Eficácia da teleorientação na higiene bucal de crianças durante a pandemia por COVID-19: estudo clínico randomizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Marília Goulardins
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/58/58135/tde-01122022-125220/
Resumo: Em virtude da pandemia por COVID-19 os atendimentos Odontológicos presenciais foram temporariamente suspensos em muitas unidades de saúde, sendo restringidos aos casos de urgências e emergências, o que prejudicou o monitoramento de saúde e a orientação em higiene bucal. Em virtude destas restrições, o objetivo do presente estudo foi avaliar a eficácia da Teleorientação na transmissão de instruções de higiene bucal de crianças durante a Pandemia por COVID-19. Para esta finalidade, foi realizado um estudo clínico randomizado com crianças de 6 a 10 anos de idade, tendo como fator a ser analisado a comparação entre dois métodos de teleorientação síncronos com o método de orientação presencial. As tríades elegíveis foram alocadas aleatoriamente (1:1:1) e conduzidas com 30 díades de pais e filhos recrutados na Clínica de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Os participantes foram alocados em três grupos, de acordo com o método utilizado para fornecer as orientações em higiene bucal: 1) Teleorientação por meio da plataforma virtual de comunicação em saúde (Video For Health- V4H); 2) Teleorientação por meio do aplicativo convencional (WhatsApp) e 3) Orientação presencial. Dois questionários foram enviados remotamente, um antes e um após a intervenção, visando avaliar o autorrelato mudança no padrão de higiene bucal das crianças e na melhoria do entendimento da necessidade da escovação pelos cuidadores. Os instrumentos para avaliação da higiene bucal das crianças foram vídeos executados pelos responsáveis durante a escovação dental em dois momentos, antes e após a intervenção. A avaliação do Índice de Placa Visível foi realizada por meio de fotos executadas pelos pais no início do estudo e após as orientações de higiene bucal. Foram realizadas análises descritivas e exploratórias de todos os dados dos responsáveis e das crianças por meio do teste não paramétrico de Mann Whitney, análise de correlação de Spearman, teste não paramétrico de Wilcoxon pareado e teste não paramétrico de Kruskal Wallis. As associações entre as variáveis categóricas e os grupos foram analisadas pelo teste Exato de Fisher. Todas as análises foram realizadas com auxílio do programa R e com nível de significância de 5%. De acordo com os resultados estatísticos, verificou-se que não houve diferença entre os três grupos avaliados, e que todos proporcionaram diminuição significativa do índice de placa e aumento do tempo de escovação das crianças (p<0,05). Após as orientações, todos os responsáveis relataram capacitação para ajudar a criança a ter boa saúde bucal. Foi possível concluir que a Teleorientação em higiene bucal é um método eficaz para o fornecimento de instruções de higiene bucal para crianças e pais, melhorando os conhecimentos e hábitos em saúde de maneira similar ao método de orientação presencial.
id USP_06b034ced5fa4cea14307287df2b011c
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-01122022-125220
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Eficácia da teleorientação na higiene bucal de crianças durante a pandemia por COVID-19: estudo clínico randomizadoEfficacy of teleorientation in the oral hygiene of children during the COVID-19 pandemic: randomized clinical studyDental health educationEducação em saúde odontológicamHealthmHealthOdontologia preventivaPaisParentsPreventive dentistryTeledentistryTeleodontologiaEm virtude da pandemia por COVID-19 os atendimentos Odontológicos presenciais foram temporariamente suspensos em muitas unidades de saúde, sendo restringidos aos casos de urgências e emergências, o que prejudicou o monitoramento de saúde e a orientação em higiene bucal. Em virtude destas restrições, o objetivo do presente estudo foi avaliar a eficácia da Teleorientação na transmissão de instruções de higiene bucal de crianças durante a Pandemia por COVID-19. Para esta finalidade, foi realizado um estudo clínico randomizado com crianças de 6 a 10 anos de idade, tendo como fator a ser analisado a comparação entre dois métodos de teleorientação síncronos com o método de orientação presencial. As tríades elegíveis foram alocadas aleatoriamente (1:1:1) e conduzidas com 30 díades de pais e filhos recrutados na Clínica de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Os participantes foram alocados em três grupos, de acordo com o método utilizado para fornecer as orientações em higiene bucal: 1) Teleorientação por meio da plataforma virtual de comunicação em saúde (Video For Health- V4H); 2) Teleorientação por meio do aplicativo convencional (WhatsApp) e 3) Orientação presencial. Dois questionários foram enviados remotamente, um antes e