Um estudo da relação qualidade e recursos humanos em empresa de grande porte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-20062024-113111/ |
Resumo: | Atualmente, a preocupação com o aumento da competitividade tem feito as empresas optarem pela qualidade como fator estratégico. A empresa se mantém competitiva pela exploração da dimensão qualidade, através de mudanças organizacionais, respeitando a cultura local e investindo na educação e treinamento de seu pessoal. O comprometimento das pessoas é fundamental para garantir a implementação e manutenção da qualidade. Dessa forma, a área de Recursos Humanos da empresa se torna estratégica também, visto que é ela a encarregada pelo pessoal. Procura-se, então, obter uma análise da Gestão da Qualidade e da Gestão de Recursos Humanos de uma empresa de grande porte, sevidno de base para futuras análises de outras empresas. Abordam-se, para isso, aspectos relativos à cultura organizacional, motivação, treinamento e educação, trabalho em equipe e qualidade de vida |
id |
USP_05f64472c26d95907505933051e254e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-20062024-113111 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Um estudo da relação qualidade e recursos humanos em empresa de grande porteA study of quality/human resource relation in a great enterprisegestão estratégicahuman resourcesqualidadequalityrecursos humanosstrategic managementAtualmente, a preocupação com o aumento da competitividade tem feito as empresas optarem pela qualidade como fator estratégico. A empresa se mantém competitiva pela exploração da dimensão qualidade, através de mudanças organizacionais, respeitando a cultura local e investindo na educação e treinamento de seu pessoal. O comprometimento das pessoas é fundamental para garantir a implementação e manutenção da qualidade. Dessa forma, a área de Recursos Humanos da empresa se torna estratégica também, visto que é ela a encarregada pelo pessoal. Procura-se, então, obter uma análise da Gestão da Qualidade e da Gestão de Recursos Humanos de uma empresa de grande porte, sevidno de base para futuras análises de outras empresas. Abordam-se, para isso, aspectos relativos à cultura organizacional, motivação, treinamento e educação, trabalho em equipe e qualidade de vidaNowadays, the concern about the increase of competitiveness has made companies opt for quality as a strategic factor. A company is competitive through the exploration of quality dimension, organizational changes, and the respect for the local culture and investment in education and its personnel trainning. The involvment of people is fundamental to guarantee the implementation and maintenance of quality. Is this way, the area of human resources of a company becomes also strategic, since it is responsible for the personnel: Thus an analysis of the Quality Management and the Management of human resources of a great company is searched, serving as a base for future analyses of companies. Consequently, aspects concerning organizational culture, motivation, training and education, group work and life quality are approached.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSacomano, Jose BeneditoMattos, Katty Maria da Costa1998-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-20062024-113111/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-06-26T20:10:03Zoai:teses.usp.br:tde-20062024-113111Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-06-26T20:10:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo da relação qualidade e recursos humanos em empresa de grande porte A study of quality/human resource relation in a great enterprise |
title |
Um estudo da relação qualidade e recursos humanos em empresa de grande porte |
spellingShingle |
Um estudo da relação qualidade e recursos humanos em empresa de grande porte Mattos, Katty Maria da Costa gestão estratégica human resources qualidade quality recursos humanos strategic management |
title_short |
Um estudo da relação qualidade e recursos humanos em empresa de grande porte |
title_full |
Um estudo da relação qualidade e recursos humanos em empresa de grande porte |
title_fullStr |
Um estudo da relação qualidade e recursos humanos em empresa de grande porte |
title_full_unstemmed |
Um estudo da relação qualidade e recursos humanos em empresa de grande porte |
title_sort |
Um estudo da relação qualidade e recursos humanos em empresa de grande porte |
author |
Mattos, Katty Maria da Costa |
author_facet |
Mattos, Katty Maria da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sacomano, Jose Benedito |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mattos, Katty Maria da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
gestão estratégica human resources qualidade quality recursos humanos strategic management |
topic |
gestão estratégica human resources qualidade quality recursos humanos strategic management |
description |
Atualmente, a preocupação com o aumento da competitividade tem feito as empresas optarem pela qualidade como fator estratégico. A empresa se mantém competitiva pela exploração da dimensão qualidade, através de mudanças organizacionais, respeitando a cultura local e investindo na educação e treinamento de seu pessoal. O comprometimento das pessoas é fundamental para garantir a implementação e manutenção da qualidade. Dessa forma, a área de Recursos Humanos da empresa se torna estratégica também, visto que é ela a encarregada pelo pessoal. Procura-se, então, obter uma análise da Gestão da Qualidade e da Gestão de Recursos Humanos de uma empresa de grande porte, sevidno de base para futuras análises de outras empresas. Abordam-se, para isso, aspectos relativos à cultura organizacional, motivação, treinamento e educação, trabalho em equipe e qualidade de vida |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998-03-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-20062024-113111/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-20062024-113111/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257159331479552 |