A muitas vozes: composição como encontro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: José Pereira de Mattos Neto
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.27.2020.tde-04032021-223440
Resumo: A composição musical muitas vezes é vista como atividade baseada principalmente na elaboração intelectual de formas de organizar sons e fluxos sonoros. A partir dessa visão, compõe-se para um instrumento ideal, ou mesmo para um instrumentista ideal, com o foco no resultado estético que surge no palco. A presente pesquisa investiga uma prática composicional baseada na unicidade relacional da voz, conceito desenvolvido por Adriana Cavarero, através da ideia de encontro, como elaborada por Gilles Deleuze e Claire Parnet, colocando em jogo práticas e conceitos advindos da música, das artes cênicas, visuais e da performance. A investigação se dá pela metodologia de Pesquisa Artística, como explicada por Marília Velardi e outros, através do relato e discussão de processos criativos desenvolvidos ao longo da pesquisa. Busca-se, assim, uma prática composicional que se funde no encontro de muitas vozes.
id USP_09c7e3f5da42874f629325f9d9557a5d
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-04032021-223440
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis A muitas vozes: composição como encontro - 2020-12-14Silvio Ferraz Mello FilhoPaula Maria Aristides de Oliveira MolinariLedice Fernandes de Oliveira WeissJosé Pereira de Mattos NetoUniversidade de São PauloMúsicaUSPBR artistic research composição composition pesquisa artística voice voz A composição musical muitas vezes é vista como atividade baseada principalmente na elaboração intelectual de formas de organizar sons e fluxos sonoros. A partir dessa visão, compõe-se para um instrumento ideal, ou mesmo para um instrumentista ideal, com o foco no resultado estético que surge no palco. A presente pesquisa investiga uma prática composicional baseada na unicidade relacional da voz, conceito desenvolvido por Adriana Cavarero, através da ideia de encontro, como elaborada por Gilles Deleuze e Claire Parnet, colocando em jogo práticas e conceitos advindos da música, das artes cênicas, visuais e da performance. A investigação se dá pela metodologia de Pesquisa Artística, como explicada por Marília Velardi e outros, através do relato e discussão de processos criativos desenvolvidos ao longo da pesquisa. Busca-se, assim, uma prática composicional que se funde no encontro de muitas vozes. Musical composition often is seen as an activity mostly based in intellectual elaboration of ways to organize sounds and sonic streams. From this point of view, one composes for an ideal instrument, or even for an ideal player, focusing in aesthetic outcomes that arise at stage. This research seeks a compositional practice based on relational unicity, a concept developed by Adriana Cavarero, through the idea of meeting or encounter, as elaborated by Gilles Deleuze and Claire Parnet, combining practices and concepts from music, scenical and visual arts and performance. The investigation follows the Artistic Research methodology, as explained by Marília Velardi and others, through narrative and discussion of creative processes developed throughout the research. This way, a compositional practice grounded in a meeting of many voices is researched. https://doi.org/10.11606/D.27.2020.tde-04032021-223440info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:10:40Zoai:teses.usp.br:tde-04032021-223440Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:05:51.928546Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv A muitas vozes: composição como encontro
dc.title.alternative.en.fl_str_mv -
title A muitas vozes: composição como encontro
spellingShingle A muitas vozes: composição como encontro
José Pereira de Mattos Neto
title_short A muitas vozes: composição como encontro
title_full A muitas vozes: composição como encontro
title_fullStr A muitas vozes: composição como encontro
title_full_unstemmed A muitas vozes: composição como encontro
title_sort A muitas vozes: composição como encontro
author José Pereira de Mattos Neto
author_facet José Pereira de Mattos Neto
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silvio Ferraz Mello Filho
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Paula Maria Aristides de Oliveira Molinari
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ledice Fernandes de Oliveira Weiss
dc.contributor.author.fl_str_mv José Pereira de Mattos Neto
contributor_str_mv Silvio Ferraz Mello Filho
Paula Maria Aristides de Oliveira Molinari
Ledice Fernandes de Oliveira Weiss
description A composição musical muitas vezes é vista como atividade baseada principalmente na elaboração intelectual de formas de organizar sons e fluxos sonoros. A partir dessa visão, compõe-se para um instrumento ideal, ou mesmo para um instrumentista ideal, com o foco no resultado estético que surge no palco. A presente pesquisa investiga uma prática composicional baseada na unicidade relacional da voz, conceito desenvolvido por Adriana Cavarero, através da ideia de encontro, como elaborada por Gilles Deleuze e Claire Parnet, colocando em jogo práticas e conceitos advindos da música, das artes cênicas, visuais e da performance. A investigação se dá pela metodologia de Pesquisa Artística, como explicada por Marília Velardi e outros, através do relato e discussão de processos criativos desenvolvidos ao longo da pesquisa. Busca-se, assim, uma prática composicional que se funde no encontro de muitas vozes.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.27.2020.tde-04032021-223440
url https://doi.org/10.11606/D.27.2020.tde-04032021-223440
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Música
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502448702816256