\"Para com isso!\", \"Para, pelo amor de Deus!\": um estudo comparativo das personagens Neusa Sueli e Dilma da obra de Plínio Marcos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-15102024-122950/ |
Resumo: | Uma obra teatral sendo, antes de tudo, uma obra de arte, reflete o período em que foi produzida, trazendo em seu cerne, através de símbolos, por vezes de maneira sutil, por vezes escancarada, reflexos da visão de mundo do artista. Dentre esses reflexos, o elemento mais importante é a personagem, já que ela configura a integralidade do texto, pois esse existe somente por meio desses sujeitos (PRADO, 2009). A caracterização desses seres se dá de algumas maneiras, como por meio de seu embasamento em uma \"certa concepção de humanidade, que pode ser motivada por uma série de motivos no imaginário do autor. Essa construção de personagem, por uma perspectiva mais \"interior do que exterior\", forma seres \"feridos pela realidade\" e que \"parecem resgatar o mundo pela sua condição\" (ibidem, p. 73). Assim se apresentam Neusa Sueli e Dilma, personagens emblemáticas das peças censuradas Navalha na carne (1967) e O abajur lilás (1969), respectivamente, obras do dramaturgo Plínio Marcos. São mulheres alvos de violência por parte de seus iguais e que, como resposta a essas agressões, também as cometem, visto que suas realidades se dão dessa forma (VIEIRA, 1994). As personagens do drama (etimologicamente, ação) agem em busca de seus objetivos, movimento que é sufocado por seus obstáculos, provocando então o conflito dramático (BALL, 2017). Nesta dissertação de mestrado, busca-se traçar os perfis de ambas as personagens citadas para analisar seus movimentos, obstáculos e, por conseguinte, seus conflitos dramáticos, com o intuito de evidenciar como, no teatro de Plínio Marcos, a história não é narrada, mas exibida como se tratasse da própria realidade (PRADO, 2009). |
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\"Para com isso!\", \"Para, pelo amor de Deus!\": um estudo comparativo das personagens Neusa Sueli e Dilma da obra de Plínio MarcosNo disponibleConflicto dramáticoConflito dramáticoPersonagemPersonajePlínio MarcosPlínio MarcosTexto dramáticoTexto dramáticoUma obra teatral sendo, antes de tudo, uma obra de arte, reflete o período em que foi produzida, trazendo em seu cerne, através de símbolos, por vezes de maneira sutil, por vezes escancarada, reflexos da visão de mundo do artista. Dentre esses reflexos, o elemento mais importante é a personagem, já que ela configura a integralidade do texto, pois esse existe somente por meio desses sujeitos (PRADO, 2009). A caracterização desses seres se dá de algumas maneiras, como por meio de seu embasamento em uma \"certa concepção de humanidade, que pode ser motivada por uma série de motivos no imaginário do autor. Essa construção de personagem, por uma perspectiva mais \"interior do que exterior\", forma seres \"feridos pela realidade\" e que \"parecem resgatar o mundo pela sua condição\" (ibidem, p. 73). Assim se apresentam Neusa Sueli e Dilma, personagens emblemáticas das peças censuradas Navalha na carne (1967) e O abajur lilás (1969), respectivamente, obras do dramaturgo Plínio Marcos. São mulheres alvos de violência por parte de seus iguais e que, como resposta a essas agressões, também as cometem, visto que suas realidades se dão dessa forma (VIEIRA, 1994). As personagens do drama (etimologicamente, ação) agem em busca de seus objetivos, movimento que é sufocado por seus obstáculos, provocando então o conflito dramático (BALL, 2017). Nesta dissertação de mestrado, busca-se traçar os perfis de ambas as personagens citadas para analisar seus movimentos, obstáculos e, por conseguinte, seus conflitos dramáticos, com o intuito de evidenciar como, no teatro de Plínio Marcos, a história não é narrada, mas exibida como se tratasse da própria realidade (PRADO, 2009).Una obra teatral, al ser ante todo una obra de arte, refleja el período en el que fue producida, trayendo en su núcleo, a través de símbolos, a veces de manera sutil, a veces de manera flagrante, reflejos de la cosmovisión del artista. Entre estas reflexiones, respecto a la obra teatral, el elemento más importante es el personaje, ya que configura la totalidad del texto, ya que existe sólo a través de estos sujetos (PRADO, 2009). Estos seres se caracterizan de varias maneras, incluido el hecho de que se basan en una cierta concepción del hombre, pero son más analizables desde una perspectiva interior que exterior. Son seres heridos por la realidad y que parecen rescatar al mundo a través de su condición (ibidem, p. 73). Así aparecen Neusa Sueli y Dilma, personajes emblemáticos de las obras censuradas Navalha na carne (1967) y O abajur lilás (1969), respectivamente, obras del dramaturgo Plínio Marcos. Son mujeres que sufren violencia por parte de sus pares y que, ante esas agresiones, también las cometen, dado que sus realidades se dan de esa manera (VIEIRA, 1994). Los personajes del drama (etimológicamente, acción) actúan en pos de sus objetivos, movimiento que se ve sofocado por sus obstáculos, provocando así un conflicto dramático (BALL, 2017). En este proyecto buscamos perfilar los perfiles de ambos personajes mencionados para, por tanto, analizar sus movimientos, obstáculos y, en consecuencia, sus conflictos dramáticos, con el objetivo de resaltar cómo, en el teatro, la historia no se narra, sino que se muestra como si se tratara de la realidad misma (PRADO, 2009)Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFaria, Joao Roberto Gomes deCasari, Matheus de Souza2024-04-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-15102024-122950/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-15T15:38:02Zoai:teses.usp.br:tde-15102024-122950Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-15T15:38:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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