Galpões logísticos na região metropolitana de São Paulo: um estudo sobre espraiamento logístico e localização.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3148/tde-06012020-113002/ |
Resumo: | A expansão populacional e territorial das metrópoles, em direção às áreas periféricas, ao longo do século XX e do início do século XXI, contribuiu em diversos locais do mundo para o surgimento de fenômenos que dificultam o planejamento urbano. Entre estes, identifica-se o espraiamento logístico na Região Metropolitana de São Paulo, que é a mudança de localização de galpões logísticos. Esta dinâmica dos novos tempos exige o equacionamento de diversos interesses, como a proximidade dos destinos das mercadorias armazenadas e à infraestrutura de transporte para o escoamento, incluída à racionalização dos custos de transporte e armazenagem. Sendo assim, fica evidente a urgência do planejamento da infraestrutura de transporte, tendo em vista o fluxo de mercadorias na região e a garantia da sustentabilidade ambiental. O principal objetivo deste estudo é verificar a ocorrência do espraiamento logístico na Região Metropolitana de São Paulo, identificando e analisando os fatores que o influenciaram. Foram coletados dados das empresas de armazenagem na Junta Comercial, e realizados os cálculos de espraiamento logístico referentes aos centros geográficos de 1992 a 2017. Os resultados revelam a intensidade do fenômeno e ajudam a compreender quais os fatores de atração mais relevantes para empresas de armazenagem em 2017, incluindo aspectos sociodemográficos, econômicos, logísticos, imobiliários e tributários. Os resultados indicam um sutil espraiamento logístico em um período mais recente, com mudança do baricentro para a direção noroeste da Região Metropolitana de São Paulo e identificou-se que as empresas estão se concentrando ainda em regiões próximas à metrópole, com custos de galpões mais baixos e servidas por rodovias. |
id |
USP_0a8fd81b80ce7dee117fc05cc356a17f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-06012020-113002 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Galpões logísticos na região metropolitana de São Paulo: um estudo sobre espraiamento logístico e localização.Logistics warehouses in São Paulo metro region: a study on logistics sprawling and location.Áreas metropolitanasArmazénsEspraiamento logísticoLogísticaLogistics sprawlingUrban logisticsWarehousingA expansão populacional e territorial das metrópoles, em direção às áreas periféricas, ao longo do século XX e do início do século XXI, contribuiu em diversos locais do mundo para o surgimento de fenômenos que dificultam o planejamento urbano. Entre estes, identifica-se o espraiamento logístico na Região Metropolitana de São Paulo, que é a mudança de localização de galpões logísticos. Esta dinâmica dos novos tempos exige o equacionamento de diversos interesses, como a proximidade dos destinos das mercadorias armazenadas e à infraestrutura de transporte para o escoamento, incluída à racionalização dos custos de transporte e armazenagem. Sendo assim, fica evidente a urgência do planejamento da infraestrutura de transporte, tendo em vista o fluxo de mercadorias na região e a garantia da sustentabilidade ambiental. O principal objetivo deste estudo é verificar a ocorrência do espraiamento logístico na Região Metropolitana de São Paulo, identificando e analisando os fatores que o influenciaram. Foram coletados dados das empresas de armazenagem na Junta Comercial, e realizados os cálculos de espraiamento logístico referentes aos centros geográficos de 1992 a 2017. Os resultados revelam a intensidade do fenômeno e ajudam a compreender quais os fatores de atração mais relevantes para empresas de armazenagem em 2017, incluindo aspectos sociodemográficos, econômicos, logísticos, imobiliários e tributários. Os resultados indicam um sutil espraiamento logístico em um período mais recente, com mudança do baricentro para a direção noroeste da Região Metropolitana de São Paulo e identificou-se que as empresas estão se concentrando ainda em regiões próximas à metrópole, com custos de galpões mais baixos e servidas por rodovias.The metropolises\' population and territorial expansion, towards the peripheral areas, throughout the twentieth century and the beginning of the twenty-first century, contributed in several places of the world to the emergence of phenomena that impact their dynamics. Among these, we identify the logistics sprawl in São Paulo Metropolitan Region, which is the location change of logistics warehouses. This new time dynamic demands the balance of several interests, such as the proximity of the destinations of their stored goods and the transportation infrastructure for the flow, including the optimization of transportation and storage costs. Thus, the urgency of transportation infrastructure planning is evident, given the flow of goods in the region and the guarantee of environmental sustainability. The main