A contribuição da atividade Diário: Primeiras Histórias para a educação interprofissional em programa de residência multiprofissional em neonatologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yamamoto, Geni Teshima
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/108/108131/tde-23062023-102414/
Resumo: A inserção do serviço de terapia ocupacional e suas incursões no Programa de Residência Multiprofissional em Neonatologia no Hospital Municipal Maternidade Escola Dr. Mário de Moraes Altenfelder Silva Maternidade Escola Vila Nova Cachoeirinha possibilitaram a experiência de formação dos residentes na perspectiva da prática colaborativa por meio da interação interprofissional. Tal interação foi favorecida pela atividade grupal Diário: Primeiras Histórias em que mães e demais familiares foram convidados a construírem o diário de seus bebês sob a coordenação da preceptora e terapeuta ocupacional e residentes das áreas de psicologia, nutrição, enfermagem, farmácia, fonoaudiologia, serviço social e fisioterapia. Este estudo diz respeito às reflexões suscitadas pelas vivências de residentes na abordagem grupal e interprofissional que se caracterizou como uma estratégia assistencial às mulheres cujos bebês recém-nascidos necessitam de maior tempo de internação na unidade neonatal devido à prematuridade e gravidade do quadro clínico. Objetivo: Descrever e analisar as vivências de educação interprofissional em saúde dos residentes na área de neonatologia desenvolvida por meio de tecnologia assistencial que consistiu de atividade grupal com as mães de bebês internados na UTIN. Método: Abordagem qualitativa do tipo exploratória-descritiva, retrospectiva e prospectiva, realizada por meio de estudo documental das atividades e dinâmicas adotadas nas sessões grupais registradas em formulário de campo no período de agosto de 2017 a dezembro de 2019 e complementadas com entrevistas semiestruturadas, aplicadas aos residentes das áreas profissionais participantes do grupo. Os dados qualitativos foram organizados e estudados a partir da análise de conteúdo temática. Resultados: Identificou-se que 43 (quarenta e três) residentes, 73% das 7 (sete) áreas profissionais do programa participaram de 78 (setenta e oito) sessões da atividade grupal Diário: Primeiras Histórias, em que foi atendida a população composta majoritariamente por mães; 316 (trezentas e dezesseis) as quais construíram diários, não apenas para seus bebês internados, mas para seus outros filhos e familiares. Todas as áreas profissionais tiveram oportunidade de interagir no mínimo com outras três e no máximo sete profissões diferentes, sendo que o maior número de interações foi com a terapia ocupacional. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 15 (quinze) residentes e profissionais egressos: 6 (seis) psicólogos, 3 (três) nutricionistas, 2 (dois) fonoaudiólogos; 2 (dois) assistentes sociais; 1 (um) enfermeiro e 1 (um) fisioterapeuta. Todas as categorias profissionais tiveram residentes elegíveis, com exceção da farmácia. Os participantes da pesquisa foram majoritariamente do gênero feminino, solteiros, entre 25 (vinte e cinco) e 34 (trinta e quatro) anos, com tempo de graduação inferior a 2 (dois) anos, e residentes do segundo ano. Conclusões: A experiência propiciou aos residentes a vivência de prática colaborativa interprofissional e desenvolvimento de competências colaborativas, potencializando integralidade e humanização da assistência e melhoria das relações entre os residentes e entre estes e as usuárias. Enquanto produto educacional, foram desenvolvidos 2 (dois) vídeos para divulgação da atividade em grupo para as mães e residentes com conteúdo e termos diferenciados conforme o perfil dos públicos-alvo e aprimoramento da formação interprofissional.
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spelling A contribuição da atividade Diário: Primeiras Histórias para a educação interprofissional em programa de residência multiprofissional em neonatologiaThe contribution of the Diário: Primeiras Histórias activity to interprofessional education in a multiprofessional residency program in neonatologyAbordagem de tratamento interdisciplinarApproach of interdisciplinary treatmentColaboraçãoCollaborationComprehensiveness in HealthEducação InterprofissionalHumanização da assistênciaHumanization of assistanceIntegralidade em SaúdeInterprofessional EducationOccupational TherapyTerapia OcupacionalUnidades de Terapia IntensivaUnits of Intensive TherapyA inserção do serviço de terapia ocupacional e suas incursões no Programa de Residência Multiprofissional em Neonatologia no Hospital Municipal Maternidade Escola Dr. Mário de Moraes Altenfelder Silva Maternidade Escola Vila Nova Cachoeirinha possibilitaram a experiência de formação dos residentes na perspectiva da prática colaborativa por meio da interação interprofissional. Tal interação foi favorecida pela atividade grupal Diário: Primeiras Histórias em que mães e demais familiares foram convidados a construírem o diário de seus bebês sob a coordenação da preceptora e terapeuta ocupacional e residentes das áreas de psicologia, nutrição, enfermagem, farmácia, fonoaudiologia, serviço social e fisioterapia. Este estudo diz respeito às reflexões suscitadas pelas vivências de residentes na abordagem grupal e interprofissional que se caracterizou como uma estratégia assistencial às mulheres cujos bebês recém-nascidos necessitam de maior tempo de internação na unidade neonatal devido à prematuridade e gravidade do quadro clínico. Objetivo: Descrever e analisar as vivências de educação interprofissional em saúde dos residentes na área de neonatologia desenvolvida por meio de tecnologia assistencial que consistiu de atividade grupal com as mães de bebês internados na UTIN. Método: Abordagem qualitativa do tipo exploratória-descritiva, retrospectiva e prospectiva, realizada por meio de estudo documental das atividades e dinâmicas adotadas nas sessões grupais registradas em formulário de campo no período de agosto de 2017 a dezembro de 2019 e complementadas com entrevistas semiestruturadas, aplicadas aos residentes das áreas profissionais participantes do grupo. Os dados qualitativos foram organizados e estudados a partir da análise de conteúdo temática. Resultados: Identificou-se que 43 (quarenta e três) residentes, 73% das 7 (sete) áreas profissionais do programa participaram de 78 (setenta e oito) sessões da atividade grupal Diário: Primeiras Histórias, em que foi atendida a população composta majoritariamente por mães; 316 (trezentas e dezesseis) as quais construíram diários, não apenas para seus bebês internados, mas para seus outros filhos e familiares. Todas as áreas profissionais tiveram oportunidade de interagir no mínimo com outras três e no máximo sete profissões diferentes, sendo que o maior número de interações foi com a terapia ocupacional. