Vilarejo Precioso: a construção de uma narrativa interdisciplinar na condução das aulas de matemática no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-24012023-104121/ |
Resumo: | No ensino voltado aos anos iniciais do ensino fundamental, a matemática tende a estar mais afastada das propostas interdisciplinares, sendo mais direcionada aos cálculos e menos à criação, debate, discussão e reflexão. Este trabalho propôs em uma escola municipal de São Paulo, que tem um projeto pedagógico não convencional, baseado no trabalho com temas de estudos e grupos de estudantes, sem a organização de salas de aula, uma prática de ensino da matemática vinculado à língua portuguesa, através dos gêneros textuais da língua portuguesa e ideias fundamentais da matemática, trilhados dentro de uma narrativa ficcional, com a participação dos estudantes durante seu desenvolvimento ao longo de um ano letivo. Desta forma, esta pesquisa buscou compreender e analisar, a partir de uma experiência metodológica de pesquisa-ação, as percepções dos alunos em relação ao trabalho do ensino da matemática com este caráter interdisciplinar, dentro de uma narrativa criada para este fim. A narrativa ficcional criada, tendo as propostas para o trabalho dos estudantes com a matemática vinculadas a ela, resultou em um maior engajamento dos estudantes com a matemática, ampliando suas percepções em relação aos temas de estudo pertencentes à matemática e uma participação mais ativa nas aulas, considerando que durante a aplicação desta pesquisa a maior parte das aulas foi conduzida de forma virtual devido a pandemia da COVID-19. |
id |
USP_08338acfb9127b27fb3fc672f3f4fb77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-24012023-104121 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Vilarejo Precioso: a construção de uma narrativa interdisciplinar na condução das aulas de matemática no ensino fundamentalThe construction of na interdisciplinary narrative in conducting mathematics classes in elementary school.Fundamental ideasIdeias fundamentaisInterdisciplinaridadeInterdisciplinarityLíngua materna e matemáticaMother tongue and mathematicsNarrativa em matemáticaNarrative in mathematicsNo ensino voltado aos anos iniciais do ensino fundamental, a matemática tende a estar mais afastada das propostas interdisciplinares, sendo mais direcionada aos cálculos e menos à criação, debate, discussão e reflexão. Este trabalho propôs em uma escola municipal de São Paulo, que tem um projeto pedagógico não convencional, baseado no trabalho com temas de estudos e grupos de estudantes, sem a organização de salas de aula, uma prática de ensino da matemática vinculado à língua portuguesa, através dos gêneros textuais da língua portuguesa e ideias fundamentais da matemática, trilhados dentro de uma narrativa ficcional, com a participação dos estudantes durante seu desenvolvimento ao longo de um ano letivo. Desta forma, esta pesquisa buscou compreender e analisar, a partir de uma experiência metodológica de pesquisa-ação, as percepções dos alunos em relação ao trabalho do ensino da matemática com este caráter interdisciplinar, dentro de uma narrativa criada para este fim. A narrativa ficcional criada, tendo as propostas para o trabalho dos estudantes com a matemática vinculadas a ela, resultou em um maior engajamento dos estudantes com a matemática, ampliando suas percepções em relação aos temas de estudo pertencentes à matemática e uma participação mais ativa nas aulas, considerando que durante a aplicação desta pesquisa a maior parte das aulas foi conduzida de forma virtual devido a pandemia da COVID-19.In teaching aimed at the early years of elementary school, mathematics tends to be further away from interdisciplinary proposals, being more directed to calculations and less to creation, debate, discussion and reflection. This work proposed in a municipal school in São Paulo, which has an unconventional pedagogical project, based on work with study themes and groups of students, without the organization of classrooms, a practice of teaching mathematics linked to the Portuguese language, through the textual genres of the Portuguese language and fundamental ideas of mathematics, traced within a fictional narrative, with the participation of students during their development throughout an academic year. Thus, this research sought to understand and analyze, from a methodological experience of action research, the students\' perception of the work of teaching mathematics with this interdisciplinary character, within a narrative created for this