Entendendo o negócio futebol: um estudo sobre a transformação do modelo de gestão estratégica nos clubes de futebol.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leoncini, Marvio Pereira
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-08122003-165621/
Resumo: Este trabalho analisou a transformação do modelo de gestão estratégica em clubes de futebol que buscam a profissionalização de suas atividades no novo contexto da indústria do entretenimento. Por ser um tema pouco explorado cientificamente, a estratégia de pesquisa adotada privilegiou uma abordagem exploratória, buscando identificar as principais razões que empurram os clubes de futebol rumo à profissionalização de suas atividades e aprimorar o entendimento sobre as questões principais que estão sendo consideradas na concepção do modelo de gestão estratégica destes clubes. A estratégia adotada foi o estudo de caso e contou com as seguintes etapas: 1) definição dos contextos histórico e econômico no qual se insere o processo de transformação da gestão dos clubes de futebol; 2) elaboração de proposições de pesquisa específicas na forma de um modelo de análise preliminar; 3) estudo de caso baseado em fontes secundárias sobre um caso típico de profissionalização na gestão de clubes de futebol (Manchester United); 4) aprimoramento do modelo de análise inicial e elaboração de um protocolo de pesquisa para a pesquisa de campo; e 5) estudo de caso em dois clubes brasileiros em processo de profissionalização. Os resultados doestudo mostraram que começa a ficar mais evidente a necessidade de um posicionamento estratégico efetivo por parte dosclubes brasileiros que considere asforças internas e externas atuantes na indústria de futebol, e as oportunidades e ameaças de mercado (neste caso, tanto as relacionadas ao mercado de torcedores quanto de jogadores). Este novo posicionamento requer competências essenciais e funcionais específicas para que os clubes obtenham seus resultados esperados,tanto em termos financeiros (lucro ou equilíbrio) quanto esportivos (títulos ou permanência nas principais divisões do futebol).
id USP_0c6dadb31dda1876b1b75b23e9c18e61
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-08122003-165621
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Entendendo o negócio futebol: um estudo sobre a transformação do modelo de gestão estratégica nos clubes de futebol. Soccer as a business: a study of the transformation in strategic management of soccer clubs.clubes de futebolsoccer clubsstrategic managementtransformação no modelo de gestão estratégicatransformationEste trabalho analisou a transformação do modelo de gestão estratégica em clubes de futebol que buscam a profissionalização de suas atividades no novo contexto da indústria do entretenimento. Por ser um tema pouco explorado cientificamente, a estratégia de pesquisa adotada privilegiou uma abordagem exploratória, buscando identificar as principais razões que empurram os clubes de futebol rumo à profissionalização de suas atividades e aprimorar o entendimento sobre as questões principais que estão sendo consideradas na concepção do modelo de gestão estratégica destes clubes. A estratégia adotada foi o estudo de caso e contou com as seguintes etapas: 1) definição dos contextos histórico e econômico no qual se insere o processo de transformação da gestão dos clubes de futebol; 2) elaboração de proposições de pesquisa específicas na forma de um modelo de análise preliminar; 3) estudo de caso baseado em fontes secundárias sobre um caso típico de profissionalização na gestão de clubes de futebol (Manchester United); 4) aprimoramento do modelo de análise inicial e elaboração de um protocolo de pesquisa para a pesquisa de campo; e 5) estudo de caso em dois clubes brasileiros em processo de profissionalização. Os resultados doestudo mostraram que começa a ficar mais evidente a necessidade de um posicionamento estratégico efetivo por parte dosclubes brasileiros que considere asforças internas e externas atuantes na indústria de futebol, e as oportunidades e ameaças de mercado (neste caso, tanto as relacionadas ao mercado de torcedores quanto de jogadores). Este novo posicionamento requer competências essenciais e funcionais específicas para que os clubes obtenham seus resultados esperados,tanto em termos financeiros (lucro ou equilíbrio) quanto esportivos (títulos ou permanência nas principais divisões do futebol).This report studied the transformation in the strategic management of soccer clubs that are in a profissionalization process. Considering the innovative nature of this subject, the research strategy was exploratory and it sought to identify the major reasons that push the clubs to the profissionalization direction and to improve knowledgement about the strategic management of soccer clubs in the new football industry. The methodology was based in case study research and it was divided into five complementary phases: 1) historical and economic context analysis of the subject; 2) conception of a preliminary model of analysis; 3) pilot case study based on secondary data – the Manchester United, from England, a typical case of profissionalization in soccer clubs management; 4) the improvement of the model of analysis and the conception of a research protocol to the field research;; e 5) two case studies conducted in two brazilian soccer teams in profissionalization process – C. R. Flamengo and A. D. São Caetano. The results of the study showed that an effective strategic positioning is needed by the brazilian clubs. It must consider the internal and external forces of the industry and the oportunities and threats of the market (both the customers and players markets). This new positioning requires new functional and core competences so that the soccer clubs can achieve their aimed results (both in financial terms – to have profits or to survive – and sportive terms – to win the championships or to keep on playing in the major league divisions).Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Marcia Terra daLeoncini, Marvio Pereira2001-11-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-08122003-165621/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:44Zoai:teses.usp.br:tde-08122003-165621Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entendendo o negócio futebol: um estudo sobre a transformação do modelo de gestão estratégica nos clubes de futebol.