um após a intervenção, visando avaliar o autorrelato mudança no padrão de higiene bucal das crianças e na melhoria do entendimento da necessidade da escovação pelos cuidadores. Os instrumentos para avaliação da higiene bucal das crianças foram vídeos executados pelos responsáveis durante a escovação dental em dois momentos, antes e após a intervenção. A avaliação do Índice de Placa Visível foi realizada por meio de fotos executadas pelos pais no início do estudo e após as orientações de higiene bucal. Foram realizadas análises descritivas e exploratórias de todos os dados dos responsáveis e das crianças por meio do teste não paramétrico de Mann Whitney, análise de correlação de Spearman, teste não paramétrico de Wilcoxon pareado e teste não paramétrico de Kruskal Wallis. As associações entre as variáveis categóricas e os grupos foram analisadas pelo teste Exato de Fisher. Todas as análises foram realizadas com auxílio do programa R e com nível de significância de 5%. De acordo com os resultados estatísticos, verificou-se que não houve diferença entre os três grupos avaliados, e que todos proporcionaram diminuição significativa do índice de placa e aumento do tempo de escovação das crianças (p<0,05). Após as orientações, todos os responsáveis relataram capacitação para ajudar a criança a ter boa saúde bucal. Foi possível concluir que a Teleorientação em higiene bucal é um método eficaz para o fornecimento de instruções de higiene bucal para crianças e pais, melhorando os conhecimentos e hábitos em saúde de maneira similar ao método de orientação presencial.Due to the COVID-19 pandemic, on-site dental care services were temporarily suspended in many health units, being restricted to urgent and emergency cases, which impaired health monitoring and guidance on oral hygiene. Due to these restrictions, the aim of the present study was to evaluate the effectiveness of Teleorientation in the transmission of oral hygiene instructions to children during the COVID-19 pandemic. For this purpose, a randomized clinical study was carried out with children aged 6 to 10 years old, having as a factor to be analyzed the comparison between two synchronous teleorientation methods with the faceto-face counseling method. The eligible triads were randomly allocated (1: 1:1) and conducted with 30 dyads of parents and children recruited at the Pediatric Dentistry Clinic of the Ribeirão Preto Dental School, University of São Paulo. Participants were divided into three groups, according to the method used to provide guidance on oral hygiene: 1) Teleorientation through the virtual health communication platform (Video For Health-V4H); 2) Teleorientation through the conventional application (WhatsApp) and 3) In-person orientation. Two questionnaires were sent remotely, one before and one after the intervention, in order to assess the parents\' self-report on the children\'s hygiene habits, as well as the parents\' understanding of oral health, measuring the change in the children\'s oral hygiene pattern and the improvement of understanding of the need for brushing by caregivers. The instruments for the assessment of children\'s oral hygiene were videos performed by the guardians during toothbrushing in two moments, before and after the intervention. The assessment of the Visible Plaque Index was carried out through photos taken by the parents at the beginning of the study and after oral hygiene guidelines. Descriptive and exploratory analyzes of all data from guardians and children were performed using the nonparametric Mann Whitney test, Spearman correlation analysis, Wilcoxon paired nonparametric test and Kruskal Wallis nonparametric test. Associations between categorical variables and groups were analyzed using Fisher\'s exact test. All analyzes were performed using the R program and with a significance level of 5%. According to the statistical results, it was found that there was no difference between the three groups evaluated, and that all provided a significant decrease in the plaque index and an increase in the children\'s brushing time (p<0.05). After the guidelines, all guardians reported training to help the child to have good oral health. It was possible to conclude that Teleorientation in oral hygiene is an effective method for providing oral hygiene instructions to children, improving knowledge and health habits in a similar way to the face-to-face counseling method.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPDaldegan, Andiara De RossiGomes, Marília Goulardins2021-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/58/58135/tde-01122022-125220/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-12-06T15:33:56Zoai:teses.usp.br:tde-01122022-125220Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-12-06T15:33:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Eficácia da teleorientação na higiene bucal de crianças durante a pandemia por COVID-19: estudo clínico randomizado
