A comunicação escrita da ciência no espaço escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Luciane Silva Baião de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-27012011-145740/
Resumo: Neste estudo investigamos de que forma os alunos do Ensino Médio, participantes de um grupo de pré-iniciação científica, podem se apropriar das ferramentas necessárias à elaboração de artigos de divulgação científica. Nesse processo, tentamos visualizar como se deu a internalização dos conceitos e a absorção da linguagem científica e entender as possíveis aproximações com a educação científica, especificamente no aspecto da produção escrita de artigos. Para estudar esse processo, desenvolvemos uma seqüência de atividades para que pudessem construir o conhecimento e, ao mesmo tempo, transmiti-lo por meio da escrita de artigos. Também utilizamos questionários para conhecê-los melhor e exibimos um filme para que os estudantes pudessem entender os modos como a divulgação científica aparecia na mídia. Para responder à nossa questão, foram utilizados como dados potenciais os artigos escritos individualmente pelos estudantes no decorrer de um ano. A análise dos dados revelou um tímido domínio das ferramentas culturais, porém sem apropriação das mesmas, já que nossos alunos somente reproduziram o que lhes foi passado.
id USP_0c330b8e8ecac514eb448b77043d7ce0
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-27012011-145740
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A comunicação escrita da ciência no espaço escolarScience writing communication on school environment.divulgação científicadomain and borrowingdomínio e apropriaçãoescritainternalizaçãointernalizationpré-iniciação científicascience communicationscientific initiationwritingNeste estudo investigamos de que forma os alunos do Ensino Médio, participantes de um grupo de pré-iniciação científica, podem se apropriar das ferramentas necessárias à elaboração de artigos de divulgação científica. Nesse processo, tentamos visualizar como se deu a internalização dos conceitos e a absorção da linguagem científica e entender as possíveis aproximações com a educação científica, especificamente no aspecto da produção escrita de artigos. Para estudar esse processo, desenvolvemos uma seqüência de atividades para que pudessem construir o conhecimento e, ao mesmo tempo, transmiti-lo por meio da escrita de artigos. Também utilizamos questionários para conhecê-los melhor e exibimos um filme para que os estudantes pudessem entender os modos como a divulgação científica aparecia na mídia. Para responder à nossa questão, foram utilizados como dados potenciais os artigos escritos individualmente pelos estudantes no decorrer de um ano. A análise dos dados revelou um tímido domínio das ferramentas culturais, porém sem apropriação das mesmas, já que nossos alunos somente reproduziram o que lhes foi passado.In this study we investigated how high school students, who participated to a group of scientific initiation program, might borrow some tools that are considered relevant to write science communication texts. In this process we tried to comprehend how internalization of concepts and scientific language happened and understand how the approximation to the scientific education was possible in relation to the writing of articles mainly. We developed a series of activities to study this process in a way that they might help to build the knowledge and transmit it simultaneously using articles written by them. Also, we used some questionnaires in order to know better our group and their colleagues opinions and we showed a movie to them in order to they could recognize the scientific communication on the media. In order to answer our research problem, written articles which were done by our group were used as potential data during the study. The data analysis revealed us a little domain of cultural tools and no borrowing to them. It probably happened due to our students reproduced the instructions received during the study only.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPArroio, AgnaldoAlbuquerque, Luciane Silva Baião de2010-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-27012011-145740/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:26Zoai:teses.usp.br:tde-27012011-145740Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A comunicação escrita da ciência no espaço escolar
Science writing communication on school environment.
title A comunicação escrita da ciência no espaço escolar
spellingShingle A comunicação escrita da ciência no espaço escolar
Albuquerque, Luciane Silva Baião de
divulgação científica
domain and borrowing
domínio e apropriação
escrita
internalização
internalization
pré-iniciação científica
science communication
scientific initiation
writing
title_short A comunicação escrita da ciência no espaço escolar
title_full A comunicação escrita da ciência no espaço escolar
title_fullStr A comunicação escrita da ciência no espaço escolar
title_full_unstemmed A comunicação escrita da ciência no espaço escolar
title_sort A comunicação escrita da ciência no espaço escolar
author Albuquerque, Luciane Silva Baião de
author_facet Albuquerque, Luciane Silva Baião de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arroio, Agnaldo
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, Luciane Silva Baião de
dc.subject.por.fl_str_mv divulgação científica
domain and borrowing
domínio e apropriação
escrita
internalização
internalization
pré-iniciação científica
science communication
scientific initiation
writing
topic divulgação científica
domain and borrowing
domínio e apropriação
escrita
internalização
internalization
pré-iniciação científica
science communication
scientific initiation
writing
description Neste estudo investigamos de que forma os alunos do Ensino Médio, participantes de um grupo de pré-iniciação científica, podem se apropriar das ferramentas necessárias à elaboração de artigos de divulgação científica. Nesse processo, tentamos visualizar como se deu a internalização dos conceitos e a absorção da linguagem científica e entender as possíveis aproximações com a educação científica, especificamente no aspecto da produção escrita de artigos. Para estudar esse processo, desenvolvemos uma seqüência de atividades para que pudessem construir o conhecimento e, ao mesmo tempo, transmiti-lo por meio da escrita de artigos. Também utilizamos questionários para conhecê-los melhor e exibimos um filme para que os estudantes pudessem entender os modos como a divulgação científica aparecia na mídia. Para responder à nossa questão, foram utilizados como dados potenciais os artigos escritos individualmente pelos estudantes no decorrer de um ano. A análise dos dados revelou um tímido domínio das ferramentas culturais, porém sem apropriação das mesmas, já que nossos alunos somente reproduziram o que lhes foi passado.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-27012011-145740/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-27012011-145740/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091114018275328