FMMG: um framework para jogos multiplayer móveis.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kubo, Mario Massakuni
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3141/tde-08122006-163240/
Resumo: A área de jogos para dispositivos móveis vem despertando o interesse cada vez maior de diversas pessoas, seja na área acadêmica ou de empresas comerciais, principalmente quando o desafio é desenvolver jogos multiusuário. No entanto, apesar do crescimento no número de frameworks e engines, e da ampliação das pesquisas nessa área, não existe ainda uma arquitetura padrão para o desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis, devido principalmente à complexidade do problema, à grande diversidade de tipos de dispositivos móveis disponíveis no mercado e aos requisitos que diferem para cada tipo de jogo. O trabalho de pesquisa e desenvolvimento consistiu em, a partir de um estudo sobre o estado da arte e as necessidades de usuários e desenvolvedores, se desenvolver um framework para Jogos Multiplayer Móveis, denominado FMMG (Framework Mobile Multiplayer Games). Como resultado a Tese apresenta uma descrição detalhada da arquitetura do framework FMMG e dos módulos propostos, mostrando a integração entre eles, bem como as principais inovações que foram produzidas. A arquitetura do FMMG se baseia no padrão MVC (Model View Controller) e em uma estrutura de estado do jogo de acordo com os módulos preestabelecidos de gerenciamento, básico e rede. O framework resultante desta Tese visa dessa forma disponibilizar um conjunto de componentes que auxiliem na implementação de Jogos Multiplayer Móveis. Por fim, é apresentado um estudo de caso para a validação do framework desenvolvido, o qual demonstra o funcionamento dos principais recursos oferecidos.
id USP_09332c4de3ab78d37f68d5174027fc9d
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-08122006-163240
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling FMMG: um framework para jogos multiplayer móveis.FMMG: a framework for mobile multiplayer games.Electronic gamesFrameworksFrameworksGamesJogosJogos eletrônicosA área de jogos para dispositivos móveis vem despertando o interesse cada vez maior de diversas pessoas, seja na área acadêmica ou de empresas comerciais, principalmente quando o desafio é desenvolver jogos multiusuário. No entanto, apesar do crescimento no número de frameworks e engines, e da ampliação das pesquisas nessa área, não existe ainda uma arquitetura padrão para o desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis, devido principalmente à complexidade do problema, à grande diversidade de tipos de dispositivos móveis disponíveis no mercado e aos requisitos que diferem para cada tipo de jogo. O trabalho de pesquisa e desenvolvimento consistiu em, a partir de um estudo sobre o estado da arte e as necessidades de usuários e desenvolvedores, se desenvolver um framework para Jogos Multiplayer Móveis, denominado FMMG (Framework Mobile Multiplayer Games). Como resultado a Tese apresenta uma descrição detalhada da arquitetura do framework FMMG e dos módulos propostos, mostrando a integração entre eles, bem como as principais inovações que foram produzidas. A arquitetura do FMMG se baseia no padrão MVC (Model View Controller) e em uma estrutura de estado do jogo de acordo com os módulos preestabelecidos de gerenciamento, básico e rede. O framework resultante desta Tese visa dessa forma disponibilizar um conjunto de componentes que auxiliem na implementação de Jogos Multiplayer Móveis. Por fim, é apresentado um estudo de caso para a validação do framework desenvolvido, o qual demonstra o funcionamento dos principais recursos oferecidos.The branch of mobile device games has drawn increasing interest of both universities and industries, specially when it comes to the development of multiplayer games. However, despite the growing number of frameworks and engines, as well of researches in this field, no standard architecture for the development of mobile device games has been established. Such situation can be explained by the complexity of the problem, the vast diversity of mobile devices currently in the market, and the different requirements of each type of game. The research and the elaboration of this project consisted of the development of a framework for Mobile Multiplayer Games called FMMG, based on both a study of the state of art and the needs of users and developers. As a result, the thesis presents a detailed description of both the FMMG framework architecture and of the modules proposed, showing the integration between them, as well as the main innovations produced during the development of this project. The FMMG architecture is based on the MVC (Model View Controller) standard and on a state-of-game structure in accordance with the pre-established management modules: basic and network. The goal of the resulting framework presented hereby is thus to offer a set of components that assists the implementation of Mobile Multiplayer Games. Finally a case is presented to validate the framework under consideration, demonstrating the functioning of the main features available.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTori, RomeroKubo, Mario Massakuni2006-09-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3141/tde-08122006-163240/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:50Zoai:teses.usp.br:tde-08122006-163240Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv FMMG: um framework para jogos multiplayer móveis.
FMMG: a framework for mobile multiplayer games.
title FMMG: um framework para jogos multiplayer móveis.
spellingShingle FMMG: um framework para jogos multiplayer móveis.
Kubo, Mario Massakuni
Electronic games
Frameworks
Frameworks
Games
Jogos
Jogos eletrônicos
title_short FMMG: um framework para jogos multiplayer móveis.
title_full FMMG: um framework para jogos multiplayer móveis.
title_fullStr FMMG: um framework para jogos multiplayer móveis.
title_full_unstemmed FMMG: um framework para jogos multiplayer móveis.
title_sort FMMG: um framework para jogos multiplayer móveis.
author Kubo, Mario Massakuni
author_facet Kubo, Mario Massakuni
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tori, Romero
dc.contributor.author.fl_str_mv Kubo, Mario Massakuni
dc.subject.por.fl_str_mv Electronic games
Frameworks
Frameworks
Games
Jogos
Jogos eletrônicos
topic Electronic games
Frameworks
Frameworks
Games
Jogos
Jogos eletrônicos
description A área de jogos para dispositivos móveis vem despertando o interesse cada vez maior de diversas pessoas, seja na área acadêmica ou de empresas comerciais, principalmente quando o desafio é desenvolver jogos multiusuário. No entanto, apesar do crescimento no número de frameworks e engines, e da ampliação das pesquisas nessa área, não existe ainda uma arquitetura padrão para o desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis, devido principalmente à complexidade do problema, à grande diversidade de tipos de dispositivos móveis disponíveis no mercado e aos requisitos que diferem para cada tipo de jogo. O trabalho de pesquisa e desenvolvimento consistiu em, a partir de um estudo sobre o estado da arte e as necessidades de usuários e desenvolvedores, se desenvolver um framework para Jogos Multiplayer Móveis, denominado FMMG (Framework Mobile Multiplayer Games). Como resultado a Tese apresenta uma descrição detalhada da arquitetura do framework FMMG e dos módulos propostos, mostrando a integração entre eles, bem como as principais inovações que foram produzidas. A arquitetura do FMMG se baseia no padrão MVC (Model View Controller) e em uma estrutura de estado do jogo de acordo com os módulos preestabelecidos de gerenciamento, básico e rede. O framework resultante desta Tese visa dessa forma disponibilizar um conjunto de componentes que auxiliem na implementação de Jogos Multiplayer Móveis. Por fim, é apresentado um estudo de caso para a validação do framework desenvolvido, o qual demonstra o funcionamento dos principais recursos oferecidos.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-09-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3141/tde-08122006-163240/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3141/tde-08122006-163240/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256816903258112