A construção do conteúdo de reações redox em livros didáticos da educação básica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-10122019-180334/ |
Resumo: | O livro didático figura no contexto brasileiro como um dos recursos didáticos mais presentes na escolarização básica. Isso se deve, também, pelas ações do Programa Nacional do Livro Didático que seleciona e distribui livros em todo o território nacional. Este recurso pode auxiliar o trabalho do professor em sala de aula, sobretudo nos conceitos químicos considerados difíceis de ensinar e aprender, como é o caso do conteúdo de oxirredução. Nesse sentido, realizou-se a investigação com o intuito de responder à questão: Como o conteúdo de reações redox é construído ao longo dos livros didáticos da educação básica e quais as possíveis influências nas concepções alternativas relatadas na literatura? Para responder a esta questão escolheu-se como metodologia de pesquisa a Análise de Conteúdo Temático Categorial e realizou-se três análises principais. A primeira análise consistiu em identificar nos livros didáticos de ciências do ensino fundamental I e II, e de química do ensino médio, temas pertinentes às reações redox e descrever como esse conteúdo é construído ao longo da educação básica. A segunda análise buscou compreender quais os modelos redox estão sendo utilizados na abordagem deste conteúdo, principalmente na definição destas reações. Os resultados destas duas análises permitiram inferir que a forma como os exemplos de reações redox está presente nos livros de ciências, e o modelo redox utilizado na definição destas reações, podem estar influenciando nas concepções alternativas mais relatadas na literatura. Em virtude disso, realizou-se outra análise nos livros de química do ensino médio para verificar se estes fornecem suporte ao professor no processo de ensino-aprendizagem e confronto à estas concepções. Para esta terceira análise utilizou-se o instrumento de avaliação da qualidade do livro didático criado pelo projeto 2061 que investiga a presença de setes aspectos, considerados essenciais ao trabalho do professor. Apesar das análises indicarem que a abordagem do conteúdo presente nestes livros pode causar confusão conceitual e influenciar as concepções alternativas dos alunos, apenas uma coleção de química no nível médio aborda o conteúdo de forma a auxiliar o professor no confronto destas concepções, apresentando reações redox sem a presença do oxigênio, colocando sempre as reações de oxidação e redução juntas, e discutindo a importância da eletronegatividade nos processos. Devido a isso, conclui-se a importância de novos trabalhos que investiguem o uso destes livros em sala de aula e ressaltem a importância de conhecer e trabalhar as concepções alternativas dos alunos. |
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A construção do conteúdo de reações redox em livros didáticos da educação básicaAnalysis of the construction of the content of redox reactions in basic education textbooks.concepções alternativas.misconceptions.oxirreduçãoPNLDPNLDredox reactionsO livro didático figura no contexto brasileiro como um dos recursos didáticos mais presentes na escolarização básica. Isso se deve, também, pelas ações do Programa Nacional do Livro Didático que seleciona e distribui livros em todo o território nacional. Este recurso pode auxiliar o trabalho do professor em sala de aula, sobretudo nos conceitos químicos considerados difíceis de ensinar e aprender, como é o caso do conteúdo de oxirredução. Nesse sentido, realizou-se a investigação com o intuito de responder à questão: Como o conteúdo de reações redox é construído ao longo dos livros didáticos da educação básica e quais as possíveis influências nas concepções alternativas relatadas na literatura? Para responder a esta questão escolheu-se como metodologia de pesquisa a Análise de Conteúdo Temático Categorial e realizou-se três análises principais. A primeira análise consistiu em identificar nos livros didáticos de ciências do ensino fundamental I e II, e de química do ensino médio, temas pertinentes às reações redox e descrever como esse conteúdo é construído ao longo da educação básica. A segunda análise buscou compreender quais os modelos redox estão sendo utilizados na abordagem deste conteúdo, principalmente na definição destas reações. Os resultados destas duas análises permitiram inferir que a forma como os exemplos de reações redox está presente nos livros de ciências, e o modelo redox utilizado na definição destas reações, podem estar influenciando nas concepções alternativas mais relatadas na literatura. Em virtude disso, realizou-se outra análise nos livros de química do ensino médio para verificar se estes fornecem suporte ao professor no processo de ensino-aprendizagem e confronto à estas concepções. Para esta terceira análise utilizou-se o instrumento de avaliação da qualidade do livro didático criado pelo projeto 2061 que investiga a presença de setes aspectos, considerados essenciais ao trabalho do professor. Apesar das análises indicarem que a abordagem do conteúdo presente nestes livros pode causar confusão conceitual e influenciar as concepções alternativas dos alunos, apenas uma coleção de química no nível médio aborda o conteúdo de forma a auxiliar o professor no confronto destas concepções, apresentando reações redox sem a presença do oxigênio, colocando sempre as reações de oxidação e redução juntas, e discutindo a importância da eletronegatividade nos processos. Devido a isso, conclui-se a importância de novos trabalhos que investiguem o uso destes livros em sala de aula e ressaltem a importância de conhecer e trabalhar as concepções alternativas dos alunos.The textbook appears in the Brazilian context as one of the most present didactic resources in basic education. This is due to the actions of the National Textbook Program that selects and distributes books throughout the national territory. This resource can help the work of the teacher in the classroom, especially in the chemical concepts considered difficult to teach and to learn. It is the case of redox reactions content. In this sense, this investigation was carried out in order to answer the question: How is the content of redox reactions constructed throughout the textbooks of basic education and what are the possible influences on the alternative conceptions reported in the literature? In order to answer this question, the Categorical Thematic Content Analysis was chosen as the research methodology and three main analyzes were carried out. The first analysis consisted of identifying topics relevant to the redox reactions in the textbooks of elementary and middle school and high school chemistry, and describing how this content is constructed throughout basic education. The second analysis sought to understand which redox models are being used to approach this content, mainly in the definition of these reactions. The results of these two analyzes allowed us to infer that the way in which the redox reactions are present in the science books and the redox model used in the definition of these reactions may be influencing the alternative conceptions most reported in the literature. As a result, another analysis was carried out in the high school chemistry books to verify if they provide support to the teacher in the teaching-learning process and in the confrontation with these conceptions. For this third analysis was used the instrument of evaluation of the quality of the textbook created by project 2061 that investigates the presence of seven aspects, considered essential to the work of the teacher Although the analyzes indicate that the approach of the content present in these books can cause conceptual confusion and influence the alternative conceptions of the students, it was realized that only one of the collections of textbooks for high school level approaches the content in order to help the teacher in the confrontation of these conceptions. In order to do it, this collection presents redox reactions without the presence of oxygen, always placing the oxidation and reduction reactions together, and discussing the importance of electronegativity in the processes. Due to this, we conclude the importance of new research that investigate the use of these books in the classroom and emphasize the importance of knowing and working the students\' alternative conceptions.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFernandez, CarmenArnaud, Anike Araujo2019-06-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-10122019-180334/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-12-20T18:11:01Zoai:teses.usp.br:tde-10122019-180334Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-12-20T18:11:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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