Efficacy of teleorientation in the oral hygiene of children during the COVID-19 pandemic: randomized clinical study
title Eficácia da teleorientação na higiene bucal de crianças durante a pandemia por COVID-19: estudo clínico randomizado
spellingShingle Eficácia da teleorientação na higiene bucal de crianças durante a pandemia por COVID-19: estudo clínico randomizado
Gomes, Marília Goulardins
Dental health education
Educação em saúde odontológica
mHealth
mHealth
Odontologia preventiva
Pais
Parents
Preventive dentistry
Teledentistry
Teleodontologia
title_short Eficácia da teleorientação na higiene bucal de crianças durante a pandemia por COVID-19: estudo clínico randomizado
title_full Eficácia da teleorientação na higiene bucal de crianças durante a pandemia por COVID-19: estudo clínico randomizado
title_fullStr Eficácia da teleorientação na higiene bucal de crianças durante a pandemia por COVID-19: estudo clínico randomizado
title_full_unstemmed Eficácia da teleorientação na higiene bucal de crianças durante a pandemia por COVID-19: estudo clínico randomizado
title_sort Eficácia da teleorientação na higiene bucal de crianças durante a pandemia por COVID-19: estudo clínico randomizado
author Gomes, Marília Goulardins
author_facet Gomes, Marília Goulardins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Daldegan, Andiara De Rossi
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Marília Goulardins
dc.subject.por.fl_str_mv Dental health education
Educação em saúde odontológica
mHealth
mHealth
Odontologia preventiva
Pais
Parents
Preventive dentistry
Teledentistry
Teleodontologia
topic Dental health education
Educação em saúde odontológica
mHealth
mHealth
Odontologia preventiva
Pais
Parents
Preventive dentistry
Teledentistry
Teleodontologia
description Em virtude da pandemia por COVID-19 os atendimentos Odontológicos presenciais foram temporariamente suspensos em muitas unidades de saúde, sendo restringidos aos casos de urgências e emergências, o que prejudicou o monitoramento de saúde e a orientação em higiene bucal. Em virtude destas restrições, o objetivo do presente estudo foi avaliar a eficácia da Teleorientação na transmissão de instruções de higiene bucal de crianças durante a Pandemia por COVID-19. Para esta finalidade, foi realizado um estudo clínico randomizado com crianças de 6 a 10 anos de idade, tendo como fator a ser analisado a comparação entre dois métodos de teleorientação síncronos com o método de orientação presencial. As tríades elegíveis foram alocadas aleatoriamente (1:1:1) e conduzidas com 30 díades de pais e filhos recrutados na Clínica de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Os participantes foram alocados em três grupos, de acordo com o método utilizado para fornecer as orientações em higiene bucal: 1) Teleorientação por meio da plataforma virtual de comunicação em saúde (Video For Health- V4H); 2) Teleorientação por meio do aplicativo convencional (WhatsApp) e 3) Orientação presencial. Dois questionários foram enviados remotamente, um antes e um após a intervenção, visando avaliar o autorrelato mudança no padrão de higiene bucal das crianças e na melhoria do entendimento da necessidade da escovação pelos cuidadores. Os instrumentos para avaliação da higiene bucal das crianças foram vídeos executados pelos responsáveis durante a escovação dental em dois momentos, antes e após a intervenção. A avaliação do Índice de Placa Visível foi realizada por meio de fotos executadas pelos pais no início do estudo e após as orientações de higiene bucal. Foram realizadas análises descritivas e exploratórias de todos os dados dos responsáveis e das crianças por meio do teste não paramétrico de Mann Whitney, análise de correlação de Spearman, teste não paramétrico de Wilcoxon pareado e teste não paramétrico de Kruskal Wallis. As associações entre as variáveis categóricas e os grupos foram analisadas pelo teste Exato de Fisher. Todas as análises foram realizadas com auxílio do programa R e com nível de significância de 5%. De acordo com os resultados estatísticos, verificou-se que não houve diferença entre os três grupos avaliados, e que todos proporcionaram diminuição significativa do índice de placa e aumento do tempo de escovação das crianças (p<0,05). Após as orientações, todos os responsáveis relataram capacitação para ajudar a criança a ter boa saúde bucal. Foi possível concluir que a Teleorientação em higiene bucal é um método eficaz para o fornecimento de instruções de higiene bucal para crianças e pais, melhorando os conhecimentos e hábitos em saúde de maneira similar ao método de orientação presencial.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/58/58135/tde-01122022-125220/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/58/58135/tde-01122022-125220/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090292967538688