Um panorama da produção feminina de quadrinhos publicados na internet no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carolina Ito Messias
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.27.2019.tde-22022019-150556
Resumo: A pesquisa partiu do levantamento das principais publicações on-line de histórias em quadrinhos feitas por mulheres no Brasil, a partir dos registros contidos nas iniciativas Lady\'s Comics (website) e Zine XXX (grupo no Facebook), que são plataformas dedicadas à divulgação de HQs femininas. Foram selecionadas oito quadrinistas e suas respectivas obras, considerando histórias contínuas, em que o mesmo enredo se desenvolve à medida que as plataformas on-line são atualizadas pelas autoras, desconsiderando publicações de tiras, cartuns, charges e histórias avulsas. São elas: Bianca Pinheiro (Bear); Brendda Costa Lima (Manual de sobrevivência à vida adulta); Cátia Ana (O diário de Virgínia); Cris Peter (Quimera); Fernanda Ferreira (Como eu realmente...); Gabriela Masson (Garota Siririca); Germana Viana (Lizzie Bordello e as Piratas do Espaço) e Lita Hayata (Bete vive). Buscou-se identificar os principais temas dessas webcomics selecionadas e situá-las entre obras ficcionais e não ficcionais, realizando uma breve comparação com as publicações de editoras brasileiras. Aplicou-se a metodologia de análise de conteúdo para identificação dos temas; entrevistas estruturadas com as autoras selecionadas, para obter os apontamentos qualitativos da amostra. Como resultados principais, identificamos que todas as webcomics são protagonizadas por personagens femininas, sete são ficcionais e uma é autobiográfica. Após comparação com as publicações de editoras brasileiras, observou-se que as histórias de não ficção (sobretudo, as autobiografias) predominam nos catálogos, quando consideramos as HQs de autoria feminina. Os resultados mostram que na internet existe maior autonomia, permitindo que as quadrinistas escapem aos filtros editoriais na produção de suas HQs. Embora exista maior independência na criação, ter uma publicação on-line não garante credibilidade e projeção às autoras, o que depende de fatores como a presença no circuito de premiações e nos eventos relacionados aos quadrinhos e interesse da mídia especializada.
id USP_0bd367764a76d518350d73728fb084b9
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-22022019-150556
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Um panorama da produção feminina de quadrinhos publicados na internet no Brasil - 2018-09-21Giulia CrippaValéria Aparecida BariEdiliane de Oliveira BoffWaldomiro de Castro Santos VergueiroCarolina Ito MessiasUniversidade de São PauloCiência da InformaçãoUSPBR Ativism Ativismo Cibercultura Ciberculture Comics História em Quadrinhos Mulheres Women A pesquisa partiu do levantamento das principais publicações on-line de histórias em quadrinhos feitas por mulheres no Brasil, a partir dos registros contidos nas iniciativas Lady\'s Comics (website) e Zine XXX (grupo no Facebook), que são plataformas dedicadas à divulgação de HQs femininas. Foram selecionadas oito quadrinistas e suas respectivas obras, considerando histórias contínuas, em que o mesmo enredo se desenvolve à medida que as plataformas on-line são atualizadas pelas autoras, desconsiderando publicações de tiras, cartuns, charges e histórias avulsas. São elas: Bianca Pinheiro (Bear); Brendda Costa Lima (Manual de sobrevivência à vida adulta); Cátia Ana (O diário de Virgínia); Cris Peter (Quimera); Fernanda Ferreira (Como eu realmente...); Gabriela Masson (Garota Siririca); Germana Viana (Lizzie Bordello e as Piratas do Espaço) e Lita Hayata (Bete vive). Buscou-se identificar os principais temas dessas webcomics selecionadas e situá-las entre obras ficcionais e não ficcionais, realizando uma breve comparação com as publicações de editoras brasileiras. Aplicou-se a metodologia de análise de conteúdo para identificação dos temas; entrevistas estruturadas com as autoras selecionadas, para obter os apontamentos qualitativos da amostra. Como resultados principais, identificamos que todas as webcomics são protagonizadas por personagens femininas, sete são ficcionais e uma é autobiográfica. Após comparação com as publicações de editoras brasileiras, observou-se que as histórias de não ficção (sobretudo, as autobiografias) predominam nos catálogos, quando consideramos as HQs de autoria feminina. Os resultados mostram que na internet existe maior autonomia, permitindo que as quadrinistas escapem aos filtros editoriais na produção de suas HQs. Embora exista maior independência na criação, ter uma publicação on-line não garante credibilidade e projeção às autoras, o que depende de fatores como a presença no circuito de premiações e nos eventos relacionados aos quadrinhos e interesse da mídia especializada. The research aimed to carry out a survey of the main online comics publications made by women in Brazil, from the records contained in the initiatives Lady\'s Comics (website) and Zine XXX (Facebook group), which are platforms dedicated to the dissemination of female comics. Eight comic artists and their respective works were selected, considering continuous histories, in which the same plot develops as the online platforms are updated by the authors, disregarding strip publications, cartoons, cartoons and single stories. They are: Bianca Pinheiro (Bear); Brendda Costa Lima (Manual de