Pentecostalismo, eleições e representação política no Brasil contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lacerda, Fábio
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8131/tde-02062017-103551/
Resumo: Esta tese investiga a recente mobilização política dos evangélicos no Brasil. Seu objetivo é analisar certas suposições encontradas na literatura sobre o crescimento evangélico (sobretudo pentecostal) e seu impacto político na América Latina e, em particular, no Brasil. Essas suposições dizem respeito à relação estabelecida entre político evangélico e eleitor; ao crescimento da presença evangélica nos legislativos brasileiros; à «força» eleitoral dos candidatos evangélicos e das igrejas pentecostais; e ao apoio de eleitores evangélicos a candidatos que sinalizam a mesma religião. Para realizar esse objetivo, a tese se apoia em revisão da literatura relevante, na construção de um novo banco de dados de candidaturas evangélicas para o legislativo no Brasil (1998-2014) e na realização de um experimento de survey com estudantes universitários da cidade de São Paulo. Os dados são analisados por meio de estatística descritiva, modelos de regressão OLS e logística. Os resultados revelam um quadro mais complexo sobre a atuação política evangélica do que a literatura costuma supor. As afirmações sobre a suposta atuação clientelista dos deputados evangélicos, conquanto não necessariamente equivocadas, não encontram apoio na produção de leis do estado de São Paulo. Entre 1998 e 2014, o número de candidaturas evangélicas para a Câmara dos Deputados e para as Assembleias Legislativas aumentou em termos absolutos, mas se manteve estável em termos relativos. O número de evangélicos eleitos aumentou no período, mas permanece inferior à proporção de evangélicos na população brasileira. Os deputados evangélicos são, cada vez mais, provenientes de igrejas pentecostais que adotam o modelo de representação corporativa. O apoio dessas igrejas a seus «candidatos oficiais» produz um efeito positivo sobre seu desempenho eleitoral mesmo controlando por fatores como gasto de campanha, incumbência, partido, entre outros. Porém, a despeito das suposições de apoio irrestrito dos fiéis a candidatos de suas igrejas, o sucesso eleitoral das igrejas pentecostais é menor do que se assevera. Por fim, o uso de pistas religiosas por parte de candidatos evangélicos só tem efeito positivo sobre os eleitores evangélicos condicionado ao tamanho da oferta de candidatos. Por outro lado, tem efeito negativo sobre outros grupos religiosos, sobretudo num cenário com apenas dois candidatos.
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Para realizar esse objetivo, a tese se apoia em revisão da literatura relevante, na construção de um novo banco de dados de candidaturas evangélicas para o legislativo no Brasil (1998-2014) e na realização de um experimento de survey com estudantes universitários da cidade de São Paulo. Os dados são analisados por meio de estatística descritiva, modelos de regressão OLS e logística. Os resultados revelam um quadro mais complexo sobre a atuação política evangélica do que a literatura costuma supor. As afirmações sobre a suposta atuação clientelista dos deputados evangélicos, conquanto não necessariamente equivocadas, não encontram apoio na produção de leis do estado de São Paulo. Entre 1998 e 2014, o número de candidaturas evangélicas para a Câmara dos Deputados e para as Assembleias Legislativas aumentou em termos absolutos, mas se manteve estável em termos relativos. O número de evangélicos eleitos aumentou no período, mas permanece inferior à proporção de evangélicos na população brasileira. Os deputados evangélicos são, cada vez mais, provenientes de igrejas pentecostais que adotam o modelo de representação corporativa. O apoio dessas igrejas a seus «candidatos oficiais» produz um efeito positivo sobre seu desempenho eleitoral mesmo controlando por fatores como gasto de campanha, incumbência, partido, entre outros. Porém, a despeito das suposições de apoio irrestrito dos fiéis a candidatos de suas igrejas, o sucesso eleitoral das igrejas pentecostais é menor do que se assevera. Por fim, o uso de pistas religiosas por parte de candidatos evangélicos só tem efeito positivo sobre os eleitores evangélicos condicionado ao tamanho da oferta de candidatos. Por outro lado, tem efeito negativo sobre outros grupos religiosos, sobretudo num cenário com apenas dois candidatos.This thesis investigates the recent political-electoral mobilization of Evangelicals in Brazil. Its aim is to analyze certain assumptions found in the literature on Evangelical (and specially Pentecostal) growth and its political impact in Brazil and Latin America. These assumptions concern the relationship established between Evangelical politicians and voters; the growth of Evangelical presence in Brazilian legislatures; the electoral «force» of Evangelical candidates and Pentecostal churches; and the support of Evangelical voters to candidates who signal the same religion. In order to achieve this objective, the thesis is based on a review of the relevant literature, the construction of a new database of Evangelical candidacies for the Brazilian legislatures (1998-2014) and the conducting of a survey experiment with undergraduate students from the city of São Paulo. The data are analyzed through descriptive statistics, OLS regression models and logistic regression models. The results reveal a more complex picture of Evangelical political activity than the literature usually presumes. The statements about the supposed clientelistic performance of Evangelical legislators, if not necessarily mistaken, do not find support in the law making of the state of São Paulo. Between 1998 and 2014, the number of Evangelical candidates to the Chamber of Deputies and to the Legislative Assemblies increased in absolute terms, but remained relatively stable. The number of elected Evangelicals has increased in the period, but remains below the proportion of Evangelicals in the Brazilian population. Evangelical deputies are increasingly coming from Pentecostal churches that adopt the model of corporate representation. The support of these churches to their \"official candidates\" has a positive effect on their electoral performance even if controlling for factors such as campaign spending, incumbency, party, among others. However, despite assumptions of unrestricted support from the faithful to candidates from their churches, the electoral success of Pentecostal churches is lesser than what is asserted. Finally, the use of religious cues by Evangelical candidates only has a positive effect on Evangelical voters conditioned by the size of the candidates\' offer. On the other hand, it has a negative effect on other religious groups, especially in a scenario with only two candidates.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRicci, PaoloLacerda, Fábio2017-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8131/tde-02062017-103551/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:34:08Zoai:teses.usp.br:tde-02062017-103551Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:34:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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