Vilarejo Precioso: a construção de uma narrativa interdisciplinar na condução das aulas de matemática no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferrari, Flavia Moretti
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-24012023-104121/
Resumo: No ensino voltado aos anos iniciais do ensino fundamental, a matemática tende a estar mais afastada das propostas interdisciplinares, sendo mais direcionada aos cálculos e menos à criação, debate, discussão e reflexão. Este trabalho propôs em uma escola municipal de São Paulo, que tem um projeto pedagógico não convencional, baseado no trabalho com temas de estudos e grupos de estudantes, sem a organização de salas de aula, uma prática de ensino da matemática vinculado à língua portuguesa, através dos gêneros textuais da língua portuguesa e ideias fundamentais da matemática, trilhados dentro de uma narrativa ficcional, com a participação dos estudantes durante seu desenvolvimento ao longo de um ano letivo. Desta forma, esta pesquisa buscou compreender e analisar, a partir de uma experiência metodológica de pesquisa-ação, as percepções dos alunos em relação ao trabalho do ensino da matemática com este caráter interdisciplinar, dentro de uma narrativa criada para este fim. A narrativa ficcional criada, tendo as propostas para o trabalho dos estudantes com a matemática vinculadas a ela, resultou em um maior engajamento dos estudantes com a matemática, ampliando suas percepções em relação aos temas de estudo pertencentes à matemática e uma participação mais ativa nas aulas, considerando que durante a aplicação desta pesquisa a maior parte das aulas foi conduzida de forma virtual devido a pandemia da COVID-19.
id USP_08338acfb9127b27fb3fc672f3f4fb77
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-24012023-104121
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Vilarejo Precioso: a construção de uma narrativa interdisciplinar na condução das aulas de matemática no ensino fundamentalThe construction of na interdisciplinary narrative in conducting mathematics classes in elementary school.Fundamental ideasIdeias fundamentaisInterdisciplinaridadeInterdisciplinarityLíngua materna e matemáticaMother tongue and mathematicsNarrativa em matemáticaNarrative in mathematicsNo ensino voltado aos anos iniciais do ensino fundamental, a matemática tende a estar mais afastada das propostas interdisciplinares, sendo mais direcionada aos cálculos e menos à criação, debate, discussão e reflexão. Este trabalho propôs em uma escola municipal de São Paulo, que tem um projeto pedagógico não convencional, baseado no trabalho com temas de estudos e grupos de estudantes, sem a organização de salas de aula, uma prática de ensino da matemática vinculado à língua portuguesa, através dos gêneros textuais da língua portuguesa e ideias fundamentais da matemática, trilhados dentro de uma narrativa ficcional, com a participação dos estudantes durante seu desenvolvimento ao longo de um ano letivo. Desta forma, esta pesquisa buscou compreender e analisar, a partir de uma experiência metodológica de pesquisa-ação, as percepções dos alunos em relação ao trabalho do ensino da matemática com este caráter interdisciplinar, dentro de uma narrativa criada para este fim. A narrativa ficcional criada, tendo as propostas para o trabalho dos estudantes com a matemática vinculadas a ela, resultou em um maior engajamento dos estudantes com a matemática, ampliando suas percepções em relação aos temas de estudo pertencentes à matemática e uma participação mais ativa nas aulas, considerando que durante a aplicação desta pesquisa a maior parte das aulas foi conduzida de forma virtual devido a pandemia da COVID-19.In teaching aimed at the early years of elementary school, mathematics tends to be further away from interdisciplinary proposals, being more directed to calculations and less to creation, debate, discussion and reflection. This work proposed in a municipal school in São Paulo, which has an unconventional pedagogical project, based on work with study themes and groups of students, without the organization of classrooms, a practice of teaching mathematics linked to the Portuguese language, through the textual genres of the Portuguese language and fundamental ideas of mathematics, traced within a fictional narrative, with the participation of students during their development throughout an academic year. Thus, this research sought to understand and analyze, from a methodological experience of action research, the students\' perception of the work of teaching mathematics with this interdisciplinary character, within a narrative created for this purpose. The fictional narrative created, having the proposals for students\' work with mathematics linked to it, resulted in a greater engagement of students with mathematics, expanding their perceptions regarding the topics of study pertaining to mathematics and a more active participation in classes, considering that during the application of this research most of the classes were conducted virtually due to the COVID-19 pandemicBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMilani, RaquelFerrari, Flavia Moretti2022-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-24012023-104121/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-01-31T16:28:17Zoai:teses.usp.br:tde-24012023-104121Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-01-31T16:28:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Vilarejo Precioso: a construção de uma narrativa interdisciplinar na condução das aulas de matemática no ensino fundamental
The construction of na interdisciplinary narrative in conducting mathematics classes in elementary school.
