Os discursos sobre árabes e muçulmanos nos livros didáticos de História da Rede Adventista de Educação: por uma decolonialidade didática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59142/tde-03102023-091918/ |
Resumo: | Esta tese versa a respeito dos discursos sobre árabes e muçulmanos/as nos livros didáticos de História do Ensino Fundamental II da Rede Adventista de Educação. Árabes e muçulmanos/as exerceram significativa importância histórica, cultural, filosófica, técnica e científica para a Europa, para a ocidentalização, para a modernidade, entretanto, isso é pouco conhecido pelo público em geral. Sendo assim, a justificativa desta pesquisa se deu pelo fato destes grupos terem a riqueza de suas histórias frequentemente ocultadas pela narrativa hegemônica e por serem estereotipados e discriminados há séculos, nos mais diferentes meios e formas. Neste sentido, o objetivo geral consistiu em averiguar como os livros selecionados discursam sobre estes contextos, e comparar estas narrativas com as referentes às conjunturas europeias, africanas e indígenas, haja vista estes últimos povos serem as principais vítimas da colonialidade e do epistemicídio nas Américas. Deste modo, analisamos e discutimos os capítulos voltados ao Islam, às Cruzadas, ao Renascimento, às Grandes Navegações, aos povos indígenas e africanos, assim como os capítulos que discorrem sobre países do Oriente Médio e o item a respeito da Revolta dos Malês. A fundamentação teórica baseou-se em estudos historiográficos, educacionais, psicossociais, sociológicos e geopolíticos, constituindo uma pesquisa interdisciplinar e do âmbito da representação. A metodologia consistiu em análise crítica do discurso e pesquisa bibliográfica referente aos temas trazidos pelos livros, sendo a Decolonialidade o eixo de nossa análise e referencial teórico. Como resultados, constatamos que os livros preservam a perspectiva eurocêntrica tradicional da História; quanto aos muçulmanos/as não trazem uma versão estereotipada, mas silenciam sua importância para o mundo; por sua vez, os árabes ainda são apresentados em contextos estritamente bélicos e a respeito de africanos/as e indígenas apresentam um avanço na narrativa colonial clássica. Como considerações finais, refletimos que a narrativa imprescinde de uma mudança epistêmica, que expresse a diversidade do mundo em detrimento do privilégio eurocêntrico, assim como, revele a presença da interculturalidade na formação identitária brasileira, de modo a dirimir preconceitos, intolerâncias e discriminações e fazer emergir os que se encontram silenciados em seus saberes e riquezas. Afinal, cada um e cada uma de nós somos muitos e muitas. |
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Os discursos sobre árabes e muçulmanos nos livros didáticos de História da Rede Adventista de Educação: por uma decolonialidade didáticaDiscourses about Arabs and Muslims in the History textbooks of the Adventist Education Network: towards a didactic decolonialityÁrabes e muçulmanosArabs and MuslimsDecolonialidadeDecolonialityHistory textbooksLivros didáticos de HistóriaEsta tese versa a respeito dos discursos sobre árabes e muçulmanos/as nos livros didáticos de História do Ensino Fundamental II da Rede Adventista de Educação. Árabes e muçulmanos/as exerceram significativa importância histórica, cultural, filosófica, técnica e científica para a Europa, para a ocidentalização, para a modernidade, entretanto, isso é pouco conhecido pelo público em geral. Sendo assim, a justificativa desta pesquisa se deu pelo fato destes grupos terem a riqueza de suas histórias frequentemente ocultadas pela narrativa hegemônica e por serem estereotipados e discriminados há séculos, nos mais diferentes meios e formas. Neste sentido, o objetivo geral consistiu em averiguar como os livros selecionados discursam sobre estes contextos, e comparar estas narrativas com as referentes às conjunturas europeias, africanas e indígenas, haja vista estes últimos povos serem as principais vítimas da colonialidade e do epistemicídio nas Américas. Deste modo, analisamos e discutimos os capítulos voltados ao Islam, às Cruzadas, ao Renascimento, às Grandes Navegações, aos povos indígenas e africanos, assim como os capítulos que discorrem sobre países do Oriente Médio e o item a respeito da Revolta dos Malês. A fundamentação teórica baseou-se em estudos historiográficos, educacionais, psicossociais, sociológicos e geopolíticos, constituindo uma pesquisa interdisciplinar e do âmbito da representação. A metodologia consistiu em análise crítica do discurso e pesquisa bibliográfica referente aos temas trazidos pelos livros, sendo a Decolonialidade o eixo de nossa análise e referencial teórico. Como resultados, constatamos que os livros preservam a perspectiva eurocêntrica tradicional da História; quanto aos muçulmanos/as não trazem uma versão estereotipada, mas silenciam sua importância para o mundo; por sua vez, os árabes ainda são apresentados em contextos estritamente bélicos e a respeito de africanos/as e indígenas apresentam um avanço na narrativa colonial clássica. Como considerações finais, refletimos que a narrativa imprescinde de uma mudança epistêmica, que expresse a diversidade do mundo em detrimento do privilégio eurocêntrico, assim como, revele a presença da interculturalidade na formação identitária brasileira, de modo a dirimir preconceitos, intolerâncias e discriminações e fazer emergir os que se encontram silenciados em seus saberes e riquezas. Afinal, cada um e cada uma de nós somos muitos e muitas.This thesis deals with the discourses about Arabs and Muslims in the History of Elementary School II textbooks of the Adventist Education Network. Arabs and Muslims exerted significant historical, cultural, philosophical, technical, and scientific importance for Europe, for Westernization, and for modernity, however, this is little known by the general public. Therefore, the justification for this research was due to the fact that these groups have the richness of their histories often hidden by the hegemonic narrative and because they have been stereotyped and discriminated against for centuries, in the most different ways and forms. In this sense, the general objective was to find out how the selected books speak about these contexts and compare these narratives with those referring to European, African, and indigenous conjunctures, given that the latter are the main victims of coloniality and epistemicide in the Americas. This way, we analyze and discuss the chapters focused on Islam, the Crusades, the Renaissance, the Great Navigations, the indigenous and the African peoples, as well as the chapters that discuss Middle Eastern countries and the item about the Rebelion of the Malês. The theoretical foundation was based on historiographical, educational, psychosocial, sociological, and geopolitical studies, constituting interdisciplinary research and the scope of representation. The methodology consisted of critical discourse analysis and bibliographical research related to the themes brought up by the books, with Decoloniality being the axis of our analysis and theoretical framework. As a result, we found that the books preserve the traditional Eurocentric perspective of History; as for Muslims, they do not bring a stereotyped version, but silence their importance to the world; in turn, the Arabs are still presented strictly warlike contexts and, regarding Africans and indigenous people, they present an advance in the classic colonial narrative. As final considerations, we reflect that the narrative needs an epistemic change, which expresses the diversity of the world to the detriment of the Eurocentric privilege so that in this way the presence of interculturality in the formation of Brazilian identity is revealed, in order to resolve prejudices, intolerance and discrimination so that the silenced can emerge in their knowledge and riches, because, after all, each and every one of us is many.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBarbosa, Francirosy CamposAdi, Ashjan Sadique2023-08-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59142/tde-03102023-091918/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-12-18T18:12:02Zoai:teses.usp.br:tde-03102023-091918Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-18T18:12:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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