Ciência de dados, poluição do ar e saúde
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45133/tde-30052019-145057/ |
Resumo: | A Estatística é uma ferramenta imprescindível para a aplicação do método científico, estando presente em todos os campos de pesquisa. As metodologias estatísticas usuais estão bem estabelecidas entre os pesquisadores das mais diversas áreas, sendo que a análise de dados em muitos trabalhos costuma ser feita pelos próprios autores. Nos últimos anos, a área conhecida como Ciência de Dados vem exigindo de estatísticos e não-estatísticos habilidades que vão muito além de modelagem, começando na obtenção e estruturação das bases de dados e terminando na divulgação dos resultados. Dentro dela, uma abordagem chamada de aprendizado automático reuniu diversas técnicas e estratégias para modelagem preditiva, que, com alguns cuidados, podem ser aplicadas também para inferência. Essas novas visões da Estatística foram pouco absorvidas pela comunidade científica até então, principalmente pela ausência de estatísticos em grande parte dos estudos. Embora pesquisa de base em Probabilidade e Estatística seja importante para o desenvolvimento de novas metodologias, a criação de pontes entre essas disciplinas e suas áreas de aplicação é essencial para o avanço da ciência. O objetivo desta tese é aproximar a ciência de dados, discutindo metodologias novas e usuais, da área de pesquisa em poluição do ar, que, segundo a Organização Mundial da Saúde, é o maior risco ambiental à saúde humana. Para isso, apresentaremos diversas estratégias de análise e as aplicaremos em dados reais de poluição do ar. Os problemas utilizados como exemplo foram o estudo realizado por Salvo et al. (2017), cujo objetivo foi associar a proporção de carros rodando a gasolina com a concentração de ozônio na cidade de São Paulo, e uma extensão desse trabalho, na qual analisamos o efeito do uso de gasolina/etanol na mortalidade de idosos e crianças. Concluímos que suposições como linearidade a aditividade, feitas por alguns modelos usuais, podem ser muito restritivas para problemas essencialmente complexos, com diferentes modelos levando a diferentes conclusões, nem sempre sendo fácil identificar qual delas é a mais apropriada. |
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Ciência de dados, poluição do ar e saúdeData science, air pollution and healthAir pollutionAprendizado automáticoCiência de dadosData scienceHealthInferenceInferênciaMachine learningPoluição do arRegressãoRegresssionSaúdeA Estatística é uma ferramenta imprescindível para a aplicação do método científico, estando presente em todos os campos de pesquisa. As metodologias estatísticas usuais estão bem estabelecidas entre os pesquisadores das mais diversas áreas, sendo que a análise de dados em muitos trabalhos costuma ser feita pelos próprios autores. Nos últimos anos, a área conhecida como Ciência de Dados vem exigindo de estatísticos e não-estatísticos habilidades que vão muito além de modelagem, começando na obtenção e estruturação das bases de dados e terminando na divulgação dos resultados. Dentro dela, uma abordagem chamada de aprendizado automático reuniu diversas técnicas e estratégias para modelagem preditiva, que, com alguns cuidados, podem ser aplicadas também para inferência. Essas novas visões da Estatística foram pouco absorvidas pela comunidade científica até então, principalmente pela ausência de estatísticos em grande parte dos estudos. Embora pesquisa de base em Probabilidade e Estatística seja importante para o desenvolvimento de novas metodologias, a criação de pontes entre essas disciplinas e suas áreas de aplicação é essencial para o avanço da ciência. O objetivo desta tese é aproximar a ciência de dados, discutindo metodologias novas e usuais, da área de pesquisa em poluição do ar, que, segundo a Organização Mundial da Saúde, é o maior risco ambiental à saúde humana. Para isso, apresentaremos diversas estratégias de análise e as aplicaremos em dados reais de poluição do ar. Os problemas utilizados como exemplo foram o estudo realizado por Salvo et al. (2017), cujo objetivo foi associar a proporção de carros rodando a gasolina com a concentração de ozônio na cidade de São Paulo, e uma extensão desse trabalho, na qual analisamos o efeito do uso de gasolina/etanol na mortalidade de idosos e crianças. Concluímos que suposições como linearidade a aditividade, feitas por alguns modelos usuais, podem ser muito restritivas para problemas essencialmente complexos, com diferentes modelos levando a diferentes conclusões, nem sempre sendo fácil identificar qual delas é a mais apropriada.Statistics is a fundamental part of the scientific method and it is present in all the research fields. The usual statistical techniques are well established in the scientific community, and, regardless of the area, the authors themselves perform the data analysis in most papers. In the last years, the area known as Data Science has been challenging statisticians and non-statisticians to perform tasks beyond data modeling. It starts with importing, organizing and manipulating the databases, and ends with the proper communication of the results. Another area called Machine Learning created a framework to fit predictive models, where the goal is to obtain the most precise predictions to a variable under study. These new approaches were not completely adopted by the scientific community yet, mainly due to the absence of statisticians in most of the studies. Although basic research in Probabilities and Statistics is important, the link between these disciplines and their application areas is essential for the advancement of science. The goal of this thesis was to bring together the news views of Data Science and Machine Learning and air pollution research. We presented several strategies of data analysis and apply them to reanalyze the real world air pollution problem presented by Salvo et al. (2017) explore the association between ozone concentration and the proportion of bi-fuel vehicles running on gasoline in the city of São Paulo, Brazil. We also extended this analysis to study the effect of using gasoline/ethanol in mortality (child and elderly). We concluded that assumptions such as linearity and additivity, commonly required by usual models, can be very restrictive to intrinsically complex problems, leading to different conclusions for each fitted model, with little information about which one is more appropriate.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLima, Antonio Carlos Pedroso deAmorim, William Nilson de2019-05-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45133/tde-30052019-145057/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-19T12:04:02Zoai:teses.usp.br:tde-30052019-145057Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-19T12:04:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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