidas. O desenho como instrumento, mas também método de pesquisa, foi escolhido por considerar as sociedades indígenas e em específico os Guarani Mbya como um povo que desenha, e as crianças como aquelas e aqueles que reproduzem e produzem junto as suas tekoas seu modo de vida por meio dos desenhos. A partir do método de inspiração etnográfica com crianças combinado à etnografia gráfica com desenhos produzidos pelas crianças e pela autora desta dissertação, analiso as relações que as crianças constroem com os desenhos e seus suportes, principalmente o papel. Também as relações que acontecem entre elas, com os adultos, com os espaços da Tekoa Pyau e o seu entorno. A conclusão aponta para um modo de vida produzido, experienciado e vivido pelas crianças em constante relação com sua aldeia, com o Território Indígena do Jaraguá, com o bairro e a cidade, evidenciando a existência e ocupação histórica dos Guarani Mbya na região e sobretudo das crianças guarani mbya. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-24012023-105802/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-24012023-105802/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257382373031936 |