O máximo com o mínimo: leitura e escrita de microcontos como estratégia didática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-11062020-131600/ |
Resumo: | O presente trabalho propõe uma reflexão sobre uma sequência didática para leitura e escrita de microcontos realizada com duas turmas de 9º ano que frequentaram uma escola municipal da periferia da Cidade Tiradentes, na cidade de São Paulo, durante o ano de 2018. Inicialmente, a dissertação discute como os documentos oficiais, que orientam o ensino, focalizam a abordagem da literatura e da leitura subjetiva para essa série. Na sequência, analisa como os alunos reagem e interpretam os microcontos lidos, construindo seu sentido através do entendimento individual e da discussão coletiva com a professora e com a turma. |
id |
USP_0be82ae61eb361a42cee68ee13ac3097 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-11062020-131600 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
O máximo com o mínimo: leitura e escrita de microcontos como estratégia didáticaThe maximum with the minimum: reading and writing micro tales as a didactic strategyBasic educationDidactic sequenceEducação básicaLeitura subjetivaMicro tales.MicrocontoSequência didáticaSubjective readingO presente trabalho propõe uma reflexão sobre uma sequência didática para leitura e escrita de microcontos realizada com duas turmas de 9º ano que frequentaram uma escola municipal da periferia da Cidade Tiradentes, na cidade de São Paulo, durante o ano de 2018. Inicialmente, a dissertação discute como os documentos oficiais, que orientam o ensino, focalizam a abordagem da literatura e da leitura subjetiva para essa série. Na sequência, analisa como os alunos reagem e interpretam os microcontos lidos, construindo seu sentido através do entendimento individual e da discussão coletiva com a professora e com a turma.The present work aims the reflection on a didactic sequence for some micro tales reading and writing classes carried out with two 9th grade students that attended a municipal school on the outskirts of Cidade Tiradentes, in the city of São Paulo, during 2018. Initially, the dissertation discusses the approach used by official documents that guide the education regarding the literature and subjective reading for these grade classes. Then, it analyzes how students react and interpret the micro tales, building their sense through individual understanding and collective discussion with the teacher and the class.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMartin, Vima Lia de RossiBarbosa, Alessandra de Oliveira2020-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-11062020-131600/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-08T11:31:02Zoai:teses.usp.br:tde-11062020-131600Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-08T11:31:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O máximo com o mínimo: leitura e escrita de microcontos como estratégia didática The maximum with the minimum: reading and writing micro tales as a didactic strategy |
title |
O máximo com o mínimo: leitura e escrita de microcontos como estratégia didática |
spellingShingle |
O máximo com o mínimo: leitura e escrita de microcontos como estratégia didática Barbosa, Alessandra de Oliveira Basic education Didactic sequence Educação básica Leitura subjetiva Micro tales. Microconto Sequência didática Subjective reading |
title_short |
O máximo com o mínimo: leitura e escrita de microcontos como estratégia didática |
title_full |
O máximo com o mínimo: leitura e escrita de microcontos como estratégia didática |
title_fullStr |
O máximo com o mínimo: leitura e escrita de microcontos como estratégia didática |
title_full_unstemmed |
O máximo com o mínimo: leitura e escrita de microcontos como estratégia didática |
title_sort |
O máximo com o mínimo: leitura e escrita de microcontos como estratégia didática |
author |
Barbosa, Alessandra de Oliveira |
author_facet |
Barbosa, Alessandra de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martin, Vima Lia de Rossi |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Alessandra de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Basic education Didactic sequence Educação básica Leitura subjetiva Micro tales. Microconto Sequência didática Subjective reading |
topic |
Basic education Didactic sequence Educação básica Leitura subjetiva Micro tales. Microconto Sequência didática Subjective reading |
description |
O presente trabalho propõe uma reflexão sobre uma sequência didática para leitura e escrita de microcontos realizada com duas turmas de 9º ano que frequentaram uma escola municipal da periferia da Cidade Tiradentes, na cidade de São Paulo, durante o ano de 2018. Inicialmente, a dissertação discute como os documentos oficiais, que orientam o ensino, focalizam a abordagem da literatura e da leitura subjetiva para essa série. Na sequência, analisa como os alunos reagem e interpretam os microcontos lidos, construindo seu sentido através do entendimento individual e da discussão coletiva com a professora e com a turma. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-11062020-131600/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-11062020-131600/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256865505804288 |