Limites e potencialidades da formação profissional para o enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7141/tde-23112018-133635/ |
Resumo: | Introdução: No Chile, 71% das crianças são vítimas de algum tipo de violência por seus pais. Os profissionais de saúde estão em uma posição privilegiada para poder reconhecer a dinâmica da produção da violência doméstica precocemente, no entanto, sua pesquisa ainda é baixa. Objetivos: Compreender os limites e potencialidades da formação profissional para o enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes. Métodos: investigação exploratória, descritiva, longitudinal da abordagem qualitativa e quantitativa, realizada em uma universidade católica Chilena. O referencial teórico-metodológico escolhido foi o hermenêutico-dialético. A captação e interpretação da realidade objetiva foi realizada nas dimensões estrutural, particular e singular através da coleta de documentos nacionais e internacionais. Foram realizados cinco grupos focais interdisciplinares cujos participantes foram: professores, alunos e agentes-chave ligados em seu processo de trabalho à infância, família ou sociedade. Uma análise textual foi realizada através do software IRAMUTEQ, análise do conteúdo auxiliado pelo software WebQDA e uma análise hermenêutica-dialética. Resultados: são reconhecidos os limites e potencialidades da formação profissional para o enfrentamento da violência infantil nas dimensões estrutural, particular e singular. Os elementos ideológicos e idealistas do atual sistema econômico e político, se sobrepõem aos melhores interesses das crianças no Chile, destacam-se como uma limitação. A nível particular, uma tendência das universidades para uma lógica produtivista que gera potenciais de desgaste em professores e estudantes é observado, a ideologia católica poderia tornar-se numa potencialidades pela missão para se concentrar em proteger o indivíduo. Em um nível singular, o treinamento para o confronto da violência infantil é precário, destacando a normalização e a invisibilização da violência pelos profissionais. Destaca-se potencialidades, tais como: o desenvolvimento do Trabalho Social, o treinamento ético, a promoção de um bom tratamento e a prevenção de abusos. Os professores propõem estratégias para superar as limitações identificadas, propondo mudanças no treinamento. Conclusão: A sinergia das três dimensões é reconhecido a partir de necessidades do mercado, juntamente com as metas de saúde do país que determinam os processos de produção, a organização da formação profissional para que os profissionais possan fornecer respostas a estas exigências. As competências e os conteúdos explicitados no currículo dependerão da situação histórica e cultural do país, por isso é uma construção transitória e inacabada. São potenciais elementos emancipatórios de superação: a pedagogia crítica, a formação baseada em competências, desenvolvimento de competências interdisciplinares para o enfrentamento, incorporando categorias sociológicas como gênero, geração além de classes sociais e raça / etnia. |
id |
USP_0a419dfac8962e08b4d6abb46458f964 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-23112018-133635 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Limites e potencialidades da formação profissional para o enfrentamento da violência contra crianças e adolescentesLimits and potential of professional training for confronting violence against children and adolescentsCapacitação ProfissionalChild AbuseCompetency-Based EducationEducação Baseada em CompetênciasEnfermagem em saúde coletivaProfessional TrainingPublic HealthViolenceViolência InfantilIntrodução: No Chile, 71% das crianças são vítimas de algum tipo de violência por seus pais. Os profissionais de saúde estão em uma posição privilegiada para poder reconhecer a dinâmica da produção da violência doméstica precocemente, no entanto, sua pesquisa ainda é baixa. Objetivos: Compreender os limites e potencialidades da formação profissional para o enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes. Métodos: investigação exploratória, descritiva, longitudinal da abordagem qualitativa e quantitativa, realizada em uma universidade católica Chilena. O referencial teórico-metodológico escolhido foi o hermenêutico-dialético. A captação e interpretação da realidade objetiva foi realizada nas dimensões estrutural, particular e singular através da coleta de documentos nacionais e internacionais. Foram realizados cinco grupos focais interdisciplinares cujos participantes foram: professores, alunos e agentes-chave ligados em seu processo de trabalho à infância, família ou sociedade. Uma análise textual foi realizada através do software IRAMUTEQ, análise do conteúdo auxiliado pelo software WebQDA e uma análise hermenêutica-dialética. Resultados: são reconhecidos os limites e potencialidades da formação profissional para o enfrentamento da violência infantil nas dimensões estrutural, particular e singular. Os elementos ideológicos e idealistas do atual sistema econômico e político, se sobrepõem aos melhores interesses das crianças