purpose. The fictional narrative created, having the proposals for students\' work with mathematics linked to it, resulted in a greater engagement of students with mathematics, expanding their perceptions regarding the topics of study pertaining to mathematics and a more active participation in classes, considering that during the application of this research most of the classes were conducted virtually due to the COVID-19 pandemicBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMilani, RaquelFerrari, Flavia Moretti2022-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-24012023-104121/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-01-31T16:28:17Zoai:teses.usp.br:tde-24012023-104121Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-01-31T16:28:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vilarejo Precioso: a construção de uma narrativa interdisciplinar na condução das aulas de matemática no ensino fundamental The construction of na interdisciplinary narrative in conducting mathematics classes in elementary school. |
title |
Vilarejo Precioso: a construção de uma narrativa interdisciplinar na condução das aulas de matemática no ensino fundamental |
spellingShingle |
Vilarejo Precioso: a construção de uma narrativa interdisciplinar na condução das aulas de matemática no ensino fundamental Ferrari, Flavia Moretti Fundamental ideas Ideias fundamentais Interdisciplinaridade Interdisciplinarity Língua materna e matemática Mother tongue and mathematics Narrativa em matemática Narrative in mathematics |
title_short |
Vilarejo Precioso: a construção de uma narrativa interdisciplinar na condução das aulas de matemática no ensino fundamental |
title_full |
Vilarejo Precioso: a construção de uma narrativa interdisciplinar na condução das aulas de matemática no ensino fundamental |
title_fullStr |
Vilarejo Precioso: a construção de uma narrativa interdisciplinar na condução das aulas de matemática no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Vilarejo Precioso: a construção de uma narrativa interdisciplinar na condução das aulas de matemática no ensino fundamental |
title_sort |
Vilarejo Precioso: a construção de uma narrativa interdisciplinar na condução das aulas de matemática no ensino fundamental |
author |
Ferrari, Flavia Moretti |
author_facet |
Ferrari, Flavia Moretti |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Milani, Raquel |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferrari, Flavia Moretti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fundamental ideas Ideias fundamentais Interdisciplinaridade Interdisciplinarity Língua materna e matemática Mother tongue and mathematics Narrativa em matemática Narrative in mathematics |
topic |
Fundamental ideas Ideias fundamentais Interdisciplinaridade Interdisciplinarity Língua materna e matemática Mother tongue and mathematics Narrativa em matemática Narrative in mathematics |
description |
No ensino voltado aos anos iniciais do ensino fundamental, a matemática tende a estar mais afastada das propostas interdisciplinares, sendo mais direcionada aos cálculos e menos à criação, debate, discussão e reflexão. Este trabalho propôs em uma escola municipal de São Paulo, que tem um projeto pedagógico não convencional, baseado no trabalho com temas de estudos e grupos de estudantes, sem a organização de salas de aula, uma prática de ensino da matemática vinculado à língua portuguesa, através dos gêneros textuais da língua portuguesa e ideias fundamentais da matemática, trilhados dentro de uma narrativa ficcional, com a participação dos estudantes durante seu desenvolvimento ao longo de um ano letivo. Desta forma, esta pesquisa buscou compreender e analisar, a partir de uma experiência metodológica de pesquisa-ação, as percepções dos alunos em relação ao trabalho do ensino da matemática com este caráter interdisciplinar, dentro de uma narrativa criada para este fim. A narrativa ficcional criada, tendo as propostas para o trabalho dos estudantes com a matemática vinculadas a ela, resultou em um maior engajamento dos estudantes com a matemática, ampliando suas percepções em relação aos temas de estudo pertencentes à matemática e uma participação mais ativa nas aulas, considerando que durante a aplicação desta pesquisa a maior parte das aulas foi conduzida de forma virtual devido a pandemia da COVID-19. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-24012023-104121/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-24012023-104121/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257382369886208 |