"Curso técnico de enfermagem: uma trajetória histórica e legal - 1948 a 1973"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7131/tde-31012006-111530/ |
Resumo: | Até o presente momento, estudos sobre o perfil dos técnicos de enfermagem, assim como sobre sua inclusão na equipe de enfermagem, são em número muito reduzido. Isso nos motivou a desenvolver esta pesquisa, de natureza descritiva e de caráter histórico-social, com os objetivos de: levantar e analisar os atos legais relacionados à formação e ao exercício profissional do técnico de enfermagem, resgatar as origens e os motivos para a criação de cursos de formação em nível técnico no Brasil e descrever a trajetória histórica da implementação dos primeiros cursos dessa natureza no Rio de Janeiro e em São Paulo; no período de 1948 a 1973. Para tanto buscamos coletar, organizar e examinar a legislação pertinente, relativa à sua criação e às transformações experimentadas na sua implementação, e análises publicadas por pesquisadores renomados e representativos da Enfermagem Brasileira. O referencial teórico de análise utilizado foi o da teoria dos campos, de Pierre Bourdieu, que facilitou a compreensão dessa trajetória ao tornar possível a definição de alguns objetos de disputas e interesses específicos no território do ensino e do exercício das profissões de Enfermagem. A análise dos achados evidenciou novos motivos aparentemente adjacentes, porém os consideramos causais em relação aos rumos tomados e às condições alcançadas pelo curso e pelo profissional técnico de enfermagem. O curso, ao se tornar realidade, a transformou, introduzindo novos agentes e novas instituições no campo. Os primeiros cursos foram emblemáticos, por significarem uma mudança de paradigma e por terem sido instrumentos da luta de poder travada no campo. |
id |
USP_09b63787524ec569b01c22ed3edaa1fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-31012006-111530 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
"Curso técnico de enfermagem: uma trajetória histórica e legal - 1948 a 1973" Course of Nursing Technician: a historical and legal trajectory 1948 to 1973Ensino médioHistória da enfermagemLegislação de enfermagemMedium levelNursing historyNursing legislationNursing techniciansTécnicos de enfermagemAté o presente momento, estudos sobre o perfil dos técnicos de enfermagem, assim como sobre sua inclusão na equipe de enfermagem, são em número muito reduzido. Isso nos motivou a desenvolver esta pesquisa, de natureza descritiva e de caráter histórico-social, com os objetivos de: levantar e analisar os atos legais relacionados à formação e ao exercício profissional do técnico de enfermagem, resgatar as origens e os motivos para a criação de cursos de formação em nível técnico no Brasil e descrever a trajetória histórica da implementação dos primeiros cursos dessa natureza no Rio de Janeiro e em São Paulo; no período de 1948 a 1973. Para tanto buscamos coletar, organizar e examinar a legislação pertinente, relativa à sua criação e às transformações experimentadas na sua implementação, e análises publicadas por pesquisadores renomados e representativos da Enfermagem Brasileira. O referencial teórico de análise utilizado foi o da teoria dos campos, de Pierre Bourdieu, que facilitou a compreensão dessa trajetória ao tornar possível a definição de alguns objetos de disputas e interesses específicos no território do ensino e do exercício das profissões de Enfermagem. A análise dos achados evidenciou novos motivos aparentemente adjacentes, porém os consideramos causais em relação aos rumos tomados e às condições alcançadas pelo curso e pelo profissional técnico de enfermagem. O curso, ao se tornar realidade, a transformou, introduzindo novos agentes e novas instituições no campo. Os primeiros cursos foram emblemáticos, por significarem uma mudança de paradigma e por terem sido instrumentos da luta de poder travada no campo.Until the present moment, studies on Nursing Technicians profile as well as the inclusion in the job market are very reduced. This has motivated us to develop this study of descriptive nature and historical-social character, with the following objectives: survey and analyze legal acts related to education and practice of the nursing technician; rescue the origins and reasons to create courses in technical level in Brazil and describe the historical trajectory related to implementation of the first courses in Rio de Janeiro and São Paulo; from 1948 to 1973. For this purpose we have searched the pertinent legislation related to the creation and the changes exprimented at their implementation, as well as published analysis by important researchers