O máximo com o mínimo: leitura e escrita de microcontos como estratégia didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Alessandra de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-11062020-131600/
Resumo: O presente trabalho propõe uma reflexão sobre uma sequência didática para leitura e escrita de microcontos realizada com duas turmas de 9º ano que frequentaram uma escola municipal da periferia da Cidade Tiradentes, na cidade de São Paulo, durante o ano de 2018. Inicialmente, a dissertação discute como os documentos oficiais, que orientam o ensino, focalizam a abordagem da literatura e da leitura subjetiva para essa série. Na sequência, analisa como os alunos reagem e interpretam os microcontos lidos, construindo seu sentido através do entendimento individual e da discussão coletiva com a professora e com a turma.
id USP_0be82ae61eb361a42cee68ee13ac3097
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-11062020-131600
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O máximo com o mínimo: leitura e escrita de microcontos como estratégia didáticaThe maximum with the minimum: reading and writing micro tales as a didactic strategyBasic educationDidactic sequenceEducação básicaLeitura subjetivaMicro tales.MicrocontoSequência didáticaSubjective readingO presente trabalho propõe uma reflexão sobre uma sequência didática para leitura e escrita de microcontos realizada com duas turmas de 9º ano que frequentaram uma escola municipal da periferia da Cidade Tiradentes, na cidade de São Paulo, durante o ano de 2018. Inicialmente, a dissertação discute como os documentos oficiais, que orientam o ensino, focalizam a abordagem da literatura e da leitura subjetiva para essa série. Na sequência, analisa como os alunos reagem e interpretam os microcontos lidos, construindo seu sentido através do entendimento individual e da discussão coletiva com a professora e com a turma.The present work aims the reflection on a didactic sequence for some micro tales reading and writing classes carried out with two 9th grade students that attended a municipal school on the outskirts of Cidade Tiradentes, in the city of São Paulo, during 2018. Initially, the dissertation discusses the approach used by official documents that guide the education regarding the literature and subjective reading for these grade classes. Then, it analyzes how students react and interpret the micro tales, building their sense through individual understanding and collective discussion with the teacher and the class.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMartin, Vima Lia de RossiBarbosa, Alessandra de Oliveira2020-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-11062020-131600/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-08T11:31:02Zoai:teses.usp.br:tde-11062020-131600Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-08T11:31:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O máximo com o mínimo: leitura e escrita de microcontos como estratégia didática
The maximum with the minimum: reading and writing micro tales as a didactic strategy
title O máximo com o mínimo: leitura e escrita de microcontos como estratégia didática
spellingShingle O máximo com o mínimo: leitura e escrita de microcontos como estratégia didática
Barbosa, Alessandra de Oliveira
Basic education
Didactic sequence
Educação básica
Leitura subjetiva
Micro tales.
Microconto
Sequência didática
Subjective reading
title_short O máximo com o mínimo: leitura e escrita de microcontos como estratégia didática
title_full O máximo com o mínimo: leitura e escrita de microcontos como estratégia didática
title_fullStr O máximo com o mínimo: leitura e escrita de microcontos como estratégia didática
title_full_unstemmed O máximo com o mínimo: leitura e escrita de microcontos como estratégia didática
title_sort O máximo com o mínimo: leitura e escrita de microcontos como estratégia didática
author Barbosa, Alessandra de Oliveira
author_facet Barbosa, Alessandra de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martin, Vima Lia de Rossi
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Alessandra de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Basic education
Didactic sequence
Educação básica
Leitura subjetiva
Micro tales.
Microconto
Sequência didática
Subjective reading
topic Basic education
Didactic sequence
Educação básica
Leitura subjetiva
Micro tales.
Microconto
Sequência didática
Subjective reading
description O presente trabalho propõe uma reflexão sobre uma sequência didática para leitura e escrita de microcontos realizada com duas turmas de 9º ano que frequentaram uma escola municipal da periferia da Cidade Tiradentes, na cidade de São Paulo, durante o ano de 2018. Inicialmente, a dissertação discute como os documentos oficiais, que orientam o ensino, focalizam a abordagem da literatura e da leitura subjetiva para essa série. Na sequência, analisa como os alunos reagem e interpretam os microcontos lidos, construindo seu sentido através do entendimento individual e da discussão coletiva com a professora e com a turma.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-11062020-131600/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-11062020-131600/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256865505804288