O diálogo e o território em aulas de matemática: contribuições da Educação Matemática Crítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-25062024-190753/ |
Resumo: | Neste texto apresenta-se a pesquisa desenvolvida com professores que participaram de cursos de formação continuada, em atividades relacionadas à investigação, cenários para investigação, diálogo e território. A análise de dados consistiu em uma abordagem qualitativa, que se inspirou em elementos da pesquisa-ação. A pesquisa tem como objetivo reconhecer, compreender e evidenciar modos como o território pode potencializar o diálogo em aulas de matemática sob a perspectiva da Educação Matemática Crítica. Realizamos uma revisão teórica para entender as perspectivas dos autores de Educação Matemática sobre a Educação Matemática Crítica, diálogo e território. A análise das produções dos professores concentrou-se nas contribuições dos docentes que participaram do 21º Encontro USP-Escola, cuja temática foi Matemática e Território: perspectivas críticas e abordagens para os anos iniciais. Durante as atividades, notamos que os professores se inspiraram em exercícios, utilizaram o livro didático e enfrentaram desafios na elaboração de uma sequência didática com características investigativas e dialógicas. Desenvolvemos um cenário que inclui atividades investigativas com a temática ambiental, enfatizando a presença do diálogo em diferentes territórios. Buscou-se uma temática que enfatiza o cenário para investigação que pode ser desenvolvido em diferentes contextos e enriquecidos com as características dos diferentes territórios, proporcionando aos professores a oportunidade de se apropriarem e se inspirarem para criar suas próprias práticas pedagógicas. |
id |
USP_0529a5a97e76a76a2dbfc60c661072d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-25062024-190753 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
O diálogo e o território em aulas de matemática: contribuições da Educação Matemática CríticaDialogue and territory in mathematics classesCritical Mathematics EducationDialogic educationDiálogoDialogueEducação dialógicaEducação Matemática CríticaEducação territorialmente referenciadaTerritorially referenced educationTerritórioTerritoryNeste texto apresenta-se a pesquisa desenvolvida com professores que participaram de cursos de formação continuada, em atividades relacionadas à investigação, cenários para investigação, diálogo e território. A análise de dados consistiu em uma abordagem qualitativa, que se inspirou em elementos da pesquisa-ação. A pesquisa tem como objetivo reconhecer, compreender e evidenciar modos como o território pode potencializar o diálogo em aulas de matemática sob a perspectiva da Educação Matemática Crítica. Realizamos uma revisão teórica para entender as perspectivas dos autores de Educação Matemática sobre a Educação Matemática Crítica, diálogo e território. A análise das produções dos professores concentrou-se nas contribuições dos docentes que participaram do 21º Encontro USP-Escola, cuja temática foi Matemática e Território: perspectivas críticas e abordagens para os anos iniciais. Durante as atividades, notamos que os professores se inspiraram em exercícios, utilizaram o livro didático e enfrentaram desafios na elaboração de uma sequência didática com características investigativas e dialógicas. Desenvolvemos um cenário que inclui atividades investigativas com a temática ambiental, enfatizando a presença do diálogo em diferentes territórios. Buscou-se uma temática que enfatiza o cenário para investigação que pode ser desenvolvido em diferentes contextos e enriquecidos com as características dos diferentes territórios, proporcionando aos professores a oportunidade de se apropriarem e se inspirarem para criar suas próprias práticas pedagógicas.This text presents the research developed with teachers who participated in continuing training courses, in activities related to research, scenarios for investigation, dialogue and territory. Data analysis consisted of a qualitative approach, which was inspired by elements of action research. The research aims to recognize, understand and highlight ways in which the territory can enhance dialogue in mathematics classes from the perspective of Critical Mathematics Education. We conducted a theoretical review to understand the perspectives of the authors of Mathematics Education on Critical Mathematics Education, dialogue and territory. The analysis of the teachers\' productions focused on the contributions of the teachers who participated in the 21st USP-School Meeting, whose theme was \"Mathematics and Territory: critical perspectives and approaches for the early years\". During the activities, we noticed that the teachers were inspired by exercises, used the textbook and faced challenges in the elaboration of a didactic sequence with investigative and dialogical characteristics.We developed a scenario that includes investigative activities with environmental themes, emphasizing the presence of dialogue in different territories. We sought a theme that emphasizes the scenario for investigation that can be developed in different contexts and enriched with the characteristics of different territories, providing teachers with the opportunity to appropriate and be inspired to create their own pedagogical practices.