Evolução da malha urbana e a arquitetura de Bragança Paulista 1884-1967
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-20240813-142143/ |
Resumo: | Nesta dissertação investigamos a arquitetura e a evolução da malha urbana de Bragança Paulista, durante o período de 1884 a 1967, datas referentes à inauguração e à desativação da estrada de ferro bragantina, respectivamente. A ferrovia representou um dos importantes condicionantes de crescimento do município nesta época, marcando sua paisagem. A cidade está localizada em região montanhosa, ao norte de São Paulo (70 km pela Rodovia Federal Fernão Dias), próxima ao seu entroncamento com a Rodovia D. Pedro I. Ela foi fundada historicamente em 1763, alcançando seu maior desenvolvimento a partir de meados do século XIX. Esta análise ocorreu a partir do estudo de sua implantação inicial, de seus condicionantes naturais de expansão (o relevo, ventos, cursos das águas e sua contextualização geográfica), da ferrovia e de suas construções, sob a ótica das influências socioeconômicas e políticas pela qual a cidade passava dentro de um contexto amplo, nacional. Vasta documentação, que está dispersa pela cidade, foi pesquisada e utilizada no trabalho, como mapas, plantas de loteamento e de arquitetura, fotografias, leis, livros e anuários, os quais constituíram importantíssima fonte de investigação, com a produção de material gráfico importante e inédito. Estruturamos a pesquisa em cinco capítulos em uma ordem cronológica de acontecimentos para uma melhor compreensão do assunto tratado, considerando a quantidade de material compilado. Percorremos, assim, o processo de|urbanização da cidade, que a partir da colina central se expandiu rumo aos vales, e preponderantemente, para a direção norte; atravessou os ribeirões e a ferrovia, seguiu em direção às encostas vizinhas e formou novos bairros delimitados naturalmente pelo relevo. Foi um crescimento urbano sem planejamento, com conseqüências graves para a cidade hoje em dia. |
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Evolução da malha urbana e a arquitetura de Bragança Paulista 1884-1967CIDADES (HISTÓRIA)HISTÓRIA DA ARQUITETURAURBANIZAÇÃONesta dissertação investigamos a arquitetura e a evolução da malha urbana de Bragança Paulista, durante o período de 1884 a 1967, datas referentes à inauguração e à desativação da estrada de ferro bragantina, respectivamente. A ferrovia representou um dos importantes condicionantes de crescimento do município nesta época, marcando sua paisagem. A cidade está localizada em região montanhosa, ao norte de São Paulo (70 km pela Rodovia Federal Fernão Dias), próxima ao seu entroncamento com a Rodovia D. Pedro I. Ela foi fundada historicamente em 1763, alcançando seu maior desenvolvimento a partir de meados do século XIX. Esta análise ocorreu a partir do estudo de sua implantação inicial, de seus condicionantes naturais de expansão (o relevo, ventos, cursos das águas e sua contextualização geográfica), da ferrovia e de suas construções, sob a ótica das influências socioeconômicas e políticas pela qual a cidade passava dentro de um contexto amplo, nacional. Vasta documentação, que está dispersa pela cidade, foi pesquisada e utilizada no trabalho, como mapas, plantas de loteamento e de arquitetura, fotografias, leis, livros e anuários, os quais constituíram importantíssima fonte de investigação, com a produção de material gráfico importante e inédito. Estruturamos a pesquisa em cinco capítulos em uma ordem cronológica de acontecimentos para uma melhor compreensão do assunto tratado, considerando a quantidade de material compilado. Percorremos, assim, o processo de|urbanização da cidade, que a partir da colina central se expandiu rumo aos vales, e preponderantemente, para a direção norte; atravessou os ribeirões e a ferrovia, seguiu em direção às encostas vizinhas e formou novos bairros delimitados naturalmente pelo relevo. Foi um crescimento urbano sem planejamento, com conseqüências graves para a cidade hoje em dia.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOttoni, Dácio Araujo BenedictoIshizu, Andrea Luri2009-05-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-20240813-142143/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-16T18:20:03Zoai:teses.usp.br:tde-20240813-142143Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-16T18:20:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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