A educação participante no controle metabólico e qualidade de vida de mulheres com Diabetes mellitus tipo 2

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Motta, Denise Giacomo da
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6133/tde-08042020-111245/
Resumo: O estudo avaliou os efeitos de um programa de educação nutricional participante no controle metabólico e qualidade de vida de mulheres com Diabetes mellitus Tipo 2, mediante a realização de um \"quase-experimento\" com grupo controle, desenvolvido em três etapas: caracterização biopsicossocial da população, planejamento e execução do programa e avaliação da sua eficácia. Os procedimentos de pesquisa envolveram técnicas quantitativas e qualitativas. Os resultados evidenciam que as características psicossociais da população constituem importantes fatores na determinação e controle do diabetes. A adesão à participação no programa educativo foi significativa, facilitada pelos incentivos motivacionais inerentes à metodologia proposta, especialmente a atenção às necessidades de apoio emocional e social, prazer alimentar, valorização pessoal e manejo do stress. A análise da evolução clínica e da qualidade de vida das participantes dos dois grupos - experimental e controle -, mostrou que apenas no primeiro ocorreram alterações estatisticamente significantes, como redução no peso corporal, diminuição da hemoglobina glicosilada, aumento da HDL-colesterol, redução na ingestão calórica e no total de lipídios, especialmente os saturados. Outros resultados indicativos da eficácia do programa educativo foram o maior aumento na adesão à prática da atividade física, redução no uso de hipoglicemiantes, na freqüência de sintomas associados ao diabetes e aumento subjetivo do bem-estar, entre as mulheres do grupo experimental. Conclui-se que a educação nutricional participante é proposta válida para a melhoria do controle metabólico e qualidade de vida de mulheres com Diabetes mellitus Tipo 2.
id USP_0c4308db731cb5fee48969a7442628fd
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-08042020-111245
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A educação participante no controle metabólico e qualidade de vida de mulheres com Diabetes mellitus tipo 2Not availableDiabetes MellitusEducação Alimentar e NutricionalMulheresNot availableNutriçãoPromoção da SaúdeQualidade de VidaO estudo avaliou os efeitos de um programa de educação nutricional participante no controle metabólico e qualidade de vida de mulheres com Diabetes mellitus Tipo 2, mediante a realização de um \"quase-experimento\" com grupo controle, desenvolvido em três etapas: caracterização biopsicossocial da população, planejamento e execução do programa e avaliação da sua eficácia. Os procedimentos de pesquisa envolveram técnicas quantitativas e qualitativas. Os resultados evidenciam que as características psicossociais da população constituem importantes fatores na determinação e controle do diabetes. A adesão à participação no programa educativo foi significativa, facilitada pelos incentivos motivacionais inerentes à metodologia proposta, especialmente a atenção às necessidades de apoio emocional e social, prazer alimentar, valorização pessoal e manejo do stress. A análise da evolução clínica e da qualidade de vida das participantes dos dois grupos - experimental e controle -, mostrou que apenas no primeiro ocorreram alterações estatisticamente significantes, como redução no peso corporal, diminuição da hemoglobina glicosilada, aumento da HDL-colesterol, redução na ingestão calórica e no total de lipídios, especialmente os saturados. Outros resultados indicativos da eficácia do programa educativo foram o maior aumento na adesão à prática da atividade física, redução no uso de hipoglicemiantes, na freqüência de sintomas associados ao diabetes e aumento subjetivo do bem-estar, entre as mulheres do grupo experimental. Conclui-se que a educação nutricional participante é proposta válida para a melhoria do controle metabólico e qualidade de vida de mulheres com Diabetes mellitus Tipo 2.This study evaluated the effects of a participating nutritional education program on clinical control and quality of life of women with Diabetes mellitus Type 2, through a closely controlled trial, developed at three steps: biological and psychosocial characterization of the people, educational program planning and development, and assessment of its efficacy. Research procedures included quantitative and qualitative techniques. Results showed that psychosocial characteristics of the observed population are important factors on diabetes determination and control. The adherence to the education program was meaningful, facilitated by motivational incentives inherent to the proposed methodology, particularly attention to emotional and social support needs, food pleasure, personal