Otimização de formas de cascos submersos para aplicação em sistemas flutuantes.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Vinícius Leal Ferreira
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-29022024-141917/
Resumo: Uma das concepções mais recentes de sistemas flutuantes para aplicação em águas profundas é a plataforma do tipo TLP (Tension Leg Platforms). Este tipo de sistema tem como ponto crítico de projeto a fadiga em seus tendões, causada pelas forças excitantes do mar que agem no casco da plataforma. Com o intuito de minimizar esses efeitos e, assim, aumentar a viabilidade técnica e econômica deste tipo de sistema, algumas geometrias bidimensionais, otimizadas em relação às forças de difração, foram propostas na dissertação de mestrado de SIMOS (1997) para utilização como secções transversais de pontoons de plataformas. Estas secções foram geradas a partir de uma metodologia proposta por ARANHA; PINTO (1994) que é baseada numa extensão analítica do conhecido termo de inércia da fórmula de Morison, válida para toda faixa de freqüências de excitação. Esta teoria utiliza a teoria potencial e não considerou os efeitos de superfície livre e viscosos. Com o intuito de validar algumas geometrias obtidas pelo processo de síntese analítica - e verificando os efeitos não considerados inicialmente -, algumas ferramentas de análise foram utilizadas e aplicadas nas secções transversais propostas. Além da realização de experimentos, utilizou-se uma ferramenta numérica baseada em método variacional em fluido infinito e, também, o programa WAMIT, que utiliza método dos painéis. Os resultados obtidos pelas diferentes ferramentas de análise foram comparados, garantindo umaconfiabilidade nas conclusões atingidas pelo estudo.
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