Ventanas para un retablo: testemunhos, corporeidades e memórias nas práticas pedagógicas do Grupo Cultural Yuyachkani
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-06012023-143749/ |
Resumo: | O presente estudo se volta para a trajetória do Grupo Cultural Yuyachkani (Peru), a fim de analisar seu percurso político e pedagógico. Em seus 50 anos de história, diversas reflexões puderam ser tecidas, olhares múltiplos para sua cena e sua ação no mundo. Faz-se aqui um recorte situado no campo da pedagogia do qual emergem experiências do grupo com a comunidade, com a construção de conhecimento e por fim com a preservação e elaboração da memória. Esta última aparece sob vários ângulos, mas constantemente é trabalhada a partir da retomada e visibilização de corpos e saberes ameaçados de morte e esquecimento pelas forças de poder coloniais. A presente tese analisa espaços pedagógicos de Yuyachkani com mulheres, crianças, afro-peruanos e comunidades andinas nos quais a memória dissidente é reativada através de operações de linguagem. Os participantes de tais oficinas têm oportunidade de elaborar poeticamente seus testemunhos individuais e coletivos, produzindo evidências de uma outra narrativa. Para Yuyachkani, tais princípios de actor-testigo podem ter força para confrontar histórias insuficientes, isto é, modos hegemônicos de habitar o mundo que incluem, representam e lembram apenas uma parte da população. Além disso, este texto examina os laboratorios abiertos, cujos participantes conhecem a própria memória do grupo quando entram em contato com espetáculos, conferências, desmontagens, procedimentos artísticos e questões latentes da sua pesquisa atual, tornando-se interlocutores e parceiros de criação. Por último a investigação se debruça sobre ações em espaços públicos nas quais Yuyachkani age poética e politicamente, desestabilizando ordens normativas das paisagens urbanas e dos corpos que ali circulam. O coletivo assim instala novamente a memória no campo de visão do mundo afrontando práticas coloniais de esquecimento sistematizadas na América Latina que já duram mais de 500 anos. |
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Ventanas para un retablo: testemunhos, corporeidades e memórias nas práticas pedagógicas do Grupo Cultural Yuyachkani-Estudos da memóriaGrupo Cultural YuyachkaniGrupo Cultural Yuyachkani CulturalLatin American TheaterMemory studiesPedagogia das Artes CênicasPedagogy and Performing ArtsTeatro latino-americanoO presente estudo se volta para a trajetória do Grupo Cultural Yuyachkani (Peru), a fim de analisar seu percurso político e pedagógico. Em seus 50 anos de história, diversas reflexões puderam ser tecidas, olhares múltiplos para sua cena e sua ação no mundo. Faz-se aqui um recorte situado no campo da pedagogia do qual emergem experiências do grupo com a comunidade, com a construção de conhecimento e por fim com a preservação e elaboração da memória. Esta última aparece sob vários ângulos, mas constantemente é trabalhada a partir da retomada e visibilização de corpos e saberes ameaçados de morte e esquecimento pelas forças de poder coloniais. A presente tese analisa espaços pedagógicos de Yuyachkani com mulheres, crianças, afro-peruanos e comunidades andinas nos quais a memória dissidente é reativada através de operações de linguagem. Os participantes de tais oficinas têm oportunidade de elaborar poeticamente seus testemunhos individuais e coletivos, produzindo evidências de uma outra narrativa. Para Yuyachkani, tais princípios de actor-testigo podem ter força para confrontar histórias insuficientes, isto é, modos hegemônicos de habitar o mundo que incluem, representam e lembram apenas uma parte da população. Além disso, este texto examina os laboratorios abiertos, cujos participantes conhecem a própria memória do grupo quando entram em contato com espetáculos, conferências, desmontagens, procedimentos artísticos e questões latentes da sua pesquisa atual, tornando-se interlocutores e parceiros de criação. Por último a investigação se debruça sobre ações em espaços públicos nas quais Yuyachkani age poética e politicamente, desestabilizando ordens normativas das paisagens urbanas e dos corpos que ali circulam. O coletivo assim instala novamente a memória no campo de visão do mundo afrontando práticas coloniais de esquecimento sistematizadas na América Latina que já duram mais de 500 anos.The present study is dedicated to the history of Grupo Cultural Yuyachkani (Peru) and aims to analyse its political and paedagogic journey. Throughout their 50 years of activity, a lot of reflection has been possible, as well as multiple looks towards their theatre and their action in the world. This work establishes its frame within the field of paedagogy, from which the groups experiences with the community, with the construction of knowledge and with the preservation and elaboration of memory emerge. The latter subject appears under different perspectives, but constantly through the resumption and the efforts towards the visibility of bodies and forms of knowledge that are threatened with disappearance by colonial power. This thesis analyses Yuyachkanis paedagogic work with women, children, African-Peruvians and communities of the Andes, in which dissident memory is reactivated through language operations. The participants of those workshops have the opportunity to poetically elaborate individual and collective testimonies, producing evidence of a different narrative. For Yuyachkani, the principles of actor-testigo may have the power to confront insufficient histories, or hegemonic ways of inhabiting the world that include, represent or remember only part of the population. Besides, this text analyses the laboratorios abiertos, in which participants get in touch with the memories of the group itself through previous productions, conferences, disassembly sessions, artistic actions and important issues of their present research, and become partners in discussion and creation. Finally, the investigation concerns performances in public spaces, in which Yuyachkani acts poetically and politically, disrupting normative orders of urban landscapes and the bodies that move through them. This is how the group brings memory back into the worlds visual field, confronting systematic colonial practices that have been existing in Latin America and leading to oblivion for over 500 years.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPupo, Maria Lúcia de Souza BarrosMarko, Ana Julia2022-04-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-06012023-143749/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-01-06T18:32:35Zoai:teses.usp.br:tde-06012023-143749Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-01-06T18:32:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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