Influência da prática virtual de yoga sobre o controle postural de mulheres idosas utilizando o Nintendo WII

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Frederico Augusto Costa e Lima
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/82/82131/tde-17072012-102920/
Resumo: A população mundial está envelhecendo e as mudanças no perfil, características e funcionalidade própria dos sujeitos idosos geram impacto no desenvolvimento de produtos, nos serviços de cuidados de saúde e assistência social. Durante o processo de envelhecimento o idoso é exposto a diversos tipos de processos transformadores que podem ter impacto na capacidade funcional de forma que interfiram na realização das atividades da vida diária e na participação social. O equilíbrio é uma das habilidades que podem ser afetadas pelo envelhecimento. A atividade física específica auxilia a evitar quedas entre a população idosa. A relação entre a prática virtual de atividade física e o ganho real de habilidades motoras tem sido pesquisada em diversos estudos. A forma de interação dinamizada pelas interfaces como a do Nintendo Wii Fit desperta interesse na área da saúde. Objetivos: verificar os efeitos da prática virtual de posturas de Yoga sobre o controle postural de mulheres idosas ativas utilizando o software de vídeo game do Nintendo Wii Fit. Especificamente pretende-se verificar se houve alteração no equilíbrio postural estático após o período de intervenção e se o software é sensível à variação de desempenho do sujeito no decorrer da prática. Casuística: Seis mulheres idosas com idade média de 67,6, com escolaridade entre o ensino fundamental e superior, de diferentes religiões, procedentes de Ribeirão Preto e de classe socioeconômica média, sem patologias neurológicas, sensoriais ou ortopédicas associadas. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório, longitudinal, do tipo intervenção, que teve três etapas definidas: A primeira consistiu na triagem que incluiu a avaliação inicial do controle postural por meio da Escala de Equilíbrio de Berg (EEB), Timed Up and Go Test (TUG), Índice de Massa Corpórea (IMC), Escala de Depressão Geriátrica (GDS), Health Assessment Questionnarie (HAQ), teste de Romberg clássico e uma avaliação específica com 16 posições modificadas de Romberg sobre uma plataforma de força (PF). A segunda consistiu num protocolo de intervenção utilizando o Nintendo Wii com 14 posturas de Yoga sobre a plataforma Wii Balance Board, durante 2 meses com freqüência de 3x/semana com duração de 40 minutos. A terceira fase incluiu a reavaliação com os instrumentos EEB, TUG, Teste de Romberg modificado na PF e questionário de avaliação da satisfação dos sujeitos. Análise de Dados: estatística descritiva e inferencial. Os resultados sugeriram que houve uma melhora no controle postural para a realização das tarefas motoras e funcionais, melhora no tempo de percurso do equilíbrio dinâmico. Os testes selecionados foram sensíveis a detecção de alterações do equilíbrio de idosos, levando-se em consideração que a população era ativa e praticante de atividade física.
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A relação entre a prática virtual de atividade física e o ganho real de habilidades motoras tem sido pesquisada em diversos estudos. A forma de interação dinamizada pelas interfaces como a do Nintendo Wii Fit desperta interesse na área da saúde. Objetivos: verificar os efeitos da prática virtual de posturas de Yoga sobre o controle postural de mulheres idosas ativas utilizando o software de vídeo game do Nintendo Wii Fit. Especificamente pretende-se verificar se houve alteração no equilíbrio postural estático após o período de intervenção e se o software é sensível à variação de desempenho do sujeito no decorrer da prática. Casuística: Seis mulheres idosas com idade média de 67,6, com escolaridade entre o ensino fundamental e superior, de diferentes religiões, procedentes de Ribeirão Preto e de classe socioeconômica média, sem patologias neurológicas, sensoriais ou ortopédicas associadas. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório, longitudinal, do tipo intervenção, que teve três etapas definidas: A primeira consistiu na triagem que incluiu a avaliação inicial do controle postural por meio da Escala de Equilíbrio de Berg (EEB), Timed Up and Go Test (TUG), Índice de Massa Corpórea (IMC), Escala de Depressão Geriátrica (GDS), Health Assessment Questionnarie (HAQ), teste de Romberg clássico e uma avaliação específica com 16 posições modificadas de Romberg sobre uma plataforma de força (PF). A segunda consistiu num protocolo de intervenção utilizando o Nintendo Wii com 14 posturas de Yoga sobre a plataforma Wii Balance Board, durante 2 meses com freqüência de 3x/semana com duração de 40 minutos. A terceira fase incluiu a reavaliação com os instrumentos EEB, TUG, Teste de Romberg modificado na PF e questionário de avaliação da satisfação dos sujeitos. Análise de Dados: estatística descritiva e inferencial. Os resultados sugeriram que houve uma melhora no controle postural para a realização das tarefas motoras e funcionais, melhora no tempo de percurso do equilíbrio dinâmico. Os testes selecionados foram sensíveis a detecção de alterações do equilíbrio de idosos, levando-se em consideração que a população era ativa e praticante de atividade física.The world population is aging and the changes in profile, characteristics and functionality of the elderly to generate an impact on the development of products, in the health care systems and social assistance. During the aging process the elderly is exposed for a various types of transformers processes that may have impact in the functional capability in order to in the execution of daily living and in the social participation. The balance is one of skills that can be affected by aging. The specific physical activity helps prevent falls among elderly. The relationship between virtual practice of physical activities and the real gain of motor abilities has been researched in various studies. The interaction form promoted by the interfaces like the Nintendo Wii Fit generates great interest in the health area. Objectives: Check the effects of virtual practice of Yoga postures on postural control of active elderly woman using the software of the Nintedo Wii Fit video game. Specifically intended to check that had alteration in the postural balance after the intervention period and if the software is sensitive to variation of subject performance during the practice. Casuistry: Six elderly woman with an average age of 67,6, education level between basic and undergraduate, from different religions, coming from Ribeirão Preto and the middle socioeconomic class, without neurological, sensory or orthopedic patologies associates. Methodology: It is an exploratory, longitudinal, intervention type, which had three stages defined: The first consisted in the screening that included the initial assessment of postural control using the Berg Balance Scale (BBS), Timed Up and Go Test (TUG), Body Mass Index (BMI), Geriatric Depression Scale (GDS), Health Assessment Questionnarie (HAQ), Romberg classic test and a specific assessment with 16 positions modified of Romberg on a force platform (FP). The second consisted of a intervention protocol using the Nintendo Wii with 14 postures of Yoga on the Wii Balance Board plataform, during two months with frequency of 3x/week lasting 40 minutes. The third phase included a reassessment with the instruments BBS, TUG, the Romberg modified test on the FP and assessment questionnaire of subjects satisfaction. Data Analysis: descriptive and inferential statistics. The results suggested an improvement in postural control for the performance of functional motor tasks, improvement in the passage time of dynamic balance. The selected tests were sensitive by detecting changes in the elderly balance, considering that the population was active and practicing physical activity.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSantana, Carla da SilvaSoares, Frederico Augusto Costa e Lima2011-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/82/82131/tde-17072012-102920/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:31Zoai:teses.usp.br:tde-17072012-102920Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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