Enfrentando preconceitos: um estudo da escola como estrategia de superação de desigualdades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Irene Maria Ferreira
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-04052023-112531/
Resumo: Estudar a questão racial na escola através da trajetória de um único personagem o professor cesarino júnior em um importante estabelecimento de ensino, o colégio culto e ciência de campinas. Trata-se, portanto, de estudar a questão na trajetória escolar de um homem que consegue distinguir-se da maioria da população negra e ter sido muito bem sucedido. Assim, torna-se possível estudar os mecanismos sutis e não explicitados que a escola impõe aqueles negros que conseguem alcançá-la. E um estudo onde a questão racial vai ser estudada através da vida de um importante personagem historicamente ligado a ela. A relação com a escola e a preocupação com a escolarização aparecem na história da família cesarino desde as décadas iniciais do seculo passado, quando um tropeiro entra na cidade disposto a deixar a tropa para fazer estudar o filho, então com 14 anos de idade. E esse jovem que, por saber ler e escrever, funda uma escola para as filhas das melhores famílias da cidade, e com isso acaba por poder escolarizar as meninas negras. A existência dessa escola vai coincidir com o surgimento do colégio culto a ciência, que e parte do projeto republicano para a cidade e sera o local onde a trajetória do neto e do bisneto desse ex-tropeiro se desenrolara
id USP_07bb5b175013ddbc1bf79df27f1edc50
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-04052023-112531
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Enfrentando preconceitos: um estudo da escola como estrategia de superação de desigualdadesNot availableAntropologia cultural e socialNegros (Brasil)Not availableEstudar a questão racial na escola através da trajetória de um único personagem o professor cesarino júnior em um importante estabelecimento de ensino, o colégio culto e ciência de campinas. Trata-se, portanto, de estudar a questão na trajetória escolar de um homem que consegue distinguir-se da maioria da população negra e ter sido muito bem sucedido. Assim, torna-se possível estudar os mecanismos sutis e não explicitados que a escola impõe aqueles negros que conseguem alcançá-la. E um estudo onde a questão racial vai ser estudada através da vida de um importante personagem historicamente ligado a ela. A relação com a escola e a preocupação com a escolarização aparecem na história da família cesarino desde as décadas iniciais do seculo passado, quando um tropeiro entra na cidade disposto a deixar a tropa para fazer estudar o filho, então com 14 anos de idade. E esse jovem que, por saber ler e escrever, funda uma escola para as filhas das melhores famílias da cidade, e com isso acaba por poder escolarizar as meninas negras. A existência dessa escola vai coincidir com o surgimento do colégio culto a ciência, que e parte do projeto republicano para a cidade e sera o local onde a trajetória do neto e do bisneto desse ex-tropeiro se desenrolaraNot availableBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPQueiroz Junior, Teofilo deBarbosa, Irene Maria Ferreira1994-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-04052023-112531/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-05-04T14:40:02Zoai:teses.usp.br:tde-04052023-112531Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-05-04T14:40:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Enfrentando preconceitos: um estudo da escola como estrategia de superação de desigualdades
Not available
title Enfrentando preconceitos: um estudo da escola como estrategia de superação de desigualdades
spellingShingle Enfrentando preconceitos: um estudo da escola como estrategia de superação de desigualdades
Barbosa, Irene Maria Ferreira
Antropologia cultural e social
Negros (Brasil)
Not available
title_short Enfrentando preconceitos: um estudo da escola como estrategia de superação de desigualdades
title_full Enfrentando preconceitos: um estudo da escola como estrategia de superação de desigualdades
title_fullStr Enfrentando preconceitos: um estudo da escola como estrategia de superação de desigualdades
title_full_unstemmed Enfrentando preconceitos: um estudo da escola como estrategia de superação de desigualdades
title_sort Enfrentando preconceitos: um estudo da escola como estrategia de superação de desigualdades
author Barbosa, Irene Maria Ferreira
author_facet Barbosa, Irene Maria Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Queiroz Junior, Teofilo de
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Irene Maria Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Antropologia cultural e social
Negros (Brasil)
Not available
topic Antropologia cultural e social
Negros (Brasil)
Not available
description Estudar a questão racial na escola através da trajetória de um único personagem o professor cesarino júnior em um importante estabelecimento de ensino, o colégio culto e ciência de campinas. Trata-se, portanto, de estudar a questão na trajetória escolar de um homem que consegue distinguir-se da maioria da população negra e ter sido muito bem sucedido. Assim, torna-se possível estudar os mecanismos sutis e não explicitados que a escola impõe aqueles negros que conseguem alcançá-la. E um estudo onde a questão racial vai ser estudada através da vida de um importante personagem historicamente ligado a ela. A relação com a escola e a preocupação com a escolarização aparecem na história da família cesarino desde as décadas iniciais do seculo passado, quando um tropeiro entra na cidade disposto a deixar a tropa para fazer estudar o filho, então com 14 anos de idade. E esse jovem que, por saber ler e escrever, funda uma escola para as filhas das melhores famílias da cidade, e com isso acaba por poder escolarizar as meninas negras. A existência dessa escola vai coincidir com o surgimento do colégio culto a ciência, que e parte do projeto republicano para a cidade e sera o local onde a trajetória do neto e do bisneto desse ex-tropeiro se desenrolara
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994-02-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-04052023-112531/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-04052023-112531/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256658987712512