Formulação, aplicação e avaliação de exercícios operatórios como procedimento para auxiliar o aprendizado de conceitos de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Honda, Ricardo Eidi
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-25072011-140358/
Resumo: Este trabalho relata uma investigação relacionada com o elo existente entre o processo de avaliação no ensino de Química e a aprendizagem de conceitos químicos por parte dos estudantes de Ensino Médio, tendo como metas principais: a análise de exercícios propostos em sala de aula ou em uma prova; o estudo de como tais exercícios são resolvidos pelos alunos; e a reconstrução da prática avaliativa segundo os momentos pedagógicos de Delizoicov (1991). Além disso, foram propostos exercícios operatórios (RONCA E TERZI, 1995), em que o aluno se colocava como um agente resolvedor desses problemas. Tais exercícios operatórios foram aplicados com o intuito de averiguar se ocorreu uma aprendizagem significativa por parte dos alunos. Pela análise dos dados obtidos, verificou-se que a estratégia utilizada apresentou resultados satisfatórios e os objetivos planejados foram atingidos.
id USP_083cfdca83d7a2e93e5638f1e738675a
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-25072011-140358
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Formulação, aplicação e avaliação de exercícios operatórios como procedimento para auxiliar o aprendizado de conceitos de químicaFormulation, application and assessment of operative exercises as a procedure to help the learning of chemical conceptsDelizoicovDelizoicovexercícios operatóriosexperimentos investigativosinvestigative experimentsoperative exercisesreconstrução da prática avaliativareconstruction of assessment practiceRonca and TerziRonca e TerziEste trabalho relata uma investigação relacionada com o elo existente entre o processo de avaliação no ensino de Química e a aprendizagem de conceitos químicos por parte dos estudantes de Ensino Médio, tendo como metas principais: a análise de exercícios propostos em sala de aula ou em uma prova; o estudo de como tais exercícios são resolvidos pelos alunos; e a reconstrução da prática avaliativa segundo os momentos pedagógicos de Delizoicov (1991). Além disso, foram propostos exercícios operatórios (RONCA E TERZI, 1995), em que o aluno se colocava como um agente resolvedor desses problemas. Tais exercícios operatórios foram aplicados com o intuito de averiguar se ocorreu uma aprendizagem significativa por parte dos alunos. Pela análise dos dados obtidos, verificou-se que a estratégia utilizada apresentou resultados satisfatórios e os objetivos planejados foram atingidos.This research reports an investigation related to the existing bond between the assessment process in the Chemistry teaching and the learning of chemical concepts of high school students, having as main objectives: the analysis of proposed exercises in classroom or as a test; the study of how such exercises are solved by the students; and the reconstruction of assessment practice according to the pedagogic moments of Delizoicov (1991). Also, operative exercises were proposed (RONCA and TERZI, 1995), where the student positioned himself as an solver agent of these problems. These operative exercises were applied with the objective of checking if a significant learning has or hasn\'t occurred from the students. Through the analysis of obtained data, it was found that the strategy used showed satisfactory results and the planned objectives were reached.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTorres, Bayardo BaptistaHonda, Ricardo Eidi2011-04-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-25072011-140358/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:29Zoai:teses.usp.br:tde-25072011-140358Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formulação, aplicação e avaliação de exercícios operatórios como procedimento para auxiliar o aprendizado de conceitos de química
Formulation, application and assessment of operative exercises as a procedure to help the learning of chemical concepts
title Formulação, aplicação e avaliação de exercícios operatórios como procedimento para auxiliar o aprendizado de conceitos de química
spellingShingle Formulação, aplicação e avaliação de exercícios operatórios como procedimento para auxiliar o aprendizado de conceitos de química
Honda, Ricardo Eidi
Delizoicov
Delizoicov
exercícios operatórios
experimentos investigativos
investigative experiments
operative exercises
reconstrução da prática avaliativa
reconstruction of assessment practice
Ronca and Terzi
Ronca e Terzi
title_short Formulação, aplicação e avaliação de exercícios operatórios como procedimento para auxiliar o aprendizado de conceitos de química
title_full Formulação, aplicação e avaliação de exercícios operatórios como procedimento para auxiliar o aprendizado de conceitos de química
title_fullStr Formulação, aplicação e avaliação de exercícios operatórios como procedimento para auxiliar o aprendizado de conceitos de química
title_full_unstemmed Formulação, aplicação e avaliação de exercícios operatórios como procedimento para auxiliar o aprendizado de conceitos de química
title_sort Formulação, aplicação e avaliação de exercícios operatórios como procedimento para auxiliar o aprendizado de conceitos de química
author Honda, Ricardo Eidi
author_facet Honda, Ricardo Eidi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Torres, Bayardo Baptista
dc.contributor.author.fl_str_mv Honda, Ricardo Eidi
dc.subject.por.fl_str_mv Delizoicov
Delizoicov
exercícios operatórios
experimentos investigativos
investigative experiments
operative exercises
reconstrução da prática avaliativa
reconstruction of assessment practice
Ronca and Terzi
Ronca e Terzi
topic Delizoicov
Delizoicov
exercícios operatórios
experimentos investigativos
investigative experiments
operative exercises
reconstrução da prática avaliativa
reconstruction of assessment practice
Ronca and Terzi
Ronca e Terzi
description Este trabalho relata uma investigação relacionada com o elo existente entre o processo de avaliação no ensino de Química e a aprendizagem de conceitos químicos por parte dos estudantes de Ensino Médio, tendo como metas principais: a análise de exercícios propostos em sala de aula ou em uma prova; o estudo de como tais exercícios são resolvidos pelos alunos; e a reconstrução da prática avaliativa segundo os momentos pedagógicos de Delizoicov (1991). Além disso, foram propostos exercícios operatórios (RONCA E TERZI, 1995), em que o aluno se colocava como um agente resolvedor desses problemas. Tais exercícios operatórios foram aplicados com o intuito de averiguar se ocorreu uma aprendizagem significativa por parte dos alunos. Pela análise dos dados obtidos, verificou-se que a estratégia utilizada apresentou resultados satisfatórios e os objetivos planejados foram atingidos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-25072011-140358/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-25072011-140358/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091068431433728