valorization, and stress coping. The clinical evolution and quality of life analysis of the two observed groups - experimental and control - showed that significant changes occured only in the first group: weight and glycosylated hemoglobin reductions, HDL-cholesterol increase and reductions of energy and total fat intakes, especially of saturated fats. Other results that indicate the efficiency of the education program were: higher increase in adherence to physical exercise, reduction in the use of oral hypoglycemic agents, decreased frequency of diabetes associated symptoms, and increased subjective well-being feeling among women ofthe experimental group. We conclude that the participating nutritional education is a valid proposal for the improvement ofm metabolic control and quality of life of women with Diabetes mellitus Type 2.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCavalcanti, Maria Lúcia FerrariMotta, Denise Giacomo da1998-09-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6133/tde-08042020-111245/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-04-08T17:19:01Zoai:teses.usp.br:tde-08042020-111245Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-04-08T17:19:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação participante no controle metabólico e qualidade de vida de mulheres com Diabetes mellitus tipo 2
Not available
title A educação participante no controle metabólico e qualidade de vida de mulheres com Diabetes mellitus tipo 2
spellingShingle A educação participante no controle metabólico e qualidade de vida de mulheres com Diabetes mellitus tipo 2
Motta, Denise Giacomo da
Diabetes Mellitus
Educação Alimentar e Nutricional
Mulheres
Not available
Nutrição
Promoção da Saúde
Qualidade de Vida
title_short A educação participante no controle metabólico e qualidade de vida de mulheres com Diabetes mellitus tipo 2
title_full A educação participante no controle metabólico e qualidade de vida de mulheres com Diabetes mellitus tipo 2
title_fullStr A educação participante no controle metabólico e qualidade de vida de mulheres com Diabetes mellitus tipo 2
title_full_unstemmed A educação participante no controle metabólico e qualidade de vida de mulheres com Diabetes mellitus tipo 2
title_sort A educação participante no controle metabólico e qualidade de vida de mulheres com Diabetes mellitus tipo 2
author Motta, Denise Giacomo da
author_facet Motta, Denise Giacomo da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cavalcanti, Maria Lúcia Ferrari
dc.contributor.author.fl_str_mv Motta, Denise Giacomo da
dc.subject.por.fl_str_mv Diabetes Mellitus
Educação Alimentar e Nutricional
Mulheres
Not available
Nutrição
Promoção da Saúde
Qualidade de Vida
topic Diabetes Mellitus
Educação Alimentar e Nutricional
Mulheres
Not available
Nutrição
Promoção da Saúde
Qualidade de Vida
description O estudo avaliou os efeitos de um programa de educação nutricional participante no controle metabólico e qualidade de vida de mulheres com Diabetes mellitus Tipo 2, mediante a realização de um \"quase-experimento\" com grupo controle, desenvolvido em três etapas: caracterização biopsicossocial da população, planejamento e execução do programa e avaliação da sua eficácia. Os procedimentos de pesquisa envolveram técnicas quantitativas e qualitativas. Os resultados evidenciam que as características psicossociais da população constituem importantes fatores na determinação e controle do diabetes. A adesão à participação no programa educativo foi significativa, facilitada pelos incentivos motivacionais inerentes à metodologia proposta, especialmente a atenção às necessidades de apoio emocional e social, prazer alimentar, valorização pessoal e manejo do stress. A análise da evolução clínica e da qualidade de vida das participantes dos dois grupos - experimental e controle -, mostrou que apenas no primeiro ocorreram alterações estatisticamente significantes, como redução no peso corporal, diminuição da hemoglobina glicosilada, aumento da HDL-colesterol, redução na ingestão calórica e no total de lipídios, especialmente os saturados. Outros resultados indicativos da eficácia do programa educativo foram o maior aumento na adesão à prática da atividade física, redução no uso de hipoglicemiantes, na freqüência de sintomas associados ao diabetes e aumento subjetivo do bem-estar, entre as mulheres do grupo experimental. Conclui-se que a educação nutricional participante é proposta válida para a melhoria do controle metabólico e qualidade de vida de mulheres com Diabetes mellitus Tipo 2.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-09-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6133/tde-08042020-111245/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6133/tde-08042020-111245/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256798732484608