Renderização interativa de câmeras virtuais a partir da integração de múltiplas câmeras esparsas por meio de homografias e decomposições planares da cena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jeferson Rodrigues da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45134/tde-24062010-153846/
Resumo: As técnicas de renderização baseadas em imagens permitem que novas visualizações de uma cena sejam geradas a partir de um conjunto de imagens, obtidas a partir de pontos de vista distintos. Pela extensão dessas técnicas para o tratamento de vídeos, podemos permitir a navegação no tempo e no espaço de uma cena obtida a partir de múltiplas câmeras. Nesse trabalho, abordamos o problema de gerar novas visualizações fotorealistas de cenas dinâmicas, com objetos móveis independentes, a partir de vídeos obtidos de múltiplas câmeras com pontos de vista distintos. Os desafios para a solução do problema envolvem a fusão das imagens das múltiplas câmeras minimizando as diferenças de brilho e cor entre elas, a detecção e extração dos objetos móveis da cena e a renderização de novas visualizações combinando um modelo estático da cena com os modelos aproximados dos objetos móveis. Além disso, é importante que novas visualizações possam ser geradas em taxas de quadro interativas de maneira a permitir que um usuário navegue com naturalidade pela cena renderizada. As aplicações dessas técnicas são diversas e incluem aplicações na área de entretenimento, como nas televisões digitais interativas que permitem que o usuário escolha o ponto de vista de filmes ou eventos esportivos, e em simulações para treinamento usando realidade virtual, onde é importante que se haja cenas realistas e reconstruídas a partir de cenas reais. Apresentamos um algoritmo para a calibração das cores capaz de minimizar a diferença de cor e brilho entre as imagens obtidas a partir de câmeras que não tiveram as cores calibradas. Além disso, descrevemos um método para a renderização interativa de novas visualizações de cenas dinâmicas capaz de gerar visualizações com qualidade semelhante à dos vídeos da cena.
id USP_086653701822d87ffa97ba44ae30b35a
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-24062010-153846
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Renderização interativa de câmeras virtuais a partir da integração de múltiplas câmeras esparsas por meio de homografias e decomposições planares da cenaInteractive virtual camera rendering from multiple sparse cameras using homographies and planar scene decompositionsfree viewpoint videomúltiplas câmeras esparsasmultiple sparse camerasreal time video and image synthesissíntese de imagem e vídeo em tempo realvídeos com visada livreAs técnicas de renderização baseadas em imagens permitem que novas visualizações de uma cena sejam geradas a partir de um conjunto de imagens, obtidas a partir de pontos de vista distintos. Pela extensão dessas técnicas para o tratamento de vídeos, podemos permitir a navegação no tempo e no espaço de uma cena obtida a partir de múltiplas câmeras. Nesse trabalho, abordamos o problema de gerar novas visualizações fotorealistas de cenas dinâmicas, com objetos móveis independentes, a partir de vídeos obtidos de múltiplas câmeras com pontos de vista distintos. Os desafios para a solução do problema envolvem a fusão das imagens das múltiplas câmeras minimizando as diferenças de brilho e cor entre elas, a detecção e extração dos objetos móveis da cena e a renderização de novas visualizações combinando um modelo estático da cena com os modelos aproximados dos objetos móveis. Além disso, é importante que novas visualizações possam ser geradas em taxas de quadro interativas de maneira a permitir que um usuário navegue com naturalidade pela cena renderizada. As aplicações dessas técnicas são diversas e incluem aplicações na área de entretenimento, como nas televisões digitais interativas que permitem que o usuário escolha o ponto de vista de filmes ou eventos esportivos, e em simulações para treinamento usando realidade virtual, onde é importante que se haja cenas realistas e reconstruídas a partir de cenas reais. Apresentamos um algoritmo para a calibração das cores capaz de minimizar a diferença de cor e brilho entre as imagens obtidas a partir de câmeras que não tiveram as cores calibradas. Além disso, descrevemos um método para a renderização interativa de novas visualizações de cenas dinâmicas capaz de gerar visualizações com qualidade semelhante à dos vídeos da cena.Image-based rendering techniques allow the synthesis of novel scene views from a set of images of the scene, acquired from different viewpoints. By extending these techniques to make use of videos, we can allow the navigation in time and space of a scene acquired by multiple cameras. In this work, we tackle the problem of generating novel photorealistic views of dynamic scenes, containing independent moving objects, from videos acquired by multiple cameras with different viewpoints. The challenges presented by the problem include the fusion of images from multiple cameras while minimizing the brightness and color differences between them, the detection and extraction of the moving objects and the rendering of novel views combining a static scene model with approximate models for the moving objects. It is also important to be able to generate novel views in interactive frame rates allowing a user to navigate and interact with the rendered scene. The applications of these techniques are diverse and include applications in the entertainment field, with interactive digital televisions that allow the user to choose the viewpoint while watching movies or sports events, and in virtual-reality training simulations, where it is important to have realistic scenes reconstructed from real scenes. We present a color calibration algorithm for minimizing the color and brightness differences between images acquired from cameras that didn\'t have their colors calibrated. We also describe a method for interactive novel view rendering of dynamic scenes that provides novel views with similar quality to the scene videos.