sobrevivência à vida adulta); Cátia Ana (O diário de Virgínia); Cris Peter (Quimera); Fernanda Ferreira (Como eu realmente...); Gabriela Masson (Garota Siririca); Germana Viana (Lizzie Bordello e as Piratas do Espaço) and Lita Hayata (Bete Vive). We sought to identify the main themes of the selected comics (which we chose to call \"webcomics\") and place them between fictional and nonfiction works, making a brief comparison with the publications of Brazilian publishers. The content analysis methodology was applied to identify themes and structured interviews with the selected authors, which allowed qualitative results to be obtained from the sample. As main results, we identified that all webcomics are female characters, seven are fictional and one is autobiographical. After comparison with the publications of Brazilian publishers, it was observed that non-fiction stories (especially autobiographies) predominate in catalogs, when we consider female comics. The results show that on the internet there is more autonomy, allowing comics to escape the editorial filters in the production of their comics. Although there is greater independence in the creation, having an online publication does not guarantee credibility and projection to the authors, which depends on factors such as the presence in the circuit of awards and events related to comics and interest of the specialized media. https://doi.org/10.11606/D.27.2019.tde-22022019-150556info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:50:43Zoai:teses.usp.br:tde-22022019-150556Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T13:07:15.051805Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Um panorama da produção feminina de quadrinhos publicados na internet no Brasil
dc.title.alternative.en.fl_str_mv -
title Um panorama da produção feminina de quadrinhos publicados na internet no Brasil
spellingShingle Um panorama da produção feminina de quadrinhos publicados na internet no Brasil
Carolina Ito Messias
title_short Um panorama da produção feminina de quadrinhos publicados na internet no Brasil
title_full Um panorama da produção feminina de quadrinhos publicados na internet no Brasil
title_fullStr Um panorama da produção feminina de quadrinhos publicados na internet no Brasil
title_full_unstemmed Um panorama da produção feminina de quadrinhos publicados na internet no Brasil
title_sort Um panorama da produção feminina de quadrinhos publicados na internet no Brasil
author Carolina Ito Messias
author_facet Carolina Ito Messias
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Giulia Crippa
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Valéria Aparecida Bari
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ediliane de Oliveira Boff
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Waldomiro de Castro Santos Vergueiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Carolina Ito Messias
contributor_str_mv Giulia Crippa
Valéria Aparecida Bari
Ediliane de Oliveira Boff
Waldomiro de Castro Santos Vergueiro
description A pesquisa partiu do levantamento das principais publicações on-line de histórias em quadrinhos feitas por mulheres no Brasil, a partir dos registros contidos nas iniciativas Lady\'s Comics (website) e Zine XXX (grupo no Facebook), que são plataformas dedicadas à divulgação de HQs femininas. Foram selecionadas oito quadrinistas e suas respectivas obras, considerando histórias contínuas, em que o mesmo enredo se desenvolve à medida que as plataformas on-line são atualizadas pelas autoras, desconsiderando publicações de tiras, cartuns, charges e histórias avulsas. São elas: Bianca Pinheiro (Bear); Brendda Costa Lima (Manual de sobrevivência à vida adulta); Cátia Ana (O diário de Virgínia); Cris Peter (Quimera); Fernanda Ferreira (Como eu realmente...); Gabriela Masson (Garota Siririca); Germana Viana (Lizzie Bordello e as Piratas do Espaço) e Lita Hayata (Bete vive). Buscou-se identificar os principais temas dessas webcomics selecionadas e situá-las entre obras ficcionais e não ficcionais, realizando uma breve comparação com as publicações de editoras brasileiras. Aplicou-se a metodologia de análise de conteúdo para identificação dos temas; entrevistas estruturadas com as autoras selecionadas, para obter os apontamentos qualitativos da amostra. Como resultados principais, identificamos que todas as webcomics são protagonizadas por personagens femininas, sete são ficcionais e uma é autobiográfica. Após comparação com as publicações de editoras brasileiras, observou-se que as histórias de não ficção (sobretudo, as autobiografias) predominam nos catálogos, quando consideramos as HQs de autoria feminina. Os resultados mostram que na internet existe maior autonomia, permitindo que as quadrinistas escapem aos filtros editoriais na produção de suas HQs. Embora exista maior independência na criação, ter uma publicação on-line não garante credibilidade e projeção às autoras, o que depende de fatores como a presença no circuito de premiações e nos eventos relacionados aos quadrinhos e interesse da mídia especializada.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-09-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.27.2019.tde-22022019-150556
url https://doi.org/10.11606/D.27.2019.tde-22022019-150556
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Ciência da Informação
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502960977281024