Classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde, versão crianças e jovens (CIF-CJ): elaboração de um checklist para avaliação da funcionalidade em usuários de implante Coclear

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marina Morettin
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/T.6.2012.tde-26102012-085638
Resumo: Vinte três anos após a sua aprovação pelo Food and Drug Administration (FDA), o Implante Coclear (IC) já deixou de ser uma intervenção de pesquisa e de centros universitários para ser uma opção de tratamento da deficiência auditiva, seja criança ou adulto. A quantidade de evidência científica sobre os resultados positivos proporcionados por essa intervenção é bastante volumosa, não restando mais dúvidas quanto a seus benefícios. Entretanto, especificamente no caso das crianças, poucos estudos têm focado na descrição dos seus efeitos na sua funcionalidade, como o engajamento em atividades sociais, avanço na escolaridade, aspectos psicológicos relacionados com a deficiência e aspectos sociais, como questões ocupacionais dessa população. Ou se investigam, estes aspectos são descritos isoladamente. Esta dificuldade se relaciona principalmente com os instrumentos utilizados na rotina clínica, pois estes geralmente avaliam habilidades específicas de audição e de linguagem, e seus resultados, muitas vezes, não permitem se relacionar com o progresso ou o sucesso da reabilitação. Neste sentido, o uso da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) com essa população vem sendo sugerido, pois pode ampliar a visão sobre o desenvolvimento da criança usuária de IC. Diante disso, este estudo teve como objetivo construir um checklist da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, versão Crianças e Jovens (CIF-CJ), a partir da investigação de dimensões clínico-terapêuticas e familiares relacionadas à CIF-CJ, para acompanhamento do usuário de Implante Coclear (IC). Tratou-se de um estudo descritivo, desenvolvido no Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, Campus São Paulo (FSP/USP-SP) e no Centro de Pesquisas Audiológicas (CPA) do Hospital de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo, campus Bauru (HRAC/ USP-Bauru). Para a construção do checklist, os seguintes estudos foram desenvolvidos: 1) Seleção, a partir da opinião de Fonoaudiólogos que atuam com a população infantil usuária de Implante Coclear (IC), dos códigos da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, versão crianças e jovens (CIF-CJ) para acompanhamento dessa população; 2) Identificação dos aspectos de qualidade de vida considerados importantes pelos pais de crianças e jovens usuários de Implante Coclear e sua correlação com a CIF-CJ e, 3) Levantamento dos códigos da CIF-CJ relacionados/associados aos instrumentos utilizados na rotina clínica para avaliação/acompanhamento de usuários de Implante Coclear com a CIF-CJ. Ao final, os códigos da CIF-CJ selecionados em cada estudo realizado (com os profissionais, familiares e protocolos/instrumentos clínicos) foram comparados e os que não se repetiam, se complementaram para compor o checklist. Assim, após a realização dos três estudos, 71 códigos de segundo nível da CIF-CJ foram selecionados, sendo incluídos 16 códigos do domínio Funções do Corpo, 6 códigos de Estrutura do Corpo, 39 referentes à Atividades e Participação e 10 dos Fatores Ambientais, de um total de 380 códigos iniciais. Dessa forma, a construção do checklist considerou aspectos de todos os domínios da CIF-CJ. Apesar da sua estrutura ser considerada ampla e sua operacionalização como ferramenta nos serviços de saúde ser um desafio, acreditamos que este estudo foi um primeiro passo para a construção de um instrumento baseado na CIF-CJ para ser utilizado com a população infantil usuária de IC. A composição do checklist a partir da avaliação das dimensões clínico-terapêuticas e familiares se mostrou efetiva na busca dos principais aspectos que podem descrever essa população, sendo complementares nas informações para a construção do produto final deste estudo. Como conclusão, para acompanhamento da funcionalidade das crianças e jovens usuários de IC na perspectiva proposta pela CIF-CJ, foi elaborado o Checklist da CIF-CJ para crianças e jovens usuários de Implante Coclear, a partir das especificidades dessa população, sendo selecionados 71 códigos de segundo nível da CIF-CJ
