Formulação, aplicação e avaliação de exercícios operatórios como procedimento para auxiliar o aprendizado de conceitos de química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-25072011-140358/ |
Resumo: | Este trabalho relata uma investigação relacionada com o elo existente entre o processo de avaliação no ensino de Química e a aprendizagem de conceitos químicos por parte dos estudantes de Ensino Médio, tendo como metas principais: a análise de exercícios propostos em sala de aula ou em uma prova; o estudo de como tais exercícios são resolvidos pelos alunos; e a reconstrução da prática avaliativa segundo os momentos pedagógicos de Delizoicov (1991). Além disso, foram propostos exercícios operatórios (RONCA E TERZI, 1995), em que o aluno se colocava como um agente resolvedor desses problemas. Tais exercícios operatórios foram aplicados com o intuito de averiguar se ocorreu uma aprendizagem significativa por parte dos alunos. Pela análise dos dados obtidos, verificou-se que a estratégia utilizada apresentou resultados satisfatórios e os objetivos planejados foram atingidos. |
id |
USP_083cfdca83d7a2e93e5638f1e738675a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-25072011-140358 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Formulação, aplicação e avaliação de exercícios operatórios como procedimento para auxiliar o aprendizado de conceitos de químicaFormulation, application and assessment of operative exercises as a procedure to help the learning of chemical conceptsDelizoicovDelizoicovexercícios operatóriosexperimentos investigativosinvestigative experimentsoperative exercisesreconstrução da prática avaliativareconstruction of assessment practiceRonca and TerziRonca e TerziEste trabalho relata uma investigação relacionada com o elo existente entre o processo de avaliação no ensino de Química e a aprendizagem de conceitos químicos por parte dos estudantes de Ensino Médio, tendo como metas principais: a análise de exercícios propostos em sala de aula ou em uma prova; o estudo de como tais exercícios são resolvidos pelos alunos; e a reconstrução da prática avaliativa segundo os momentos pedagógicos de Delizoicov (1991). Além disso, foram propostos exercícios operatórios (RONCA E TERZI, 1995), em que o aluno se colocava como um agente resolvedor desses problemas. Tais exercícios operatórios foram aplicados com o intuito de averiguar se ocorreu uma aprendizagem significativa por parte dos alunos. Pela análise dos dados obtidos, verificou-se que a estratégia utilizada apresentou resultados satisfatórios e os objetivos planejados foram atingidos.This research reports an investigation related to the existing bond between the assessment process in the Chemistry teaching and the learning of chemical concepts of high school students, having as main objectives: the analysis of proposed exercises in classroom or as a test; the study of how such exercises are solved by the students; and the reconstruction of assessment practice according to the pedagogic moments of Delizoicov (1991). Also, operative exercises were proposed (RONCA and TERZI, 1995), where the student positioned himself as an solver agent of these problems. These operative exercises were applied with the objective of checking if a significant learning has or hasn\'t occurred from the students. Through the analysis of obtained data, it was found that the strategy used showed satisfactory results and the planned objectives were reached.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTorres, Bayardo BaptistaHonda, Ricardo Eidi2011-04-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-25072011-140358/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:29Zoai:teses.usp.br:tde-25072011-140358Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formulação, aplicação e avaliação de exercícios operatórios como procedimento para auxiliar o aprendizado de conceitos de química Formulation, application and assessment of operative exercises as a procedure to help the learning of chemical concepts |
title |
Formulação, aplicação e avaliação de exercícios operatórios como procedimento para auxiliar o aprendizado de conceitos de química |
spellingShingle |
Formulação, aplicação e avaliação de exercícios operatórios como procedimento para auxiliar o aprendizado de conceitos de química Honda, Ricardo Eidi Delizoicov Delizoicov exercícios operatórios experimentos investigativos investigative experiments operative exercises reconstrução da prática avaliativa reconstruction of assessment practice Ronca and Terzi Ronca e Terzi |
title_short |
Formulação, aplicação e avaliação de exercícios operatórios como procedimento para auxiliar o aprendizado de conceitos de química |
title_full |
Formulação, aplicação e avaliação de exercícios operatórios como procedimento para auxiliar o aprendizado de conceitos de química |
title_fullStr |
Formulação, aplicação e avaliação de exercícios operatórios como procedimento para auxiliar o aprendizado de conceitos de química |
title_full_unstemmed |
Formulação, aplicação e avaliação de exercícios operatórios como procedimento para auxiliar o aprendizado de conceitos de química |
title_sort |
Formulação, aplicação e avaliação de exercícios operatórios como procedimento para auxiliar o aprendizado de conceitos de química |
author |
Honda, Ricardo Eidi |
author_facet |
Honda, Ricardo Eidi |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Torres, Bayardo Baptista |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Honda, Ricardo Eidi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Delizoicov Delizoicov exercícios operatórios experimentos investigativos investigative experiments operative exercises reconstrução da prática avaliativa reconstruction of assessment practice Ronca and Terzi Ronca e Terzi |
topic |
Delizoicov Delizoicov exercícios operatórios experimentos investigativos investigative experiments operative exercises reconstrução da prática avaliativa reconstruction of assessment practice Ronca and Terzi Ronca e Terzi |
description |
Este trabalho relata uma investigação relacionada com o elo existente entre o processo de avaliação no ensino de Química e a aprendizagem de conceitos químicos por parte dos estudantes de Ensino Médio, tendo como metas principais: a análise de exercícios propostos em sala de aula ou em uma prova; o estudo de como tais exercícios são resolvidos pelos alunos; e a reconstrução da prática avaliativa segundo os momentos pedagógicos de Delizoicov (1991). Além disso, foram propostos exercícios operatórios (RONCA E TERZI, 1995), em que o aluno se colocava como um agente resolvedor desses problemas. Tais exercícios operatórios foram aplicados com o intuito de averiguar se ocorreu uma aprendizagem significativa por parte dos alunos. Pela análise dos dados obtidos, verificou-se que a estratégia utilizada apresentou resultados satisfatórios e os objetivos planejados foram atingidos. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-25072011-140358/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-25072011-140358/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809091068431433728 |