O desordenamento do olhar e o sublime negativo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-19032024-132343/ |
Resumo: | Esta dissertação se propõe a analisar o motivo pelo qual imagens de violência nos causam uma certa anestesia Estética que dificulta a crítica a respeito destas violências. Para tanto, parto de uma análise da imagem como ferramenta de poder, passando para o conceito de visualidade de Nicholas Mirzoeff, analisado sob a perspectiva das instâncias comunicacionais propostas por Eugênio Bucci. A isto se segue uma análise de diferentes teorias imagéticas, encabeçadas por Norval Baitello Júnior, Hans Belting e Marie-José Mondzain. Finalizo com uma aproximação dessas teorias todas à luz de uma análise da Estética de Arnold Berleant e do sublime segundo conceituado por Edmund Burke, fechando assim a fundamentação do argumento final desta dissertação, uma vez que o conceito de sublime está embasado na Estética. |
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O desordenamento do olhar e o sublime negativoThe disarrangement of the look and the negative sublimeAestheticEstéticaImagensImagesImageticImagéticaNegative sublimeSublimeSublimeSublime negativoViolenceViolênciaEsta dissertação se propõe a analisar o motivo pelo qual imagens de violência nos causam uma certa anestesia Estética que dificulta a crítica a respeito destas violências. Para tanto, parto de uma análise da imagem como ferramenta de poder, passando para o conceito de visualidade de Nicholas Mirzoeff, analisado sob a perspectiva das instâncias comunicacionais propostas por Eugênio Bucci. A isto se segue uma análise de diferentes teorias imagéticas, encabeçadas por Norval Baitello Júnior, Hans Belting e Marie-José Mondzain. Finalizo com uma aproximação dessas teorias todas à luz de uma análise da Estética de Arnold Berleant e do sublime segundo conceituado por Edmund Burke, fechando assim a fundamentação do argumento final desta dissertação, uma vez que o conceito de sublime está embasado na Estética.This work intends to analyze the reason why images of violence cause us a certain aesthetic anesthesia that hinders critical engagement towards these violences. To do so, I start with an analysis of images as a tool of power. Then the Nicholas Mirzoeff concept of visuality was approached, analyzed and debated through the perspective of the communicational instances, a theory postulated by Eugênio Bucci. This percourse comprehends the first and second parts of the present work. The third and fourth parts study the imagetic theories of Norval Baitello Júnior, Hans Belting and Marie-José Mondzain together with aesthetic analyses based on Arnold Berleant and in the concept of sublime by Edmund Burke.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVicente, EduardoRibeiro, Bernardo Jardim2023-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-19032024-132343/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-03-19T17:13:02Zoai:teses.usp.br:tde-19032024-132343Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-03-19T17:13:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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