objective of this study is to verify the occurrence of logistics sprawl in São Paulo Metropolitan Region, identifying and analyzing the factors that influenced it. Warehousing companies data were collected from São Paulo Commercial Chamber website, and logistics sprawl calculations were performed for the geographic centers from 1992 to 2017. The results reveal the intensity of the phenomenon and help to understand which factors of attraction were more relevant for warehousing companies in 2017, including sociodemographic, economic, logistical, real estate, and tax aspects. The results indicate a subtle logistics sprawl during a recente period, with a shift of the barycenter to the northwest direction of São Paulo Metropolitan Region and companies are still concentrating in regions near the metropolis, with lower warehouse costs and served by highways.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVieira, José Geraldo VidalGuerin, Leonardo2019-09-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3148/tde-06012020-113002/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-01-07T14:13:02Zoai:teses.usp.br:tde-06012020-113002Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-01-07T14:13:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Galpões logísticos na região metropolitana de São Paulo: um estudo sobre espraiamento logístico e localização. Logistics warehouses in São Paulo metro region: a study on logistics sprawling and location. |
title |
Galpões logísticos na região metropolitana de São Paulo: um estudo sobre espraiamento logístico e localização. |
spellingShingle |
Galpões logísticos na região metropolitana de São Paulo: um estudo sobre espraiamento logístico e localização. Guerin, Leonardo Áreas metropolitanas Armazéns Espraiamento logístico Logística Logistics sprawling Urban logistics Warehousing |
title_short |
Galpões logísticos na região metropolitana de São Paulo: um estudo sobre espraiamento logístico e localização. |
title_full |
Galpões logísticos na região metropolitana de São Paulo: um estudo sobre espraiamento logístico e localização. |
title_fullStr |
Galpões logísticos na região metropolitana de São Paulo: um estudo sobre espraiamento logístico e localização. |
title_full_unstemmed |
Galpões logísticos na região metropolitana de São Paulo: um estudo sobre espraiamento logístico e localização. |
title_sort |
Galpões logísticos na região metropolitana de São Paulo: um estudo sobre espraiamento logístico e localização. |
author |
Guerin, Leonardo |
author_facet |
Guerin, Leonardo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vieira, José Geraldo Vidal |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guerin, Leonardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Áreas metropolitanas Armazéns Espraiamento logístico Logística Logistics sprawling Urban logistics Warehousing |
topic |
Áreas metropolitanas Armazéns Espraiamento logístico Logística Logistics sprawling Urban logistics Warehousing |
description |
A expansão populacional e territorial das metrópoles, em direção às áreas periféricas, ao longo do século XX e do início do século XXI, contribuiu em diversos locais do mundo para o surgimento de fenômenos que dificultam o planejamento urbano. Entre estes, identifica-se o espraiamento logístico na Região Metropolitana de São Paulo, que é a mudança de localização de galpões logísticos. Esta dinâmica dos novos tempos exige o equacionamento de diversos interesses, como a proximidade dos destinos das mercadorias armazenadas e à infraestrutura de transporte para o escoamento, incluída à racionalização dos custos de transporte e armazenagem. Sendo assim, fica evidente a urgência do planejamento da infraestrutura de transporte, tendo em vista o fluxo de mercadorias na região e a garantia da sustentabilidade ambiental. O principal objetivo deste estudo é verificar a ocorrência do espraiamento logístico na Região Metropolitana de São Paulo, identificando e analisando os fatores que o influenciaram. Foram coletados dados das empresas de armazenagem na Junta Comercial, e realizados os cálculos de espraiamento logístico referentes aos centros geográficos de 1992 a 2017. Os resultados revelam a intensidade do fenômeno e ajudam a compreender quais os fatores de atração mais relevantes para empresas de armazenagem em 2017, incluindo aspectos sociodemográficos, econômicos, logísticos, imobiliários e tributários. Os resultados indicam um sutil espraiamento logístico em um período mais recente, com mudança do baricentro para a direção noroeste da Região Metropolitana de São Paulo e identificou-se que as empresas estão se concentrando ainda em regiões próximas à metrópole, com custos de galpões mais baixos e servidas por rodovias. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3148/tde-06012020-113002/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3148/tde-06012020-113002/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809090432353697792 |