no Chile, destacam-se como uma limitação. A nível particular, uma tendência das universidades para uma lógica produtivista que gera potenciais de desgaste em professores e estudantes é observado, a ideologia católica poderia tornar-se numa potencialidades pela missão para se concentrar em proteger o indivíduo. Em um nível singular, o treinamento para o confronto da violência infantil é precário, destacando a normalização e a invisibilização da violência pelos profissionais. Destaca-se potencialidades, tais como: o desenvolvimento do Trabalho Social, o treinamento ético, a promoção de um bom tratamento e a prevenção de abusos. Os professores propõem estratégias para superar as limitações identificadas, propondo mudanças no treinamento. Conclusão: A sinergia das três dimensões é reconhecido a partir de necessidades do mercado, juntamente com as metas de saúde do país que determinam os processos de produção, a organização da formação profissional para que os profissionais possan fornecer respostas a estas exigências. As competências e os conteúdos explicitados no currículo dependerão da situação histórica e cultural do país, por isso é uma construção transitória e inacabada. São potenciais elementos emancipatórios de superação: a pedagogia crítica, a formação baseada em competências, desenvolvimento de competências interdisciplinares para o enfrentamento, incorporando categorias sociológicas como gênero, geração além de classes sociais e raça / etnia.Introduction: In Chile, 71% of children are victims of some type of violence by their parents. Health professionals are in a privileged position to be able to recognize early the dynamics of the production of domestic violence, however, they usually are not really efficient recognizing violence abuse in children during routine health control. Additionally, research about this problem is scarce. Objectives: Understanding the limits and potential of health professional training in confrontation of violence against children and adolescents. Methods: Exploratory, descriptive, longitudinal research of qualitative and quantitative approach, carried out in a Chilean Catholic University. The theoretical-methodological referential chosen was the hermeneutic-dialectic method. The capturing and interpretation of objective reality was carried out in the structural, particular and singular dimensions through the collection of national and international documents. Five interdisciplinary focus groups were carried out whose participants were: teachers, students and key agents linked in their work process to childhood, family or society. A textual analysis using IRAMUTEQ software was performed followed by an analysis of the content using as complement the WebQDA software and finally a hermeneutic-dialectical analysis. Results: The limits and potentialities of professional trainingin the confrontation of child abuse in the structural, particular and singular dimensions are recognized. The ideological and idealist elements of the current economic and political system, which overlap the best interests of children in Chile, stand out as a limitation. At a particular level, we observe a tendency of universities to a productivist logic that generates potential for attrition in teachers and students. In this regard the Catholic ideology could help overcoming this bias, focusing in its mission on the protection of the people. At a singular level, training for the confrontation of child violence is precarious, highlighting the normalization and invisibilization of violence by professionals. Highlights potential such as: the development of Social Work, ethical training, the promotion of good treatment and prevention of abuse. Teachers propose strategies for overcoming the identified limitations by proposing changes in training. Conclusion: The synergy of the three dimensions is recognized from the needs of the market, in conjunction with the sanitary goals of the country, which will determine the productive processes, the organization of professional training, so that professionals will respond to these requirements. The competences and contents explicit in the curriculum will depend on the historical and cultural situation of the country, so it is a transitory and unfinished construction. Potential elements of overcoming the critical emancipatory pedagogy, which guide the training by competences; development of interdisciplinary competences for the coping, incorporating the sociological categories: gender, generation, social classes and race / ethnicity.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPEgry, Emiko YoshikawaSantana, Dayann Carolina Martínez2018-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7141/tde-23112018-133635/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-10T00:06:19Zoai:teses.usp.br:tde-23112018-133635Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-10T00:06:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Limites e potencialidades da formação profissional para o enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes Limits and potential of professional training for confronting violence against children and adolescents |