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 15 (quinze) residentes e profissionais egressos: 6 (seis) psicólogos, 3 (três) nutricionistas, 2 (dois) fonoaudiólogos; 2 (dois) assistentes sociais; 1 (um) enfermeiro e 1 (um) fisioterapeuta. Todas as categorias profissionais tiveram residentes elegíveis, com exceção da farmácia. Os participantes da pesquisa foram majoritariamente do gênero feminino, solteiros, entre 25 (vinte e cinco) e 34 (trinta e quatro) anos, com tempo de graduação inferior a 2 (dois) anos, e residentes do segundo ano. Conclusões: A experiência propiciou aos residentes a vivência de prática colaborativa interprofissional e desenvolvimento de competências colaborativas, potencializando integralidade e humanização da assistência e melhoria das relações entre os residentes e entre estes e as usuárias. Enquanto produto educacional, foram desenvolvidos 2 (dois) vídeos para divulgação da atividade em grupo para as mães e residentes com conteúdo e termos diferenciados conforme o perfil dos públicos-alvo e aprimoramento da formação interprofissional.The insertion of the occupational therapy service and its influence into the Multiprofessional Residency Program in Neonatology at the Hospital Municipal Maternidade Escola Dr. Mário de Moraes Altenfelder Silva Maternidade Escola Vila Nova Cachoeirinha enabled residents to experience qualification through the perspective of collaborative practice and interprofessional interaction. Such synergy was favored by the group activity Diário: Primeiras Histórias, in which mothers and other family members were invited to build their infants diaries under the coordination of the preceptor and occupational therapist, and residents in the fields of psychology, nutrition, nursing, pharmacy, speech therapy, social work and physiotherapy. This study concerns the reflections from residents experiences in the group, and the interprofessional approach as a care strategy for women whose newborns require more extended hospitalization in the neonatal unit due to prematurity and severity of the clinical condition. Objective: To describe and analyze the experiences of interprofessional health education of residents in neonatology developed through assisting technology consisting of group activity with the mothers of babies admitted to the NICU (Neonatal Intensive Care Unit). Method: Exploratory-descriptive, retrospective and prospective qualitative approach, carried out through a documentary study of the activities and dynamics adopted in group sessions recorded in a field survey from August 2017 to December 2019, and complemented with semi-structured interviews, applied to residents of the professional fields participating in the group. Qualitative data were organized and studied based on thematic content analysis. Results: It was identified that 43 (forty-three) residents, (73%) of the 7 (seven) professional fields of the program. participated in 78 (seventy-eight) sessions of the group activity Diário: Primeiras Histórias, in which the population comprised mainly by mothers, 316 (three hundred and sixteen) who wrote diaries, not only for their hospitalized infants, but also their other offspring and family members. All professional fields had the opportunity to interact with at least three others and a maximum of seven different professions, with the highest number of interactions being with occupational therapy. Semi-structured interviews were conducted with 15 (fifteen) residents and former professionals, 6 (six) psychologists, 3 (three) nutritionists, 2 (two) speech therapists, 2 (two) social workers, 1 (one) nurse and 1 (one) physiotherapist. All professional categories had eligible residents except pharmacy. The research participants were primarily female, single, between 25 (twenty-five) and 34 (thirty-four) years old, with graduation time of less than 2 (two) years and second year residents. Conclusions: The study provided residents with the experience of interprofessional collaborative practice and the development of collaborative skills, enhancing comprehensiveness and humanization of care, and lastly, improving relationships among residents and patients. As an educational product, 2 (two) videos were developed to publicize the group activity for mothers and residents with differentiated content and terms according to the profile of the target audiences and improvement of interprofessional training.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPToldrá, Rosé ColomYamamoto, Geni Teshima2023-04-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/108/108131/tde-23062023-102414/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-09-21T20:58:02Zoai:teses.usp.br:tde-23062023-102414Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-09-21T20:58:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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Yamamoto, Geni Teshima
Abordagem de tratamento interdisciplinar
Approach of interdisciplinary treatment
Colaboração
Collaboration
Comprehensiveness in Health
Educação Interprofissional
Humanização da assistência
Humanization of assistance
Integralidade em Saúde
Interprofessional Education
Occupational Therapy
Terapia Ocupacional
Unidades de Terapia Intensiva
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