O diálogo e o território em aulas de matemática: contribuições da Educação Matemática Crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Renata Diniz
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-25062024-190753/
Resumo: Neste texto apresenta-se a pesquisa desenvolvida com professores que participaram de cursos de formação continuada, em atividades relacionadas à investigação, cenários para investigação, diálogo e território. A análise de dados consistiu em uma abordagem qualitativa, que se inspirou em elementos da pesquisa-ação. A pesquisa tem como objetivo reconhecer, compreender e evidenciar modos como o território pode potencializar o diálogo em aulas de matemática sob a perspectiva da Educação Matemática Crítica. Realizamos uma revisão teórica para entender as perspectivas dos autores de Educação Matemática sobre a Educação Matemática Crítica, diálogo e território. A análise das produções dos professores concentrou-se nas contribuições dos docentes que participaram do 21º Encontro USP-Escola, cuja temática foi Matemática e Território: perspectivas críticas e abordagens para os anos iniciais. Durante as atividades, notamos que os professores se inspiraram em exercícios, utilizaram o livro didático e enfrentaram desafios na elaboração de uma sequência didática com características investigativas e dialógicas. Desenvolvemos um cenário que inclui atividades investigativas com a temática ambiental, enfatizando a presença do diálogo em diferentes territórios. Buscou-se uma temática que enfatiza o cenário para investigação que pode ser desenvolvido em diferentes contextos e enriquecidos com as características dos diferentes territórios, proporcionando aos professores a oportunidade de se apropriarem e se inspirarem para criar suas próprias práticas pedagógicas.
id USP_0529a5a97e76a76a2dbfc60c661072d1
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-25062024-190753
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O diálogo e o território em aulas de matemática: contribuições da Educação Matemática CríticaDialogue and territory in mathematics classesCritical Mathematics EducationDialogic educationDiálogoDialogueEducação dialógicaEducação Matemática CríticaEducação territorialmente referenciadaTerritorially referenced educationTerritórioTerritoryNeste texto apresenta-se a pesquisa desenvolvida com professores que participaram de cursos de formação continuada, em atividades relacionadas à investigação, cenários para investigação, diálogo e território. A análise de dados consistiu em uma abordagem qualitativa, que se inspirou em elementos da pesquisa-ação. A pesquisa tem como objetivo reconhecer, compreender e evidenciar modos como o território pode potencializar o diálogo em aulas de matemática sob a perspectiva da Educação Matemática Crítica. Realizamos uma revisão teórica para entender as perspectivas dos autores de Educação Matemática sobre a Educação Matemática Crítica, diálogo e território. A análise das produções dos professores concentrou-se nas contribuições dos docentes que participaram do 21º Encontro USP-Escola, cuja temática foi Matemática e Território: perspectivas críticas e abordagens para os anos iniciais. Durante as atividades, notamos que os professores se inspiraram em exercícios, utilizaram o livro didático e enfrentaram desafios na elaboração de uma sequência didática com características investigativas e dialógicas. Desenvolvemos um cenário que inclui atividades investigativas com a temática ambiental, enfatizando a presença do diálogo em diferentes territórios. Buscou-se uma temática que enfatiza o cenário para investigação que pode ser desenvolvido em diferentes contextos e enriquecidos com as características dos diferentes territórios, proporcionando aos professores a oportunidade de se apropriarem e se inspirarem para criar suas próprias práticas pedagógicas.This text presents the research developed with teachers who participated in continuing training courses, in activities related to research, scenarios for investigation, dialogue and territory. Data analysis consisted of a qualitative approach, which was inspired by elements of action research. The research aims to recognize, understand and highlight ways in which the territory can enhance dialogue in mathematics classes from the perspective of Critical Mathematics Education. We conducted a theoretical review to understand the perspectives of the authors of Mathematics Education on Critical Mathematics Education, dialogue and territory. The analysis of the teachers\' productions focused on the contributions of the teachers who participated in the 21st USP-School Meeting, whose theme was \"Mathematics and