title |
Limites e potencialidades da formação profissional para o enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes |
spellingShingle |
Limites e potencialidades da formação profissional para o enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes Santana, Dayann Carolina Martínez Capacitação Profissional Child Abuse Competency-Based Education Educação Baseada em Competências Enfermagem em saúde coletiva Professional Training Public Health Violence Violência Infantil |
title_short |
Limites e potencialidades da formação profissional para o enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes |
title_full |
Limites e potencialidades da formação profissional para o enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes |
title_fullStr |
Limites e potencialidades da formação profissional para o enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes |
title_full_unstemmed |
Limites e potencialidades da formação profissional para o enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes |
title_sort |
Limites e potencialidades da formação profissional para o enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes |
author |
Santana, Dayann Carolina Martínez |
author_facet |
Santana, Dayann Carolina Martínez |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Egry, Emiko Yoshikawa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana, Dayann Carolina Martínez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Capacitação Profissional Child Abuse Competency-Based Education Educação Baseada em Competências Enfermagem em saúde coletiva Professional Training Public Health Violence Violência Infantil |
topic |
Capacitação Profissional Child Abuse Competency-Based Education Educação Baseada em Competências Enfermagem em saúde coletiva Professional Training Public Health Violence Violência Infantil |
description |
Introdução: No Chile, 71% das crianças são vítimas de algum tipo de violência por seus pais. Os profissionais de saúde estão em uma posição privilegiada para poder reconhecer a dinâmica da produção da violência doméstica precocemente, no entanto, sua pesquisa ainda é baixa. Objetivos: Compreender os limites e potencialidades da formação profissional para o enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes. Métodos: investigação exploratória, descritiva, longitudinal da abordagem qualitativa e quantitativa, realizada em uma universidade católica Chilena. O referencial teórico-metodológico escolhido foi o hermenêutico-dialético. A captação e interpretação da realidade objetiva foi realizada nas dimensões estrutural, particular e singular através da coleta de documentos nacionais e internacionais. Foram realizados cinco grupos focais interdisciplinares cujos participantes foram: professores, alunos e agentes-chave ligados em seu processo de trabalho à infância, família ou sociedade. Uma análise textual foi realizada através do software IRAMUTEQ, análise do conteúdo auxiliado pelo software WebQDA e uma análise hermenêutica-dialética. Resultados: são reconhecidos os limites e potencialidades da formação profissional para o enfrentamento da violência infantil nas dimensões estrutural, particular e singular. Os elementos ideológicos e idealistas do atual sistema econômico e político, se sobrepõem aos melhores interesses das crianças no Chile, destacam-se como uma limitação. A nível particular, uma tendência das universidades para uma lógica produtivista que gera potenciais de desgaste em professores e estudantes é observado, a ideologia católica poderia tornar-se numa potencialidades pela missão para se concentrar em proteger o indivíduo. Em um nível singular, o treinamento para o confronto da violência infantil é precário, destacando a normalização e a invisibilização da violência pelos profissionais. Destaca-se potencialidades, tais como: o desenvolvimento do Trabalho Social, o treinamento ético, a promoção de um bom tratamento e a prevenção de abusos. Os professores propõem estratégias para superar as limitações identificadas, propondo mudanças no treinamento. Conclusão: A sinergia das três dimensões é reconhecido a partir de necessidades do mercado, juntamente com as metas de saúde do país que determinam os processos de produção, a organização da formação profissional para que os profissionais possan fornecer respostas a estas exigências. As competências e os conteúdos explicitados no currículo dependerão da situação histórica e cultural do país, por isso é uma construção transitória e inacabada. São potenciais elementos emancipatórios de superação: a pedagogia crítica, a formação baseada em competências, desenvolvimento de competências interdisciplinares para o enfrentamento, incorporando categorias sociológicas como gênero, geração além de classes sociais e raça / etnia. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7141/tde-23112018-133635/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7141/tde-23112018-133635/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257379193749504 |