A relação entre aprendizagem organizacional e centros de excelência: um estudo no Brasil e nos Estados Unidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Larissa de Paiva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-17012019-152606/
Resumo: Este estudo visa analisar a relação entre Aprendizagem Organizacional (AO) e Centro de Excelência (CoE), através de um estudo de caso em uma multinacional do setor de Tecnologia da Informação nos Estados Unidos (matriz) e no Brasil (filial), para validar as seguintes hipóteses: a) AO afeta positivamente CoE; e b) a condição de matriz ou subsidiária afeta a relação entre a AO e CoE. Para a formação de um Centro de Excelência é fundamental ter uma estrutura de Aprendizagem Organizacional efetiva, que promova troca de competências que possam agregar valor para a empresa, e que possibilite que elas sejam compartilhadas entre as unidades da organização. Apesar da importância estratégica desses temas para alavancar a vantagem competitiva das empresas, ainda há poucos estudos na literatura acadêmica que os relacionam, havendo uma lacuna ainda maior quanto à metodologia quantitativa. Sendo assim, foi feito um estudo de caso quantitativo, com o uso de Survey, em que foram analisadas as respostas de 91 funcionários através de equações estruturais, usando o software SmartPLS. Os resultados evidenciam a influência positiva de Aprendizagem Organizacional em Centro de Excelência, sendo que há alguns subprocessos de AO que apresentaram uma alta significância nessa influência. Não foram encontradas evidências que confirmem a moderação da condição de matriz ou subsidiária nessa relação
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spelling A relação entre aprendizagem organizacional e centros de excelência: um estudo no Brasil e nos Estados UnidosThe relationship between organizational learning and centers of excellence: a case study in an American company with subsidiary in BrazilAprendizagem organizacionalCenter of ExcellenceCentro de excelênciaCompetencesCompetênciasOrganizational learningEste estudo visa analisar a relação entre Aprendizagem Organizacional (AO) e Centro de Excelência (CoE), através de um estudo de caso em uma multinacional do setor de Tecnologia da Informação nos Estados Unidos (matriz) e no Brasil (filial), para validar as seguintes hipóteses: a) AO afeta positivamente CoE; e b) a condição de matriz ou subsidiária afeta a relação entre a AO e CoE. Para a formação de um Centro de Excelência é fundamental ter uma estrutura de Aprendizagem Organizacional efetiva, que promova troca de competências que possam agregar valor para a empresa, e que possibilite que elas sejam compartilhadas entre as unidades da organização. Apesar da importância estratégica desses temas para alavancar a vantagem competitiva das empresas, ainda há poucos estudos na literatura acadêmica que os relacionam, havendo uma lacuna ainda maior quanto à metodologia quantitativa. Sendo assim, foi feito um estudo de caso quantitativo, com o uso de Survey, em que foram analisadas as respostas de 91 funcionários através de equações estruturais, usando o software SmartPLS. Os resultados evidenciam a influência positiva de Aprendizagem Organizacional em Centro de Excelência, sendo que há alguns subprocessos de AO que apresentaram uma alta significância nessa influência. Não foram encontradas evidências que confirmem a moderação da condição de matriz ou subsidiária nessa relaçãoThis study aims to analyze the relationship between Organizational Learning (OL) and Center of Excellence (CoE), through a case study in an information technology multinational in the United States (headquarters) and in Brazil (subsidiary), to validate the following hypotheses: a) OL positively affects CoE; and b) the matrix or subsidiary condition affects the relationship between OL and CoE. In order to form a Center of Excellence, it is essential to have an effective Organizational Learning structure that promotes the exchange of competences that can add value to the company and that allow them to be shared among the units of the organization. Despite the strategic importance of these themes to leverage the competitive advantage of companies, there are still few studies in the academic literature that relate them, and there is an even larger gap regarding quantitative methodology. Thus, a quantitative case study was done using Survey, in which the responses of 91 employees were analyzed through structural equations using the SmartPLS software. The results evidenced the positive influence of Organizational Learning in a Center of Excellence, and there are some subprocesses of OL that presented a high significance in this influence. No evidence was found to confirm the moderation of the condition of matrix or subsidiary in this relationBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPHourneaux Junior, FlávioAlmeida, Larissa de Paiva2018-11-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-17012019-152606/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-09T23:21:59Zoai:teses.usp.br:tde-17012019-152606Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-09T23:21:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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