Territory: critical perspectives and approaches for the early years\". During the activities, we noticed that the teachers were inspired by exercises, used the textbook and faced challenges in the elaboration of a didactic sequence with investigative and dialogical characteristics.We developed a scenario that includes investigative activities with environmental themes, emphasizing the presence of dialogue in different territories. We sought a theme that emphasizes the scenario for investigation that can be developed in different contexts and enriched with the characteristics of different territories, providing teachers with the opportunity to appropriate and be inspired to create their own pedagogical practices.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPValle, Júlio César Augusto doRamos, Renata Diniz2024-04-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-25062024-190753/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-01T19:31:02Zoai:teses.usp.br:tde-25062024-190753Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-01T19:31:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O diálogo e o território em aulas de matemática: contribuições da Educação Matemática Crítica
Dialogue and territory in mathematics classes
title O diálogo e o território em aulas de matemática: contribuições da Educação Matemática Crítica
spellingShingle O diálogo e o território em aulas de matemática: contribuições da Educação Matemática Crítica
Ramos, Renata Diniz
Critical Mathematics Education
Dialogic education
Diálogo
Dialogue
Educação dialógica
Educação Matemática Crítica
Educação territorialmente referenciada
Territorially referenced education
Território
Territory
title_short O diálogo e o território em aulas de matemática: contribuições da Educação Matemática Crítica
title_full O diálogo e o território em aulas de matemática: contribuições da Educação Matemática Crítica
title_fullStr O diálogo e o território em aulas de matemática: contribuições da Educação Matemática Crítica
title_full_unstemmed O diálogo e o território em aulas de matemática: contribuições da Educação Matemática Crítica
title_sort O diálogo e o território em aulas de matemática: contribuições da Educação Matemática Crítica
author Ramos, Renata Diniz
author_facet Ramos, Renata Diniz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valle, Júlio César Augusto do
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Renata Diniz
dc.subject.por.fl_str_mv Critical Mathematics Education
Dialogic education
Diálogo
Dialogue
Educação dialógica
Educação Matemática Crítica
Educação territorialmente referenciada
Territorially referenced education
Território
Territory
topic Critical Mathematics Education
Dialogic education
Diálogo
Dialogue
Educação dialógica
Educação Matemática Crítica
Educação territorialmente referenciada
Territorially referenced education
Território
Territory
description Neste texto apresenta-se a pesquisa desenvolvida com professores que participaram de cursos de formação continuada, em atividades relacionadas à investigação, cenários para investigação, diálogo e território. A análise de dados consistiu em uma abordagem qualitativa, que se inspirou em elementos da pesquisa-ação. A pesquisa tem como objetivo reconhecer, compreender e evidenciar modos como o território pode potencializar o diálogo em aulas de matemática sob a perspectiva da Educação Matemática Crítica. Realizamos uma revisão teórica para entender as perspectivas dos autores de Educação Matemática sobre a Educação Matemática Crítica, diálogo e território. A análise das produções dos professores concentrou-se nas contribuições dos docentes que participaram do 21º Encontro USP-Escola, cuja temática foi Matemática e Território: perspectivas críticas e abordagens para os anos iniciais. Durante as atividades, notamos que os professores se inspiraram em exercícios, utilizaram o livro didático e enfrentaram desafios na elaboração de uma sequência didática com características investigativas e dialógicas. Desenvolvemos um cenário que inclui atividades investigativas com a temática ambiental, enfatizando a presença do diálogo em diferentes territórios. Buscou-se uma temática que enfatiza o cenário para investigação que pode ser desenvolvido em diferentes contextos e enriquecidos com as características dos diferentes territórios, proporcionando aos professores a oportunidade de se apropriarem e se inspirarem para criar suas próprias práticas pedagógicas.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-25062024-190753/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-25062024-190753/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257333628928000