title Vilarejo Precioso: a construção de uma narrativa interdisciplinar na condução das aulas de matemática no ensino fundamental
spellingShingle Vilarejo Precioso: a construção de uma narrativa interdisciplinar na condução das aulas de matemática no ensino fundamental
Ferrari, Flavia Moretti
Fundamental ideas
Ideias fundamentais
Interdisciplinaridade
Interdisciplinarity
Língua materna e matemática
Mother tongue and mathematics
Narrativa em matemática
Narrative in mathematics
title_short Vilarejo Precioso: a construção de uma narrativa interdisciplinar na condução das aulas de matemática no ensino fundamental
title_full Vilarejo Precioso: a construção de uma narrativa interdisciplinar na condução das aulas de matemática no ensino fundamental
title_fullStr Vilarejo Precioso: a construção de uma narrativa interdisciplinar na condução das aulas de matemática no ensino fundamental
title_full_unstemmed Vilarejo Precioso: a construção de uma narrativa interdisciplinar na condução das aulas de matemática no ensino fundamental
title_sort Vilarejo Precioso: a construção de uma narrativa interdisciplinar na condução das aulas de matemática no ensino fundamental
author Ferrari, Flavia Moretti
author_facet Ferrari, Flavia Moretti
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Milani, Raquel
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferrari, Flavia Moretti
dc.subject.por.fl_str_mv Fundamental ideas
Ideias fundamentais
Interdisciplinaridade
Interdisciplinarity
Língua materna e matemática
Mother tongue and mathematics
Narrativa em matemática
Narrative in mathematics
topic Fundamental ideas
Ideias fundamentais
Interdisciplinaridade
Interdisciplinarity
Língua materna e matemática
Mother tongue and mathematics
Narrativa em matemática
Narrative in mathematics
description No ensino voltado aos anos iniciais do ensino fundamental, a matemática tende a estar mais afastada das propostas interdisciplinares, sendo mais direcionada aos cálculos e menos à criação, debate, discussão e reflexão. Este trabalho propôs em uma escola municipal de São Paulo, que tem um projeto pedagógico não convencional, baseado no trabalho com temas de estudos e grupos de estudantes, sem a organização de salas de aula, uma prática de ensino da matemática vinculado à língua portuguesa, através dos gêneros textuais da língua portuguesa e ideias fundamentais da matemática, trilhados dentro de uma narrativa ficcional, com a participação dos estudantes durante seu desenvolvimento ao longo de um ano letivo. Desta forma, esta pesquisa buscou compreender e analisar, a partir de uma experiência metodológica de pesquisa-ação, as percepções dos alunos em relação ao trabalho do ensino da matemática com este caráter interdisciplinar, dentro de uma narrativa criada para este fim. A narrativa ficcional criada, tendo as propostas para o trabalho dos estudantes com a matemática vinculadas a ela, resultou em um maior engajamento dos estudantes com a matemática, ampliando suas percepções em relação aos temas de estudo pertencentes à matemática e uma participação mais ativa nas aulas, considerando que durante a aplicação desta pesquisa a maior parte das aulas foi conduzida de forma virtual devido a pandemia da COVID-19.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-24012023-104121/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-24012023-104121/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257382369886208