of the Brazilian Nursing. The theoretical references utilized were fro the theory of fields, by the philosopher Pierre Bourdieu, which made possible a better analysis and understanding of all trajectory, making possible the definition of some objects of dispute and specific interests related to the teaching and exercising the nursing professions. The analysis of the found materials brought out new reasons, aparently adjacent, that we took as causes of the directions and of the conditions reached by the nursing technicion course and by the professional. The course, when turned into reality, changed its own reality, introducing new agents and institutions in the field. The first courses were emblematic because they meant a change of paradigm and were instruments of the fight in the power on the field.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOguisso, TakaCaverni, Leila Maria Rissi2005-07-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7131/tde-31012006-111530/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:49Zoai:teses.usp.br:tde-31012006-111530Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
"Curso técnico de enfermagem: uma trajetória histórica e legal - 1948 a 1973" Course of Nursing Technician: a historical and legal trajectory 1948 to 1973 |
title |
"Curso técnico de enfermagem: uma trajetória histórica e legal - 1948 a 1973" |
spellingShingle |
"Curso técnico de enfermagem: uma trajetória histórica e legal - 1948 a 1973" Caverni, Leila Maria Rissi Ensino médio História da enfermagem Legislação de enfermagem Medium level Nursing history Nursing legislation Nursing technicians Técnicos de enfermagem |
title_short |
"Curso técnico de enfermagem: uma trajetória histórica e legal - 1948 a 1973" |
title_full |
"Curso técnico de enfermagem: uma trajetória histórica e legal - 1948 a 1973" |
title_fullStr |
"Curso técnico de enfermagem: uma trajetória histórica e legal - 1948 a 1973" |
title_full_unstemmed |
"Curso técnico de enfermagem: uma trajetória histórica e legal - 1948 a 1973" |
title_sort |
"Curso técnico de enfermagem: uma trajetória histórica e legal - 1948 a 1973" |
author |
Caverni, Leila Maria Rissi |
author_facet |
Caverni, Leila Maria Rissi |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oguisso, Taka |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caverni, Leila Maria Rissi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino médio História da enfermagem Legislação de enfermagem Medium level Nursing history Nursing legislation Nursing technicians Técnicos de enfermagem |
topic |
Ensino médio História da enfermagem Legislação de enfermagem Medium level Nursing history Nursing legislation Nursing technicians Técnicos de enfermagem |
description |
Até o presente momento, estudos sobre o perfil dos técnicos de enfermagem, assim como sobre sua inclusão na equipe de enfermagem, são em número muito reduzido. Isso nos motivou a desenvolver esta pesquisa, de natureza descritiva e de caráter histórico-social, com os objetivos de: levantar e analisar os atos legais relacionados à formação e ao exercício profissional do técnico de enfermagem, resgatar as origens e os motivos para a criação de cursos de formação em nível técnico no Brasil e descrever a trajetória histórica da implementação dos primeiros cursos dessa natureza no Rio de Janeiro e em São Paulo; no período de 1948 a 1973. Para tanto buscamos coletar, organizar e examinar a legislação pertinente, relativa à sua criação e às transformações experimentadas na sua implementação, e análises publicadas por pesquisadores renomados e representativos da Enfermagem Brasileira. O referencial teórico de análise utilizado foi o da teoria dos campos, de Pierre Bourdieu, que facilitou a compreensão dessa trajetória ao tornar possível a definição de alguns objetos de disputas e interesses específicos no território do ensino e do exercício das profissões de Enfermagem. A análise dos achados evidenciou novos motivos aparentemente adjacentes, porém os consideramos causais em relação aos rumos tomados e às condições alcançadas pelo curso e pelo profissional técnico de enfermagem. O curso, ao se tornar realidade, a transformou, introduzindo novos agentes e novas instituições no campo. Os primeiros cursos foram emblemáticos, por significarem uma mudança de paradigma e por terem sido instrumentos da luta de poder travada no campo. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-07-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7131/tde-31012006-111530/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7131/tde-31012006-111530/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257476000382976 |