Modelo de servidor Web com conexões persistentes e carga orientada a sessão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sant'Anna Filho, Alvaro
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-29012016-144212/
Resumo: Esta tese de doutorado apresenta um modelo de servidor Web mostrando as componentes internas básicas do software servidor, representando a comunicação completa entre cliente e servidor. O modelo construído pode ser usado para avaliação de desempenho e toma como base um modelo já existente no qual são feitas uma extensão e uma modificação inéditas. As principais técnicas usadas foram a teoria das filas, parametrização do modelo, solução do modelo por simulação e a validação através de observações obtidas em experimentos controlados de laboratório. Como contribuições citam-se aqui: (i)a extensão para conexões persistentes, o que diz respeito a uma característica já padronizada no protocolo HTTP 1.1, porém não considerada no modelo base anterior; (ii) a modificação quanto à carga de chegada, vindo esta segunda contribuição a constituir duas melhorias. A carga orientada a sessão é de modelagem mais fácil e a distribuição da chegada de sessões tem representação mais fidedigna do que a distribuição da chegada de documentos, conforme considerado no modelo base.
id USP_084623384f679f1bf3b40848e66bf4bb
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-29012016-144212
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Modelo de servidor Web com conexões persistentes e carga orientada a sessãoWeb server model with persistent conections and session-oriented load.Não disponívelNot availableEsta tese de doutorado apresenta um modelo de servidor Web mostrando as componentes internas básicas do software servidor, representando a comunicação completa entre cliente e servidor. O modelo construído pode ser usado para avaliação de desempenho e toma como base um modelo já existente no qual são feitas uma extensão e uma modificação inéditas. As principais técnicas usadas foram a teoria das filas, parametrização do modelo, solução do modelo por simulação e a validação através de observações obtidas em experimentos controlados de laboratório. Como contribuições citam-se aqui: (i)a extensão para conexões persistentes, o que diz respeito a uma característica já padronizada no protocolo HTTP 1.1, porém não considerada no modelo base anterior; (ii) a modificação quanto à carga de chegada, vindo esta segunda contribuição a constituir duas melhorias. A carga orientada a sessão é de modelagem mais fácil e a distribuição da chegada de sessões tem representação mais fidedigna do que a distribuição da chegada de documentos, conforme considerado no modelo base.This doctorate thesis presents a Web server model showing basic internai software components, regarding the complete communication between client and server. The model is built from a base, already existing model in which an extension and modification are proposed. The techniques used were queueing theory, model parametrization, model solution through simulation and validation by measures obtained in controlled laboratory experiments. The main contributions are: (i) the extension for persistent connections, already a standard in HTTP 1.1, which had not been considered in the previous model; (ii) the modification of the arrival workload, bringing two improvcments. The session oriented load is more easily modeled and the distribution of session arrival has a good representation, as compared to the distribution of document arrival considered in the base model.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSantana, Marcos JoséSant'Anna Filho, Alvaro2004-11-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-29012016-144212/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:06:17Zoai:teses.usp.br:tde-29012016-144212Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:06:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelo de servidor Web com conexões persistentes e carga orientada a sessão
Web server model with persistent conections and session-oriented load.
title Modelo de servidor Web com conexões persistentes e carga orientada a sessão
spellingShingle Modelo de servidor Web com conexões persistentes e carga orientada a sessão
Sant'Anna Filho, Alvaro
Não disponível
Not available
title_short Modelo de servidor Web com conexões persistentes e carga orientada a sessão
title_full Modelo de servidor Web com conexões persistentes e carga orientada a sessão
title_fullStr Modelo de servidor Web com conexões persistentes e carga orientada a sessão
title_full_unstemmed Modelo de servidor Web com conexões persistentes e carga orientada a sessão
title_sort Modelo de servidor Web com conexões persistentes e carga orientada a sessão
author Sant'Anna Filho, Alvaro
author_facet Sant'Anna Filho, Alvaro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santana, Marcos José
dc.contributor.author.fl_str_mv Sant'Anna Filho, Alvaro
dc.subject.por.fl_str_mv Não disponível
Not available
topic Não disponível
Not available
description Esta tese de doutorado apresenta um modelo de servidor Web mostrando as componentes internas básicas do software servidor, representando a comunicação completa entre cliente e servidor. O modelo construído pode ser usado para avaliação de desempenho e toma como base um modelo já existente no qual são feitas uma extensão e uma modificação inéditas. As principais técnicas usadas foram a teoria das filas, parametrização do modelo, solução do modelo por simulação e a validação através de observações obtidas em experimentos controlados de laboratório. Como contribuições citam-se aqui: (i)a extensão para conexões persistentes, o que diz respeito a uma característica já padronizada no protocolo HTTP 1.1, porém não considerada no modelo base anterior; (ii) a modificação quanto à carga de chegada, vindo esta segunda contribuição a constituir duas melhorias. A carga orientada a sessão é de modelagem mais fácil e a distribuição da chegada de sessões tem representação mais fidedigna do que a distribuição da chegada de documentos, conforme considerado no modelo base.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-11-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-29012016-144212/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-29012016-144212/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257449690562560