Anáise arquitetônica e o fio do sentido: apontamentos para uma prática pedagógica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-23102019-151633/ |
Resumo: | O que pauta a reprodução do mundo e de que modos a arquitetura dela participa? O que a arquitetura do cotidiano, do trajeto diário da casa até o trabalho ou a escola, produz como experiência? Que sen-sibilidades estão sendo formadas no contato com a arquitetura atual? Com que ficções espaciais nos deparamos e que horizontes de alargamento do entendimento e da experiência elas nos sugerem? - É partindo dessas indagações que este trabalho propõe uma discussão da Análise Arquitetônica, con-junto de práticas que tem por finalidade aprofundar a compreensão dos fatores geradores da arquite-tura, do que já foi e é produzido e do que pode ser transformado em função de um aproveitamento mais pleno das potencialidades do projeto e da construção. Reconhecendo a necessidade de revisar parâmetros da partilha do sensível [Rancière] no campo da arquitetura, a Tese tem como eixo da re-flexão a desnaturalização de consensos como o programa de necessidades e a vocabulário no âmbito das representações arquitetônicas e da metodologia analítica. Tendo a sala de aula de projeto e dese-nhos arquitetônico como local privilegiado de observação e de ação, entendemos que as ações de nomear, de tornar visível, de evidenciar as questões e os conflitos que perpassam a produção arquite-tônica possam constituir uma base para o diálogo e a superação de padrões, formas de vida e arquite-turas que não nos servem mais. |
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Anáise arquitetônica e o fio do sentido: apontamentos para uma prática pedagógicaArchitectural analysis and meaning: notes for a pedagogical practiceAnálise arquitetônicaArchitectural analysisArchitectural representationsBriefCroquiDistribution of the sensiblePartilha do sensívelPercepção espacialPrograma de necessidadesRepresentações arquitetônicasSketchSpatial perceptionO que pauta a reprodução do mundo e de que modos a arquitetura dela participa? O que a arquitetura do cotidiano, do trajeto diário da casa até o trabalho ou a escola, produz como experiência? Que sen-sibilidades estão sendo formadas no contato com a arquitetura atual? Com que ficções espaciais nos deparamos e que horizontes de alargamento do entendimento e da experiência elas nos sugerem? - É partindo dessas indagações que este trabalho propõe uma discussão da Análise Arquitetônica, con-junto de práticas que tem por finalidade aprofundar a compreensão dos fatores geradores da arquite-tura, do que já foi e é produzido e do que pode ser transformado em função de um aproveitamento mais pleno das potencialidades do projeto e da construção. Reconhecendo a necessidade de revisar parâmetros da partilha do sensível [Rancière] no campo da arquitetura, a Tese tem como eixo da re-flexão a desnaturalização de consensos como o programa de necessidades e a vocabulário no âmbito das representações arquitetônicas e da metodologia analítica. Tendo a sala de aula de projeto e dese-nhos arquitetônico como local privilegiado de observação e de ação, entendemos que as ações de nomear, de tornar visível, de evidenciar as questões e os conflitos que perpassam a produção arquite-tônica possam constituir uma base para o diálogo e a superação de padrões, formas de vida e arquite-turas que não nos servem mais.What rules world´s reproduction and in what ways does architecture participate in it? What does the architecture of daily life, the daily journey from home to work or school produce as an experience? What sensibilities are being formed in the contact with current architecture? With which spatial fictions do we face, and what horizons of widening understanding and experience do they suggest? - It is from these inquiries that this work proposes a discussion of Architectural Analysis, a set of practices whose purpose is to deepen the understanding of the factors that generate architecture, what has already been and is being produced and what can be transformed by the use of a full potential of design and construction. Recognizing the need to revise parameters of the distribution of the sensible [Rancière] in the field of architecture, the Thesis has as its axis of reflection the denaturation of consensuses as the Brief ans the vocabulary in the scope of architectural representations and analytical methodology. Ta-king the classroom as a privileged place of observation and action, we understand that the actions of naming, making visible, highlighting the issues and conflicts that permeate architectural production can constitute a basis for dialogue and the overcoming of patterns, forms of life and architectures that no longer serve us.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMori, Klara Anna Maria KaiserOukawa, Carolina Silva2019-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-23102019-151633/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-11-08T23:49:29Zoai:teses.usp.br:tde-23102019-151633Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-11-08T23:49:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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