Aplicação veicular da manutenção centrada em confiabilidade.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3149/tde-26122014-181230/ |
Resumo: | Estudos têm sido conduzidos para a implantação da Manutenção Centrada em Confiabilidade em sistemas complexos, seja com o intuito de aumentar a segurança das pessoas envolvidas e do meio ambiente ao redor das instalações, seja com o intuito de diminuir os custos de manutenção envolvidos. Tem destaque nestes estudos o inicial com a implantação em aeronaves da aviação civil e militar, a indústria espacial e também as instalações nas plantas de geração de energia elétrica, especialmente as movidas à energia nuclear. Este trabalho foi conduzido para implantar o sistema de Manutenção Centrada em Confiabilidade na área veicular, especialmente em frotas sob controle e de determinados veículos que trafegam em locais inóspitos e de difícil acesso para resgate em caso de falha. Um levantamento estatístico foi executado e a vida útil da bomba de água no estudo de caso foi determinada, sendo recomendada uma inspeção nas mesmas. A conclusão a que se chegou é de que é sim possível, em determinados componentes, implantar a Manutenção Centrada em Confiabilidade, realizando-se a análise de vida e a especificação de um tempo correto para a inspeção e troca do componente antes de sua falha, que pode ser crítica, trazendo prejuízos a outras partes dos veículos. |
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Aplicação veicular da manutenção centrada em confiabilidade.Vehicular application of reliability centered maintenance.Manutenção Centrada em Confiabilidade (Aplicações)Reliability Centered Maintenance (Aplications)VehiclesVeículosEstudos têm sido conduzidos para a implantação da Manutenção Centrada em Confiabilidade em sistemas complexos, seja com o intuito de aumentar a segurança das pessoas envolvidas e do meio ambiente ao redor das instalações, seja com o intuito de diminuir os custos de manutenção envolvidos. Tem destaque nestes estudos o inicial com a implantação em aeronaves da aviação civil e militar, a indústria espacial e também as instalações nas plantas de geração de energia elétrica, especialmente as movidas à energia nuclear. Este trabalho foi conduzido para implantar o sistema de Manutenção Centrada em Confiabilidade na área veicular, especialmente em frotas sob controle e de determinados veículos que trafegam em locais inóspitos e de difícil acesso para resgate em caso de falha. Um levantamento estatístico foi executado e a vida útil da bomba de água no estudo de caso foi determinada, sendo recomendada uma inspeção nas mesmas. A conclusão a que se chegou é de que é sim possível, em determinados componentes, implantar a Manutenção Centrada em Confiabilidade, realizando-se a análise de vida e a especificação de um tempo correto para a inspeção e troca do componente antes de sua falha, que pode ser crítica, trazendo prejuízos a outras partes dos veículos.Studies have been conducted for the implementation of Reliability Centered Maintenance in complex systems, is aiming to increase the safety of those involved and environment around the facility, either in order to reduce maintenance costs involved. These studies have highlighted the initial deployment in airplanes of civilian and military aviation, space industry and also in the plants to generate electricity, especially those powered by nuclear energy. This study was conducted to establish the Reliability Centered Maintenance system in the vehicle area, especially in fleets under control and certain vehicles that travel in places inhospitable and inaccessible for rescue in case of a failure. A statistical survey was performed and the useful life of water pump in the case study has been determined and recommended an inspection in them. The conclusion is that it is indeed possible in certain components, deploy the Reliability Centered Maintenance, performing the age exploration and the specification of a correct time for inspection and replacement of the component before its failure, which can be critical, causing damages to other vehicle parts.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMassarani, MarceloMoreira, Luiz Antonio Corvello Fraga2010-08-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3149/tde-26122014-181230/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:56Zoai:teses.usp.br:tde-26122014-181230Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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