Soccer as a business: a study of the transformation in strategic management of soccer clubs.
title Entendendo o negócio futebol: um estudo sobre a transformação do modelo de gestão estratégica nos clubes de futebol.
spellingShingle Entendendo o negócio futebol: um estudo sobre a transformação do modelo de gestão estratégica nos clubes de futebol.
Leoncini, Marvio Pereira
clubes de futebol
soccer clubs
strategic management
transformação no modelo de gestão estratégica
transformation
title_short Entendendo o negócio futebol: um estudo sobre a transformação do modelo de gestão estratégica nos clubes de futebol.
title_full Entendendo o negócio futebol: um estudo sobre a transformação do modelo de gestão estratégica nos clubes de futebol.
title_fullStr Entendendo o negócio futebol: um estudo sobre a transformação do modelo de gestão estratégica nos clubes de futebol.
title_full_unstemmed Entendendo o negócio futebol: um estudo sobre a transformação do modelo de gestão estratégica nos clubes de futebol.
title_sort Entendendo o negócio futebol: um estudo sobre a transformação do modelo de gestão estratégica nos clubes de futebol.
author Leoncini, Marvio Pereira
author_facet Leoncini, Marvio Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Marcia Terra da
dc.contributor.author.fl_str_mv Leoncini, Marvio Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv clubes de futebol
soccer clubs
strategic management
transformação no modelo de gestão estratégica
transformation
topic clubes de futebol
soccer clubs
strategic management
transformação no modelo de gestão estratégica
transformation
description Este trabalho analisou a transformação do modelo de gestão estratégica em clubes de futebol que buscam a profissionalização de suas atividades no novo contexto da indústria do entretenimento. Por ser um tema pouco explorado cientificamente, a estratégia de pesquisa adotada privilegiou uma abordagem exploratória, buscando identificar as principais razões que empurram os clubes de futebol rumo à profissionalização de suas atividades e aprimorar o entendimento sobre as questões principais que estão sendo consideradas na concepção do modelo de gestão estratégica destes clubes. A estratégia adotada foi o estudo de caso e contou com as seguintes etapas: 1) definição dos contextos histórico e econômico no qual se insere o processo de transformação da gestão dos clubes de futebol; 2) elaboração de proposições de pesquisa específicas na forma de um modelo de análise preliminar; 3) estudo de caso baseado em fontes secundárias sobre um caso típico de profissionalização na gestão de clubes de futebol (Manchester United); 4) aprimoramento do modelo de análise inicial e elaboração de um protocolo de pesquisa para a pesquisa de campo; e 5) estudo de caso em dois clubes brasileiros em processo de profissionalização. Os resultados doestudo mostraram que começa a ficar mais evidente a necessidade de um posicionamento estratégico efetivo por parte dosclubes brasileiros que considere asforças internas e externas atuantes na indústria de futebol, e as oportunidades e ameaças de mercado (neste caso, tanto as relacionadas ao mercado de torcedores quanto de jogadores). Este novo posicionamento requer competências essenciais e funcionais específicas para que os clubes obtenham seus resultados esperados,tanto em termos financeiros (lucro ou equilíbrio) quanto esportivos (títulos ou permanência nas principais divisões do futebol).
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-11-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-08122003-165621/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-08122003-165621/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090529630093312