Efeitos de um programa de estimulação cognitiva sobre funções executivas e atividades de vida diária em idosos com doença de Parkinson: estudo piloto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Jaqueline Aparecida Alberti de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47135/tde-24022021-142035/
Resumo: A doença de Parkinson (DP) é a segunda enfermidade neurodegenerativa com maior prevalência na população e a mais comum em idosos acima de 65 anos. As funções executivas e as Atividades de Vida Diária (AVD) envolvem múltiplos tipos de processamentos cognitivos e definem o tratamento, o prognóstico, a estimativa da necessidade de suporte, e demograficamente, o planejamento de programas de cuidados institucionais, políticas sociais e de serviços. Objetivo: o presente estudo piloto visou verificar os efeitos da estimulação cognitiva sobre as atividades de vida diária de idosos com Doença de Parkinson. Métodos: foram selecionados 16 idosos com DP que frequentam a Associação Brasil Parkinson. Os participantes têm idade mínima de 60 anos, grau de escolaridade ensino fundamental completo, estadiamento da DP com a incapacidade entre as fases 1,0 (inicial) e 4,0 (avançada) de acordo com a Escala de Hoehn e Yahr e resultado negativo para demência conforme o Mini-Mental State Examination (MMSE). Os instrumentos de avaliação neuropsicológica incluíram: um protocolo de anamnese, a Escala de Estadiamento da Doença de Parkinson de Hoehn&Yahr, o Mini-Exame do Estado Mental (MMSE), a Escala de Inteligência Wechsler para Adultos (Dígitos e Vocabulário), o Teste Trilhas Coloridas, o Teste Stroop de Cores e Palavras, o Teste Wisconsin de Classificação de Cartas, a Escala Funcional de Katz e o Índice de Lawton e Brody. A estimulação cognitiva baseou-se no protocolo de Sohlberg & Mateer (2015). A análise dos dados incluiu métodos não paramétricos para análises entre grupos (teste de Mann-Whitney) e comparações para amostras pareadas (teste de Wilcoxon). Resultados: não houve diferenças significantes entre grupos ou intragrupos nas condições pré e pós estimulação cognitiva. Conclusões: o estudo piloto revelou tópicos de metodologia a serem revisados antes de se prosseguir com um estudo maior com a inclusão de mais participantes
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