Espiritualidade / religiosidade e sua relação com a saúde na percepção de estudantes de medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carriconde, Sheila Pinheiro de Godoy
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17139/tde-13072022-154302/
Resumo: A relação entre Espiritualidade/Religiosidade (E/R) e saúde compõe um campo de investigação importante para o cuidado integral, centrado no paciente. Vários estudos demonstram que existem correlações positivas e negativas da E/R dos pacientes com diversas condições de saúde e outros aspectos do comportamento. Os objetivos da pesquisa são investigar a percepção dos estudantes de medicina sobre a influência do tema E/R na saúde, descrever a religiosidade manifestada por eles e investigar as suas percepções acerca da formação acadêmica para abordagem do tema. Os dados disponíveis na literatura demonstram a necessidade de estudos locais que contemplem esse campo para compreender as especificidades de cada região do Brasil. A investigação foi feita através de um instrumento contendo questionário sociodemográfico, o instrumento DUREL, que aborda a religiosidade dos estudantes e o Questionário de Atitudes e Opiniões sobre E/R e Saúde, que levanta opiniões dos estudantes sobre a E/R e sua influência no processo saúde doença, na prática clínica e a formação acadêmica referente ao tema E/R. Os dados foram tabulados a partir de técnicas descritivas, utilizando distribuição de frequência, medidas de tendência central e variabilidade. O estudo incluiu 868 estudantes de duas universidades e 203 (23,4%) responderam. Dos 200 que concordaram com o TCLE, 62,3% são do sexo feminino, 77,3% cursam a primeira metade do curso e 69,3% estudam uma instituição particular. A maioria dos estudantes declaram-se brancos (77,4%), com renda familiar maior do que 4 salários mínimos (83,5%), católicos (30,2%), moderadamente religiosos (46,2%) e participam de algum encontro religioso ou frequentam igrejas/ templos religiosos pelo menos algumas vezes por ano (81,7%). A maioria acredita em Deus (79,4%); na vida após a morte(66,5%); que suas crenças religiosas estão por trás de sua maneira de viver (46,5%); consideram pertinente a abordagem de aspectos da E/R com os pacientes (85%). Associam o conceito de espiritualidade com \"crença em algo transcendente à matéria\" (69,3%); \"busca de sentido e significado para a vida humana\" (61,8%) e \"crença e relação com Deus\" (45,2%). Além disso, relacionam o assunto E/R principalmente com a \"humanização da medicina\" (59,0%); com uma \"saúde total/ holística\" (48,5%), e com as \"interferências do transcendente/imaterial na saúde\" (48,5%). Acreditam também que a E/R influencia muito na saúde das pessoas (81,0%), e essa influência é geralmente positiva (67,5%). Acreditam que a E/R do médico interfere no entendimento do processo saúde doença e na relação médico-paciente (79,0%). Foram apontados fatores desencorajadores para a abordagem da E/R em saúde e falta de treinamento adequado (86,0%) durante a formação acadêmica. Há uma necessidade de formação teórica dos estudantes sobre E/R e saúde para que essa abordagem seja realizada de forma oportuna e construtiva.
