Entre o traço e o fato: ocupação das avenidas estruturais de Curitiba
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16137/tde-13082024-153230/ |
Resumo: | O presente trabalho tem como objeto a Avenida Estutural Norte em Curitiba. A pesquisa aborda o adensamento para comparar o planejamento urbano referente à verticalização nas Avenidas Estruturais e a cidade concreta. Inicialmente são lançadas hipóteses para o entendimento do reduzido adensamento na Avenida Estrutural Norte em relação às demais. Posteriormente levanta-se a real ocupação da Avenida desde as características das edificações até as econômicas e sociais da população que a ocupa, utilizando a Avenida Estrutural Sul para comparação de resultados. Amplia-se a problemática a fim de chegar ao contexto que envolve o objeto, avaliando as características de crescimento da cidade e da Região Metropolitana de Curitiba. Constata-se semelhança no tipo de ocupação das duas Avenidas estudadas, com a ocupação da população de alta renda nos bairros próximos ao centro e conseqüente concentração de comércio e serviços nesta região, além do distanciamento da população de mais baixa renda do centro da cidade. A diferença entre as Avenidas é avaliada pela maior concentração de cada um destes itens na Avenida Estrutural Sul, resultado da tendência de crescimento da cidade nesta direção, bem como na sudoeste. A tendência é mais bem observada nas Avenidas Estruturais devido à legislação de zoneamento e uso do solo que permite a verticalização, evidenciando os resultados. Diante das constatações, o presente trabalho amplia a discussão acerca do planejamento urbano já que evidencia as diferenças entre o traço e o fato. |
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Entre o traço e o fato: ocupação das avenidas estruturais de CuritibaBetween trace and fact: the occupation of structural roads in CuritibaAvenidas estruturaisCuritibaNot availableOcupação urbanaRegião metropolitanaO presente trabalho tem como objeto a Avenida Estutural Norte em Curitiba. A pesquisa aborda o adensamento para comparar o planejamento urbano referente à verticalização nas Avenidas Estruturais e a cidade concreta. Inicialmente são lançadas hipóteses para o entendimento do reduzido adensamento na Avenida Estrutural Norte em relação às demais. Posteriormente levanta-se a real ocupação da Avenida desde as características das edificações até as econômicas e sociais da população que a ocupa, utilizando a Avenida Estrutural Sul para comparação de resultados. Amplia-se a problemática a fim de chegar ao contexto que envolve o objeto, avaliando as características de crescimento da cidade e da Região Metropolitana de Curitiba. Constata-se semelhança no tipo de ocupação das duas Avenidas estudadas, com a ocupação da população de alta renda nos bairros próximos ao centro e conseqüente concentração de comércio e serviços nesta região, além do distanciamento da população de mais baixa renda do centro da cidade. A diferença entre as Avenidas é avaliada pela maior concentração de cada um destes itens na Avenida Estrutural Sul, resultado da tendência de crescimento da cidade nesta direção, bem como na sudoeste. A tendência é mais bem observada nas Avenidas Estruturais devido à legislação de zoneamento e uso do solo que permite a verticalização, evidenciando os resultados. Diante das constatações, o presente trabalho amplia a discussão acerca do planejamento urbano já que evidencia as diferenças entre o traço e o fato.This current dissertation focuses on the North Structural Road in Curitiba. The research approaches the oversaturated construction of buildings to compare the urban planning and its continuous constructions between the structural roads and the city itself. Initially different hypotheses are discussed to fully understand the reduced saturation in the North Structural Road in comparison to other roads. Subsequently the discussion focuses on the occupation of the Road, from the characteristics of its buildings to the social and economical conditions of its inhabitants, making use of the South Structural Road as a base for comparison. The focus amplifies in order to clarify the context that involves the North Structural Road, analyzing growth characteristics of the city and its surroundings. A pattern was noticed regarding the occupation of both roads, North and South, while there was noticed an occupation of a high income population in the neighborhoods close to the city centre, and as a consequence of that, a concentration of commerce and services, in contrast, there was a separation of lower income population from the city centre. The difference between the Roads is evaluated by the concentration of the items mentioned above in the South Structural Road, a result from the trend of city growth in that direction, as well as to the southwest of the city. This trend is better observed in the Structural Roads due to zoning legislation, the proper use of soil which allows construction, in benefit to enhance the results of the research. Facing these verifications, this dissertation amplifies the discussion or urban planning, as it shows the differences between trace and fact.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMoreira, Antonio Claudio Moreira Lima eSantos, Andrezza Pimentel dos2008-03-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16137/tde-13082024-153230/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-15T16:44:02Zoai:teses.usp.br:tde-13082024-153230Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-15T16:44:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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