Mineralização talcosa do Sitio Serra, município de Iguape, estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Ilson Guimarães
Data de Publicação: 1972
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/44/44995/tde-26042016-152400
Resumo: Este trabalho apresenta dados obtidos no estudo da ocorrência de Talco situada no município de Iguape, Estado de São Paulo. O levantamento geológico, na escala de 1:25.000, abrange área aproximada de 52 Km e a região é constituída de rochas pré-cambrianas cobertas parcialmente por sedimentos quaternários. O embasamento é formado predominantemente de rochas gnáissicas e, subordinadamente, granito e quartzitos. Os sedimentos, apesar da grande extensão em área, são de pequena espessura. A mineralização de Talco situa-se cerca de 9 km a SE da cidade de Juquiá e os dados obtidos sugerem estar relacionada geneticamente a rochas ultrabásicas associada a dessilicificação de rochas encaixantes que foi seguida de uma fase de silicificação. A associação mineralógica na área é composta de Clorita, Esmectita, Muscovita, Quartzo, Actinolita, Turmalina, Goetita e Córidon. Talco e Clorita são os minerais mais abundantes. Três tipos distintos de materiais talcosos foram observados: talco brando e dois outros caracterizados como de tipos esteatíticos: um associado a Clorita e outro associado a Actinolita. Aspectos geológicos, geomorfológicos e fisiográficos, relativos à região do Vale do Ribeira de Iguape, com ênfase a sua parte paulista, são apresentados. Também são feitas considerações de ordem teórica e prática, referentes a Talco, tais como mineralogia, química, tipos, usos e especificações quanto aos seus diversos empregos técno-industriais.
id USP_0a006a8e2c54f8dffde8d52633d34389
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-26042016-152400
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Mineralização talcosa do Sitio Serra, município de Iguape, estado de São PauloNot availableMineralogiaNot availableEste trabalho apresenta dados obtidos no estudo da ocorrência de Talco situada no município de Iguape, Estado de São Paulo. O levantamento geológico, na escala de 1:25.000, abrange área aproximada de 52 Km e a região é constituída de rochas pré-cambrianas cobertas parcialmente por sedimentos quaternários. O embasamento é formado predominantemente de rochas gnáissicas e, subordinadamente, granito e quartzitos. Os sedimentos, apesar da grande extensão em área, são de pequena espessura. A mineralização de Talco situa-se cerca de 9 km a SE da cidade de Juquiá e os dados obtidos sugerem estar relacionada geneticamente a rochas ultrabásicas associada a dessilicificação de rochas encaixantes que foi seguida de uma fase de silicificação. A associação mineralógica na área é composta de Clorita, Esmectita, Muscovita, Quartzo, Actinolita, Turmalina, Goetita e Córidon. Talco e Clorita são os minerais mais abundantes. Três tipos distintos de materiais talcosos foram observados: talco brando e dois outros caracterizados como de tipos esteatíticos: um associado a Clorita e outro associado a Actinolita. Aspectos geológicos, geomorfológicos e fisiográficos, relativos à região do Vale do Ribeira de Iguape, com ênfase a sua parte paulista, são apresentados. Também são feitas considerações de ordem teórica e prática, referentes a Talco, tais como mineralogia, química, tipos, usos e especificações quanto aos seus diversos empregos técno-industriais.Not availableBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPEllert, ReinholtCarvalho, Ilson Guimarães1972-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/44/44995/tde-26042016-152400reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-09T13:16:34Zoai:teses.usp.br:tde-26042016-152400Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-09T13:16:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mineralização talcosa do Sitio Serra, município de Iguape, estado de São Paulo
Not available
title Mineralização talcosa do Sitio Serra, município de Iguape, estado de São Paulo
spellingShingle Mineralização talcosa do Sitio Serra, município de Iguape, estado de São Paulo
Carvalho, Ilson Guimarães
Mineralogia
Not available
title_short Mineralização talcosa do Sitio Serra, município de Iguape, estado de São Paulo
title_full Mineralização talcosa do Sitio Serra, município de Iguape, estado de São Paulo
title_fullStr Mineralização talcosa do Sitio Serra, município de Iguape, estado de São Paulo
title_full_unstemmed Mineralização talcosa do Sitio Serra, município de Iguape, estado de São Paulo
title_sort Mineralização talcosa do Sitio Serra, município de Iguape, estado de São Paulo
author Carvalho, Ilson Guimarães
author_facet Carvalho, Ilson Guimarães
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ellert, Reinholt
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Ilson Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Mineralogia
Not available
topic Mineralogia
Not available
description Este trabalho apresenta dados obtidos no estudo da ocorrência de Talco situada no município de Iguape, Estado de São Paulo. O levantamento geológico, na escala de 1:25.000, abrange área aproximada de 52 Km e a região é constituída de rochas pré-cambrianas cobertas parcialmente por sedimentos quaternários. O embasamento é formado predominantemente de rochas gnáissicas e, subordinadamente, granito e quartzitos. Os sedimentos, apesar da grande extensão em área, são de pequena espessura. A mineralização de Talco situa-se cerca de 9 km a SE da cidade de Juquiá e os dados obtidos sugerem estar relacionada geneticamente a rochas ultrabásicas associada a dessilicificação de rochas encaixantes que foi seguida de uma fase de silicificação. A associação mineralógica na área é composta de Clorita, Esmectita, Muscovita, Quartzo, Actinolita, Turmalina, Goetita e Córidon. Talco e Clorita são os minerais mais abundantes. Três tipos distintos de materiais talcosos foram observados: talco brando e dois outros caracterizados como de tipos esteatíticos: um associado a Clorita e outro associado a Actinolita. Aspectos geológicos, geomorfológicos e fisiográficos, relativos à região do Vale do Ribeira de Iguape, com ênfase a sua parte paulista, são apresentados. Também são feitas considerações de ordem teórica e prática, referentes a Talco, tais como mineralogia, química, tipos, usos e especificações quanto aos seus diversos empregos técno-industriais.
publishDate 1972
dc.date.none.fl_str_mv 1972-11-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/44/44995/tde-26042016-152400
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/44/44995/tde-26042016-152400
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257356264538112