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Os dados disponíveis na literatura demonstram a necessidade de estudos locais que contemplem esse campo para compreender as especificidades de cada região do Brasil. A investigação foi feita através de um instrumento contendo questionário sociodemográfico, o instrumento DUREL, que aborda a religiosidade dos estudantes e o Questionário de Atitudes e Opiniões sobre E/R e Saúde, que levanta opiniões dos estudantes sobre a E/R e sua influência no processo saúde doença, na prática clínica e a formação acadêmica referente ao tema E/R. Os dados foram tabulados a partir de técnicas descritivas, utilizando distribuição de frequência, medidas de tendência central e variabilidade. O estudo incluiu 868 estudantes de duas universidades e 203 (23,4%) responderam. Dos 200 que concordaram com o TCLE, 62,3% são do sexo feminino, 77,3% cursam a primeira metade do curso e 69,3% estudam uma instituição particular. A maioria dos estudantes declaram-se brancos (77,4%), com renda familiar maior do que 4 salários mínimos (83,5%), católicos (30,2%), moderadamente religiosos (46,2%) e participam de algum encontro religioso ou frequentam igrejas/ templos religiosos pelo menos algumas vezes por ano (81,7%). A maioria acredita em Deus (79,4%); na vida após a morte(66,5%); que suas crenças religiosas estão por trás de sua maneira de viver (46,5%); consideram pertinente a abordagem de aspectos da E/R com os pacientes (85%). Associam o conceito de espiritualidade com \"crença em algo transcendente à matéria\" (69,3%); \"busca de sentido e significado para a vida humana\" (61,8%) e \"crença e relação com Deus\" (45,2%). Além disso, relacionam o assunto E/R principalmente com a \"humanização da medicina\" (59,0%); com uma \"saúde total/ holística\" (48,5%), e com as \"interferências do transcendente/imaterial na saúde\" (48,5%). Acreditam também que a E/R influencia muito na saúde das pessoas (81,0%), e essa influência é geralmente positiva (67,5%). Acreditam que a E/R do médico interfere no entendimento do processo saúde doença e na relação médico-paciente (79,0%). Foram apontados fatores desencorajadores para a abordagem da E/R em saúde e falta de treinamento adequado (86,0%) durante a formação acadêmica. Há uma necessidade de formação teórica dos estudantes sobre E/R e saúde para que essa abordagem seja realizada de forma oportuna e construtiva.The relationship between Spirituality/Religiosity (S/R) and health is an important field of investigation for comprehensive, patient-centered care. Several studies show that there are positive and negative correlations between the S/R of patients with different health conditions and other aspects of behavior. The objectives of the research are to investigate the perception of medical students about the influence of the E/R theme on health, describe the religiosity manifested by them and investigate their perceptions about the academic training to approach the theme. The data available in the literature demonstrate the need for local studies that address this field to understand the specifics of each region of Brazil. The investigation was carried out through an instrument containing a sociodemographic questionnaire, the DUREL instrument, which addresses the religiosity of students and the Questionnaire of Attitudes and Opinions on S/R and Health, which raises students\' opinions about S/R and its influence on the health-disease process, on clinical practice and on academic training related to the S/R theme. Data were tabulated using descriptive techniques, using frequency distribution, measures of central tendency and variability. The study included 868 students from two universities and 203 (23.4%) responded. Of the 200 who agreed with the TCLE, 62.3% are female, 77,3% are in the first half of the course and 69,3% are studying at a private institution. Most students declare themselves white (77,4%), with a family income greater than 4 minimum wages (83,5%), Catholic (30,2%), moderately religious (46,2%) and participate in some religious meeting or attend churches/religious temples at least a few times a year (81,7%). Most believe in God (79,4%); in life after death (66,5%); that their religious beliefs are behind their way of life (46,5%); consider it pertinent to approach aspects of S/R with patients (85%). They associate the concept of spirituality with \"belief in something transcending matter\" (69,3%); \"search for meaning and meaning for human life\" (61,8%) and \"belief and relationship with God\" (45,2%). In addition, they relate the S/R subject mainly to the \"humanization of medicine\" (59,0%); with \"total/holistic health\" (48,5%), and with the \"interferences of the transcendent/immaterial in health\" (48,5%). They also believe that S/R greatly influences people\'s health (81,0%), and this influence is generally positive (67,5%). They believe that the doctor\'s S/R interferes with the understanding of the health-disease process and the doctor-patient relationship (79,0%). the approach to S/R in health and lack of adequate training (86,0%) during academic training. There is a need for theoretical training of students on E/R and health so that this approach is carried out in a timely and constructive way.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCarvalho, Antonio Carlos Duarte deCarriconde, Sheila Pinheiro de Godoy2022-05-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17139/tde-13072022-154302/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-05T12:13:03Zoai:teses.usp.br:tde-13072022-154302Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-05T12:13:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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