Modelos fatoriais pra retorno de ativos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luís Gustavo do Amaral Vinha
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.45.2006.tde-20210729-151455
Resumo: A estrutura de covariância entre os retornos dos ativos representa uma informação fundamental para a formação de carteiras de investimentos. Os fatores responsáveis pelos riscos sistemáticos dos ativos podem ser identificados através dos modelos de fatores, o que possibilita uma estimação robusta das covariâncias entre os retornos. Diversos estudos foram feitos nas últimas décadas com o objetivo de determinar quais são os fatores que podem explicar o comportamento dos ativos. De forma geral, os modelos propõem a utilização de fatores macroeconômicos, fundamentais ou estatísticos. O objetivo do presente estudo é identificar os fatores que influenciam os retornos de ativos do mercado brasileiro. a influência de fatores macro-econômicos nos retornos foi estudada através de regressões em séries de tempo e modelos de equações simultâneas. Modelos de regressão 'cross-section' foram utilizados no estudo da importância dos fatores fundamentais. A geração dos fatores estatísticos e o estudo da influência desses fatores nos retornos foram feitos através da análise fatorial tradicional e pela análise assintótica de componentes principais. Entre os modelos estudados, os modelos de fatores estatísticos apresentaram os melhores resultados.
id USP_0677a982bb76ffe477371bcdb55c9ccb
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20210729-151455
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Modelos fatoriais pra retorno de ativos. not available 2006-09-27Chang ChiannLuís Gustavo do Amaral VinhaUniversidade de São PauloEstatísticaUSPBR Análise De Séries Temporais A estrutura de covariância entre os retornos dos ativos representa uma informação fundamental para a formação de carteiras de investimentos. Os fatores responsáveis pelos riscos sistemáticos dos ativos podem ser identificados através dos modelos de fatores, o que possibilita uma estimação robusta das covariâncias entre os retornos. Diversos estudos foram feitos nas últimas décadas com o objetivo de determinar quais são os fatores que podem explicar o comportamento dos ativos. De forma geral, os modelos propõem a utilização de fatores macroeconômicos, fundamentais ou estatísticos. O objetivo do presente estudo é identificar os fatores que influenciam os retornos de ativos do mercado brasileiro. a influência de fatores macro-econômicos nos retornos foi estudada através de regressões em séries de tempo e modelos de equações simultâneas. Modelos de regressão 'cross-section' foram utilizados no estudo da importância dos fatores fundamentais. A geração dos fatores estatísticos e o estudo da influência desses fatores nos retornos foram feitos através da análise fatorial tradicional e pela análise assintótica de componentes principais. Entre os modelos estudados, os modelos de fatores estatísticos apresentaram os melhores resultados. not available https://doi.org/10.11606/D.45.2006.tde-20210729-151455info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:41:14Zoai:teses.usp.br:tde-20210729-151455Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T13:02:32.406647Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Modelos fatoriais pra retorno de ativos.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv not available
title Modelos fatoriais pra retorno de ativos.
spellingShingle Modelos fatoriais pra retorno de ativos.
Luís Gustavo do Amaral Vinha
title_short Modelos fatoriais pra retorno de ativos.
title_full Modelos fatoriais pra retorno de ativos.
title_fullStr Modelos fatoriais pra retorno de ativos.
title_full_unstemmed Modelos fatoriais pra retorno de ativos.
title_sort Modelos fatoriais pra retorno de ativos.
author Luís Gustavo do Amaral Vinha
author_facet Luís Gustavo do Amaral Vinha
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Chang Chiann
dc.contributor.author.fl_str_mv Luís Gustavo do Amaral Vinha
contributor_str_mv Chang Chiann
description A estrutura de covariância entre os retornos dos ativos representa uma informação fundamental para a formação de carteiras de investimentos. Os fatores responsáveis pelos riscos sistemáticos dos ativos podem ser identificados através dos modelos de fatores, o que possibilita uma estimação robusta das covariâncias entre os retornos. Diversos estudos foram feitos nas últimas décadas com o objetivo de determinar quais são os fatores que podem explicar o comportamento dos ativos. De forma geral, os modelos propõem a utilização de fatores macroeconômicos, fundamentais ou estatísticos. O objetivo do presente estudo é identificar os fatores que influenciam os retornos de ativos do mercado brasileiro. a influência de fatores macro-econômicos nos retornos foi estudada através de regressões em séries de tempo e modelos de equações simultâneas. Modelos de regressão 'cross-section' foram utilizados no estudo da importância dos fatores fundamentais. A geração dos fatores estatísticos e o estudo da influência desses fatores nos retornos foram feitos através da análise fatorial tradicional e pela análise assintótica de componentes principais. Entre os modelos estudados, os modelos de fatores estatísticos apresentaram os melhores resultados.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-09-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.45.2006.tde-20210729-151455
url https://doi.org/10.11606/D.45.2006.tde-20210729-151455
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Estatística
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502923796873216