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMorimoto, Carlos HitoshiSilva, Jeferson Rodrigues da2010-02-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45134/tde-24062010-153846/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:12Zoai:teses.usp.br:tde-24062010-153846Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Renderização interativa de câmeras virtuais a partir da integração de múltiplas câmeras esparsas por meio de homografias e decomposições planares da cena
Interactive virtual camera rendering from multiple sparse cameras using homographies and planar scene decompositions
title Renderização interativa de câmeras virtuais a partir da integração de múltiplas câmeras esparsas por meio de homografias e decomposições planares da cena
spellingShingle Renderização interativa de câmeras virtuais a partir da integração de múltiplas câmeras esparsas por meio de homografias e decomposições planares da cena
Silva, Jeferson Rodrigues da
free viewpoint video
múltiplas câmeras esparsas
multiple sparse cameras
real time video and image synthesis
síntese de imagem e vídeo em tempo real
vídeos com visada livre
title_short Renderização interativa de câmeras virtuais a partir da integração de múltiplas câmeras esparsas por meio de homografias e decomposições planares da cena
title_full Renderização interativa de câmeras virtuais a partir da integração de múltiplas câmeras esparsas por meio de homografias e decomposições planares da cena
title_fullStr Renderização interativa de câmeras virtuais a partir da integração de múltiplas câmeras esparsas por meio de homografias e decomposições planares da cena
title_full_unstemmed Renderização interativa de câmeras virtuais a partir da integração de múltiplas câmeras esparsas por meio de homografias e decomposições planares da cena
title_sort Renderização interativa de câmeras virtuais a partir da integração de múltiplas câmeras esparsas por meio de homografias e decomposições planares da cena
author Silva, Jeferson Rodrigues da
author_facet Silva, Jeferson Rodrigues da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morimoto, Carlos Hitoshi
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jeferson Rodrigues da
dc.subject.por.fl_str_mv free viewpoint video
múltiplas câmeras esparsas
multiple sparse cameras
real time video and image synthesis
síntese de imagem e vídeo em tempo real
vídeos com visada livre
topic free viewpoint video
múltiplas câmeras esparsas
multiple sparse cameras
real time video and image synthesis
síntese de imagem e vídeo em tempo real
vídeos com visada livre
description As técnicas de renderização baseadas em imagens permitem que novas visualizações de uma cena sejam geradas a partir de um conjunto de imagens, obtidas a partir de pontos de vista distintos. Pela extensão dessas técnicas para o tratamento de vídeos, podemos permitir a navegação no tempo e no espaço de uma cena obtida a partir de múltiplas câmeras. Nesse trabalho, abordamos o problema de gerar novas visualizações fotorealistas de cenas dinâmicas, com objetos móveis independentes, a partir de vídeos obtidos de múltiplas câmeras com pontos de vista distintos. Os desafios para a solução do problema envolvem a fusão das imagens das múltiplas câmeras minimizando as diferenças de brilho e cor entre elas, a detecção e extração dos objetos móveis da cena e a renderização de novas visualizações combinando um modelo estático da cena com os modelos aproximados dos objetos móveis. Além disso, é importante que novas visualizações possam ser geradas em taxas de quadro interativas de maneira a permitir que um usuário navegue com naturalidade pela cena renderizada. As aplicações dessas técnicas são diversas e incluem aplicações na área de entretenimento, como nas televisões digitais interativas que permitem que o usuário escolha o ponto de vista de filmes ou eventos esportivos, e em simulações para treinamento usando realidade virtual, onde é importante que se haja cenas realistas e reconstruídas a partir de cenas reais. Apresentamos um algoritmo para a calibração das cores capaz de minimizar a diferença de cor e brilho entre as imagens obtidas a partir de câmeras que não tiveram as cores calibradas. Além disso, descrevemos um método para a renderização interativa de novas visualizações de cenas dinâmicas capaz de gerar visualizações com qualidade semelhante à dos vídeos da cena.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45134/tde-24062010-153846/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45134/tde-24062010-153846/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091042317697024