A arte mural e a prática da preservação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vera Regina Barbuy Wilhelm
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/T.16.2011.tde-23112011-162002
Resumo: Este trabalho de pesquisa é sobre a prática da preservação da arte mural, desenvolvida na cidade de São Paulo e tem como objetivo identificar as bases do pensamento preservacionista da arte mural através da análise das intervenções de profissionais atuantes na área de conservação e restauração de obras murais, que se encontram remanescentes na arquitetura paulistana. O recorte escolhido para objeto de estudo corresponde aos trabalhos de arte mural realizados no período entre 1930 e 1960, período no qual houve uma intensa produção dessa arte na cidade de São Paulo, por artistas que estiveram vinculados ao Grupo Santa Helena. Foi considerado, também, o período correspondente ao final do século XX e início do século XXI como sendo o marco das intervenções nas obras murais que coincidem com o crescimento e incentivo das atividades de conservação e restauração e da preservação da arquitetura moderna. Através desta reflexão são considerados os conceitos que orientam a preservação da arte mural do ponto de vista teórico e a sua implantação na prática da conservação e restauração. A partir das intervenções de restauro sofridas pelas obras buscou-se desenvolver uma análise e também reunir elementos que permitissem criar subsídios para diretrizes de conservação e para estabelecimento de uma futura política de preservação integrada e preventiva das obras de arte mural, que fossem adequadas à nossa realidade.
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