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde, versão crianças e jovens (CIF-CJ): elaboração de um checklist para avaliação da funcionalidade em usuários de implante Coclear Classification of Functioning, Disability and Health for Children and Youth (ICF-CY): elaboration of a checklist for the functioning evaluation in Cochlear Implants users [thesis] 2012-09-03Maria Regina Alves CardosoMaria Cecilia BevilacquaCassia Maria BuchallaAdriane Lima Mortari MoretBeatriz Cavalcante Albuquerque Caiuby NovaesMarina MorettinUniversidade de São PauloSaúde PúblicaUSPBR Audição Children Classificação Internacional de Funcionalidade Classification of Functioning Cochlear Implant Criança Disability and Health Hearing Hearing Loss Implante Coclear Incapacidade e Saúde (CIF) Perda Auditiva Vinte três anos após a sua aprovação pelo Food and Drug Administration (FDA), o Implante Coclear (IC) já deixou de ser uma intervenção de pesquisa e de centros universitários para ser uma opção de tratamento da deficiência auditiva, seja criança ou adulto. A quantidade de evidência científica sobre os resultados positivos proporcionados por essa intervenção é bastante volumosa, não restando mais dúvidas quanto a seus benefícios. Entretanto, especificamente no caso das crianças, poucos estudos têm focado na descrição dos seus efeitos na sua funcionalidade, como o engajamento em atividades sociais, avanço na escolaridade, aspectos psicológicos relacionados com a deficiência e aspectos sociais, como questões ocupacionais dessa população. Ou se investigam, estes aspectos são descritos isoladamente. Esta dificuldade se relaciona principalmente com os instrumentos utilizados na rotina clínica, pois estes geralmente avaliam habilidades específicas de audição e de linguagem, e seus resultados, muitas vezes, não permitem se relacionar com o progresso ou o sucesso da reabilitação. Neste sentido, o uso da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) com essa população vem sendo sugerido, pois pode ampliar a visão sobre o desenvolvimento da criança usuária de IC. Diante disso, este estudo teve como objetivo construir um checklist da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, versão Crianças e Jovens (CIF-CJ), a partir da investigação de dimensões clínico-terapêuticas e familiares relacionadas à CIF-CJ, para acompanhamento do usuário de Implante Coclear (IC). Tratou-se de um estudo descritivo, desenvolvido no Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, Campus São Paulo (FSP/USP-SP) e no Centro de Pesquisas Audiológicas (CPA) do Hospital de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo, campus Bauru (HRAC/ USP-Bauru). Para a construção do checklist, os seguintes estudos foram desenvolvidos: 1) Seleção, a partir da opinião de Fonoaudiólogos que atuam com a população infantil usuária de Implante Coclear (IC), dos códigos da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, versão crianças e jovens (CIF-CJ) para acompanhamento dessa população; 2) Identificação dos aspectos de qualidade de vida considerados importantes pelos pais de crianças e jovens usuários de Implante Coclear e sua correlação com a CIF-CJ e, 3) Levantamento dos códigos da CIF-CJ relacionados/associados aos instrumentos utilizados na rotina clínica para avaliação/acompanhamento de usuários de Implante Coclear com a CIF-CJ. Ao final, os códigos da CIF-CJ selecionados em cada estudo realizado (com os profissionais, familiares e protocolos/instrumentos clínicos) foram comparados e os que não se repetiam, se complementaram para compor o checklist. Assim, após a realização dos três estudos, 71 códigos de segundo nível da CIF-CJ foram selecionados, sendo incluídos 16 códigos do domínio Funções do Corpo, 6 códigos de Estrutura do Corpo, 39 referentes à Atividades e Participação e 10 dos Fatores Ambientais, de um total de 380 códigos iniciais. Dessa forma, a construção do checklist considerou aspectos de todos os domínios da CIF-CJ. Apesar da sua estrutura ser considerada ampla e sua operacionalização como ferramenta nos serviços de saúde ser um desafio, acreditamos que este estudo foi um primeiro passo para a construção de um instrumento baseado na CIF-CJ para ser utilizado com a população infantil usuária de IC. A composição do checklist a partir da avaliação das dimensões clínico-terapêuticas e familiares se mostrou efetiva na busca dos principais aspectos que podem descrever essa população, sendo complementares nas informações para a construção do produto final