A participação no processo de elaboração do projeto político pedagógico: das ações promovidas pela rede municipal à escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanches, Vanessa Garcia
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-02022024-163434/
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar o processo de elaboração e implementação do Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma escola da rede municipal de ensino São José do Rio Preto a partir de uma proposta de formação promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SME) no período de 2018 e 2019, tendo como foco, em particular, a participação da comunidade escolar. Considerando os objetivos propostos, optou-se por uma abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos de coleta de dados a análise documental, a observação e as entrevistas com gestores, professores, pais, funcionários e alunos da escola pesquisada. Os dados foram analisados tendo como referência o conceito de condicionantes de participação (materiais, institucionais e ideológicos), elaborados por Vitor Paro, e de qualidade negociada, desenvolvido por Anna Bondioli. No tocante à escola pesquisada, os documentos e entrevistas apontam que o processo de construção do PPP, iniciado em 2018, foi permeado por reuniões formais e informais com a comunidade escolar. O desenvolvimento do trabalho mostra que a escola, mesmo antes de ter um projeto escrito, possuía um PPP de fato, através de seus procedimentos, como a Avaliação Institucional Interna, utilizando os indicadores de qualidade, desenvolvida desde 2012. Com relação aos condicionantes que limitam a participação da comunidade na gestão escolar, merecem destaque: a) condicionantes materiais: contratos precários e rotatividade dos docentes e especialistas, não cumprimento da regra legal de um terço da jornada docente para atividades extraclasse de planejamento e avaliação; b) condicionantes institucionais: embora na rede o cargo de diretor seja preenchido por concurso público, o fato de haver na escola pesquisada uma diretora substituta escolhida pelo Conselho de Escola mostrou-se um fator importante de estímulo à participação; c) condicionantes ideológicos: na escola pesquisada não foram encontrados aspectos intensos desses condicionantes, embora ainda esteja presente a ideia de participação da comunidade escolar como mecanismo para resolver os problemas do cotidiano e nem sempre como poder de decisão. Por fim, são feitas algumas sugestões no sentido de fortalecer a gestão democrática conferindo maior participação da comunidade na escola.
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spelling A participação no processo de elaboração do projeto político pedagógico: das ações promovidas pela rede municipal à escolaParticipation in the process of preparing the pedagogical political project: from actions promoted by the municipal network to the schoolCondicionantes de participaçãoDemocratic managementGestão democráticaNegotiated qualityParticipation conditionsPedagogical political projectProjeto político pedagógicoQualidade negociadaEsta pesquisa teve como objetivo analisar o processo de elaboração e implementação do Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma escola da rede municipal de ensino São José do Rio Preto a partir de uma proposta de formação promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SME) no período de 2018 e 2019, tendo como foco, em particular, a participação da comunidade escolar. Considerando os objetivos propostos, optou-se por uma abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos de coleta de dados a análise documental, a observação e as entrevistas com gestores, professores, pais, funcionários e alunos da escola pesquisada. Os dados foram analisados tendo como referência o conceito de condicionantes de participação (materiais, institucionais e ideológicos), elaborados por Vitor Paro, e de qualidade negociada, desenvolvido por Anna Bondioli. No tocante à escola pesquisada, os documentos e entrevistas apontam que o processo de construção do PPP, iniciado em 2018, foi permeado por reuniões formais e informais com a comunidade escolar. O desenvolvimento do trabalho mostra que a escola, mesmo antes de ter um projeto escrito, possuía um PPP de fato, através de seus procedimentos, como a Avaliação Institucional Interna, utilizando os indicadores de qualidade, desenvolvida desde 2012. Com relação aos condicionantes que limitam a participação da comunidade na gestão escolar, merecem destaque: a) condicionantes materiais: contratos precários e rotatividade dos docentes e especialistas, não cumprimento da regra legal de um terço da jornada docente para atividades extraclasse de planejamento e avaliação; b) condicionantes institucionais: embora na rede o cargo de diretor seja preenchido por concurso público, o fato de haver na escola pesquisada uma diretora substituta escolhida pelo Conselho de Escola mostrou-se um fator importante de estímulo à participação; c) condicionantes ideológicos: na escola pesquisada não foram encontrados aspectos intensos desses condicionantes, embora ainda esteja presente a ideia de participação da comunidade escolar como mecanismo para resolver os problemas do cotidiano e nem sempre como poder de decisão. Por fim, são feitas algumas sugestões no sentido de fortalecer a gestão democrática conferindo maior participação da comunidade na escola.This research aimed to analyze the process of elaboration and implementation of the Political Pedagogical Project (PPP) of a school in the São José do Rio Preto municipal education network based on a training proposal promoted by the Municipal Department of Education (SME) in the period 2018 and 2019, focusing, in particular, on the participation of the school community. Considering the proposed objectives, a qualitative approach was chosen, using document analysis, observation and interviews with managers, teachers, parents, employees and school students as data collection instruments. The data were developed with reference to the concept of participation conditions (material, institutional and ideological), developed by Vitor Paro, and negotiated quality, developed by Anna Bondioli. Regarding the school research, the documents and interviews indicate that the PPP construction process, which began in 2018, was permeated by formal and informal meetings with the school community. The development of the work shows that the school, even before having a written project, actually had a PPP, through its procedures, such as the Internal Institutional Assessment, using quality indicators, developed since 2012. Regarding the conditions that limit community participation in school management, the following are worth highlighting: a) conditioning materials: precarious contracts and turnover of teachers and specialists, non-compliance with the legal rule of one third of the teaching day for extra-class planning and evaluation activities; b) institutional conditions: although in the network the position of director is filled through a public competition, the fact that there is a replacement director in the researched school chosen by the School Council proved to be an important factor in encouraging participation; c) ideological constraints: in the school researched, no intense aspects of these constraints were found, although the idea of participation of the school community as a mechanism to solve everyday problems and not always as decision-making power is still present. Finally, some suggestions are made to strengthen democratic management by providing greater community participation in the school.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPinto, Jose Marcelino de RezendeSanches, Vanessa Garcia2023-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-02022024-163434/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-03-06T14:15:03Zoai:teses.usp.br:tde-02022024-163434Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-03-06T14:15:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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