A muitas vozes: composição como encontro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://doi.org/10.11606/D.27.2020.tde-04032021-223440 |
Resumo: | A composição musical muitas vezes é vista como atividade baseada principalmente na elaboração intelectual de formas de organizar sons e fluxos sonoros. A partir dessa visão, compõe-se para um instrumento ideal, ou mesmo para um instrumentista ideal, com o foco no resultado estético que surge no palco. A presente pesquisa investiga uma prática composicional baseada na unicidade relacional da voz, conceito desenvolvido por Adriana Cavarero, através da ideia de encontro, como elaborada por Gilles Deleuze e Claire Parnet, colocando em jogo práticas e conceitos advindos da música, das artes cênicas, visuais e da performance. A investigação se dá pela metodologia de Pesquisa Artística, como explicada por Marília Velardi e outros, através do relato e discussão de processos criativos desenvolvidos ao longo da pesquisa. Busca-se, assim, uma prática composicional que se funde no encontro de muitas vozes. |
id |
USP_09c7e3f5da42874f629325f9d9557a5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-04032021-223440 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis A muitas vozes: composição como encontro - 2020-12-14Silvio Ferraz Mello FilhoPaula Maria Aristides de Oliveira MolinariLedice Fernandes de Oliveira WeissJosé Pereira de Mattos NetoUniversidade de São PauloMúsicaUSPBR artistic research composição composition pesquisa artística voice voz A composição musical muitas vezes é vista como atividade baseada principalmente na elaboração intelectual de formas de organizar sons e fluxos sonoros. A partir dessa visão, compõe-se para um instrumento ideal, ou mesmo para um instrumentista ideal, com o foco no resultado estético que surge no palco. A presente pesquisa investiga uma prática composicional baseada na unicidade relacional da voz, conceito desenvolvido por Adriana Cavarero, através da ideia de encontro, como elaborada por Gilles Deleuze e Claire Parnet, colocando em jogo práticas e conceitos advindos da música, das artes cênicas, visuais e da performance. A investigação se dá pela metodologia de Pesquisa Artística, como explicada por Marília Velardi e outros, através do relato e discussão de processos criativos desenvolvidos ao longo da pesquisa. Busca-se, assim, uma prática composicional que se funde no encontro de muitas vozes. Musical composition often is seen as an activity mostly based in intellectual elaboration of ways to organize sounds and sonic streams. From this point of view, one composes for an ideal instrument, or even for an ideal player, focusing in aesthetic outcomes that arise at stage. This research seeks a compositional practice based on relational unicity, a concept developed by Adriana Cavarero, through the idea of meeting or encounter, as elaborated by Gilles Deleuze and Claire Parnet, combining practices and concepts from music, scenical and visual arts and performance. The investigation follows the Artistic Research methodology, as explained by Marília Velardi and others, through narrative and discussion of creative processes developed throughout the research. This way, a compositional practice grounded in a meeting of many voices is researched. https://doi.org/10.11606/D.27.2020.tde-04032021-223440info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:10:40Zoai:teses.usp.br:tde-04032021-223440Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:05:51.928546Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A muitas vozes: composição como encontro |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
- |
title |
A muitas vozes: composição como encontro |
spellingShingle |
A muitas vozes: composição como encontro José Pereira de Mattos Neto |
title_short |
A muitas vozes: composição como encontro |
title_full |
A muitas vozes: composição como encontro |
title_fullStr |
A muitas vozes: composição como encontro |
title_full_unstemmed |
A muitas vozes: composição como encontro |
title_sort |
A muitas vozes: composição como encontro |
author |
José Pereira de Mattos Neto |
author_facet |
José Pereira de Mattos Neto |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silvio Ferraz Mello Filho |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Paula Maria Aristides de Oliveira Molinari |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Ledice Fernandes de Oliveira Weiss |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
José Pereira de Mattos Neto |
contributor_str_mv |
Silvio Ferraz Mello Filho Paula Maria Aristides de Oliveira Molinari Ledice Fernandes de Oliveira Weiss |
description |
A composição musical muitas vezes é vista como atividade baseada principalmente na elaboração intelectual de formas de organizar sons e fluxos sonoros. A partir dessa visão, compõe-se para um instrumento ideal, ou mesmo para um instrumentista ideal, com o foco no resultado estético que surge no palco. A presente pesquisa investiga uma prática composicional baseada na unicidade relacional da voz, conceito desenvolvido por Adriana Cavarero, através da ideia de encontro, como elaborada por Gilles Deleuze e Claire Parnet, colocando em jogo práticas e conceitos advindos da música, das artes cênicas, visuais e da performance. A investigação se dá pela metodologia de Pesquisa Artística, como explicada por Marília Velardi e outros, através do relato e discussão de processos criativos desenvolvidos ao longo da pesquisa. Busca-se, assim, uma prática composicional que se funde no encontro de muitas vozes. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-12-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.11606/D.27.2020.tde-04032021-223440 |
url |
https://doi.org/10.11606/D.27.2020.tde-04032021-223440 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Música |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
USP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1794502448702816256 |