deste estudo. Como conclusão, para acompanhamento da funcionalidade das crianças e jovens usuários de IC na perspectiva proposta pela CIF-CJ, foi elaborado o Checklist da CIF-CJ para crianças e jovens usuários de Implante Coclear, a partir das especificidades dessa população, sendo selecionados 71 códigos de segundo nível da CIF-CJ Twenty tree years after its approval for the Food and Drug Administration (FDA), the Cochlear Implant (CI) has already left to be a research intervention in university centers to become a treatment option for the hearing loss, in child or adults. The amount of scientific evidence about the positive results proportioned for this intervention is largely published and there are no more doubts about its benefits. However, specially in child cases, few studies have focused about their functioning results, like social activity engagement, scholarship advance, psychological aspects related to the disability and social aspects like occupational questions of this population. And, in which these questions are investigated, they are isolate researched. This difficult is related mainly with the utilized instruments at the clinics routine, because these instruments evaluate specifics abilities in hearing and language, and its results, many times, do not allow to configure a relationship with the success or rehabilitation progress. In front of this, the aim of this study is to build a checklist using the Classification of Functioning, Disability and Health for Children and Youth (ICF-CY), beginning from the clinics, therapeutics, and familiar opinion dimension investigation related to de ICF-CY to be used for the follow up of the CI users. It was a descriptive study, developed at the Department of Epidemiology of the School of Public Health, University of São Paulo, São Paulo campus (FSP/USP-SP) and at the Center of Audiological Research of the Hospital of Craniofacial Anomalies, University of São Paulo, Bauru campus (HRAC/USP-Bauru). To reach the proposed objective, the checklist building process evolved the following steps: 1) Selection about which codes of the ICF-CY Audiologists and Speech Language Pathologists that work with the child population consider to be important for the following up of this specific young group; 2) Identification of the main life aspects considered important by the Child and Young CI users parents and correlate them with the ICF-CY; and 3) Check the ICF-CY codes that can be linked and related to the instruments utilized at the clinic routine for the evaluation and the follow up of the CI users. At the end, the ICF-CY codes that were previously selected in which one of the research steps (with the professionals, relatives and the clinics protocols/instruments), were compared and the ones not repeated were joined to compose the proposed checklist. Thus, after these tree studies realization, 71 codes of the second level of the ICF-CY were selected, being 16 codes about Body Functions domain, 6 about Body Structure, 39 related to Activities and Participation codes, and 10 about Environment Factors in a whole universe of 380 initial codes. In this way, the checklist building process have considered all the domains that the ICF-CY treats about. Despite its structure could be considered something large, and its operationalization like a tool at the health service be considered a challenge, we do believe that this research was the very first step in order to build an instrument related to the ICF-CY to be used with the CI users young population. The checklist composition, built from the evaluation of the clinics, therapeutics, and familiar opinion dimension, showed to be effective chasing the mainly aspects that can describe this population, and joined particularly well together contributing for the final product built from this study. As conclusion, for the follow up of the young and child CI users functioning, on the ICF-CY bases, it was elaborated the ICF-CY Checklist for children and young Cochlear Implants users, originated from these population specifies, being selected 71 second level codes of the ICF-CY https://doi.org/10.11606/T.6.2012.tde-26102012-085638info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T20:14:25Zoai:teses.usp.br:tde-26102012-085638Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T13:21:37.042758Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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