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPValle, Júlio César Augusto doRamos, Renata Diniz2024-04-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-25062024-190753/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-01T19:31:02Zoai:teses.usp.br:tde-25062024-190753Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-01T19:31:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O diálogo e o território em aulas de matemática: contribuições da Educação Matemática Crítica Dialogue and territory in mathematics classes |
title |
O diálogo e o território em aulas de matemática: contribuições da Educação Matemática Crítica |
spellingShingle |
O diálogo e o território em aulas de matemática: contribuições da Educação Matemática Crítica Ramos, Renata Diniz Critical Mathematics Education Dialogic education Diálogo Dialogue Educação dialógica Educação Matemática Crítica Educação territorialmente referenciada Territorially referenced education Território Territory |
title_short |
O diálogo e o território em aulas de matemática: contribuições da Educação Matemática Crítica |
title_full |
O diálogo e o território em aulas de matemática: contribuições da Educação Matemática Crítica |
title_fullStr |
O diálogo e o território em aulas de matemática: contribuições da Educação Matemática Crítica |
title_full_unstemmed |
O diálogo e o território em aulas de matemática: contribuições da Educação Matemática Crítica |
title_sort |
O diálogo e o território em aulas de matemática: contribuições da Educação Matemática Crítica |
author |
Ramos, Renata Diniz |
author_facet |
Ramos, Renata Diniz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Valle, Júlio César Augusto do |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Renata Diniz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Critical Mathematics Education Dialogic education Diálogo Dialogue Educação dialógica Educação Matemática Crítica Educação territorialmente referenciada Territorially referenced education Território Territory |
topic |
Critical Mathematics Education Dialogic education Diálogo Dialogue Educação dialógica Educação Matemática Crítica Educação territorialmente referenciada Territorially referenced education Território Territory |
description |
Neste texto apresenta-se a pesquisa desenvolvida com professores que participaram de cursos de formação continuada, em atividades relacionadas à investigação, cenários para investigação, diálogo e território. A análise de dados consistiu em uma abordagem qualitativa, que se inspirou em elementos da pesquisa-ação. A pesquisa tem como objetivo reconhecer, compreender e evidenciar modos como o território pode potencializar o diálogo em aulas de matemática sob a perspectiva da Educação Matemática Crítica. Realizamos uma revisão teórica para entender as perspectivas dos autores de Educação Matemática sobre a Educação Matemática Crítica, diálogo e território. A análise das produções dos professores concentrou-se nas contribuições dos docentes que participaram do 21º Encontro USP-Escola, cuja temática foi Matemática e Território: perspectivas críticas e abordagens para os anos iniciais. Durante as atividades, notamos que os professores se inspiraram em exercícios, utilizaram o livro didático e enfrentaram desafios na elaboração de uma sequência didática com características investigativas e dialógicas. Desenvolvemos um cenário que inclui atividades investigativas com a temática ambiental, enfatizando a presença do diálogo em diferentes territórios. Buscou-se uma temática que enfatiza o cenário para investigação que pode ser desenvolvido em diferentes contextos e enriquecidos com as características dos diferentes territórios, proporcionando aos professores a oportunidade de se apropriarem e se inspirarem para criar suas próprias práticas pedagógicas. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-25062024-190753/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-25062024-190753/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257333628928000 |