Agroecologia e universidade: entre vozes e silenciamentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacob, Luciana Buainain
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/91/91131/tde-19092011-095643/
Resumo: Nessa pesquisa buscou-se compreender como o ensino superior em Engenharia Agronômica, na atualidade, contribui para a formação de profissionais capazes de compreender a crise sócio-ambiental da modernidade e suas inter-relações com o sistema produtivo atual e, principalmente, capazes de construir soluções e atuar criticamente para a reversão da mesma. Especificamente, buscou-se analisar a abordagem da agroecologia como saber ambiental nos currículos e projetos pedagógicos dos cursos públicos de Engenharia Agronômica do estado de São Paulo. Esta pesquisa configura-se como exploratória; foram utilizados diferentes instrumentos metodológicos, sendo: análise documental e análise de conteúdo para a revisão das disciplinas obrigatórias e optativas do currículo, análise dos projetos pedagógicos dos cursos e identificação de eventos e grupos de extensão relacionados; entrevistas semiestruturadas aos docentes responsáveis pela disciplina de agroecologia ou similar dentro de cada curso; e questionário estruturado aplicado aos coordenadores de curso, com o objetivo de captar a abordagem institucional da agroecologia nos cursos. Há, por um lado, um discurso institucional de que agroecologia é importante para a formação profissional e, por isso, as instituições de ensino têm incluído este enfoque em seus currículos. Por outro lado, ao dirigirmos o olhar para as atividades acadêmicas principais que constituem a trajetória do estudante de Engenharia Agronômica, detectamos que o discurso institucional nem sempre corresponde à realidade cotidiana do espaço universitário. Há sussurros sobre agroecologia nos currículos, mas claramente os cursos estão muito mais densamente voltados para a reprodução de um modelo de desenvolvimento da agricultura que, a despeito dos sérios problemas sócioambientais por ele gerados, continua a ser alimentado pelas instituições de ensino superior na área de Ciências Agrárias. Entretanto, mesmo contracorrente e numericamente pouco expressivas, há iniciativas bem fundamentadas em torno da área de agroecologia e de áreas direta ou indiretamente relacionadas a ela. O desafio para a inclusão do enfoque agroecológico na formação dos Engenheiros Agrônomos é duplo: tanto promover uma mudança epistemológica dos conceitos tratados quanto uma mudança metodológica, impulsionada pela natureza complexa destes mesmos conceitos. As vozes que ousam aparecer em meio ao silenciamento de grande parte da universidade frente às complexas questões sócio-ambientais da agricultura são vozes que podem reverberar e impulsionar processos de não rendição ao que se aceita como inexoravelmente proposto; essas vozes ganham corpo quando aliadas a outros movimentos e dinâmicas semelhantes em diferentes esferas que transcendem a formação superior, porque a luta pela construção de uma nova racionalidade, no final das contas, é uma só.
id USP_0cb45d1561ae101878ea9ee403acef2c
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-19092011-095643
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Agroecologia e universidade: entre vozes e silenciamentosAgroecology and university: between voices and silencesAgricultural EcologyCurrículos e programasCurriculum and ProgramsEcologia agrícolaSustainabilitySustentabilidadeUniversidade.UniversityNessa pesquisa buscou-se compreender como o ensino superior em Engenharia Agronômica, na atualidade, contribui para a formação de profissionais capazes de compreender a crise sócio-ambiental da modernidade e suas inter-relações com o sistema produtivo atual e, principalmente, capazes de construir soluções e atuar criticamente para a reversão da mesma. Especificamente, buscou-se analisar a abordagem da agroecologia como saber ambiental nos currículos e projetos pedagógicos dos cursos públicos de Engenharia Agronômica do estado de São Paulo. Esta pesquisa configura-se como exploratória; foram utilizados diferentes instrumentos metodológicos, sendo: análise documental e análise de conteúdo para a revisão das disciplinas obrigatórias e optativas do currículo, análise dos projetos pedagógicos dos cursos e identificação de eventos e grupos de extensão relacionados; entrevistas semiestruturadas aos docentes responsáveis pela disciplina de agroecologia ou similar dentro de cada curso; e questionário estruturado aplicado aos coordenadores de curso, com o objetivo de captar a abordagem institucional da agroecologia nos cursos. Há, por um lado, um discurso institucional de que agroecologia é importante para a formação profissional e, por isso, as instituições de ensino têm incluído este enfoque em seus currículos. Por outro lado, ao dirigirmos o olhar para as atividades acadêmicas principais que constituem a trajetória do estudante de Engenharia Agronômica, detectamos que o discurso institucional nem sempre corresponde à realidade cotidiana do espaço universitário. Há sussurros sobre agroecologia nos currículos, mas claramente os cursos estão muito mais densamente voltados para a reprodução de um modelo de desenvolvimento da agricultura que, a despeito dos sérios problemas sócioambientais por ele gerados, continua a ser alimentado pelas instituições de ensino superior na área de Ciências Agrárias. Entretanto, mesmo contracorrente e numericamente pouco expressivas, há iniciativas bem fundamentadas em torno da área de agroecologia e de áreas direta ou indiretamente relacionadas a ela. O desafio para a inclusão do enfoque agroecológico na formação dos Engenheiros Agrônomos é duplo: tanto promover uma mudança epistemológica dos conceitos tratados quanto uma mudança metodológica, impulsionada pela natureza complexa destes mesmos conceitos. As vozes que ousam aparecer em meio ao silenciamento de grande parte da universidade frente às complexas questões sócio-ambientais da agricultura são vozes que podem reverberar e impulsionar processos de não rendição ao que se aceita como inexoravelmente proposto; essas vozes ganham corpo quando aliadas a outros movimentos e dinâmicas semelhantes em diferentes esferas que transcendem a formação superior, porque a luta pela construção de uma nova racionalidade, no final das contas, é uma só.In this research sought to understand how higher education in Agronomy, at present, contributes to the formation of professionals capable of understanding the ecological and social crisis of modernity and its interrelations with the current production system, and especially able to build solutions and critically act to reverse it. Specifically, it aimed to examine the approach of agroecology and environmental knowledge in the curriculum and pedagogical projects of the public courses of Agricultural Engineering of São Paulo. This research appears as exploratory; we used different methodological tools, namely: document analysis and content analysis for the revision of compulsory and elective curriculum, analysis of the pedagogical projects and identification of events and related extension groups, interviews semi-structured information for teachers responsible for the discipline of agroecology or similar within each course, and a structured questionnaire applied to the course coordinators, with the aim of capturing the institutional approach of agroecology courses. There is, firstly, that an institutional discourse of agroecology is important for training and therefore the educational institutions have included this approach in their curricula. Moreover, to cast a glance at major academic activities that constitute the trajectory of the student of Agricultural Engineering, we find that the institutional discourse does not always correspond to everyday reality of university space. There are whispers about agroecology in the curricula, but the courses are clearly much more heavily focused on the reproduction of a model of agricultural development that, despite the serious social and environmental problems generated by it, continues to be fueled by higher education institutions in crop science. However, even counter and numerically insignificant number, initiatives are well founded around the area of agroecology and areas directly or indirectly related to it. The challenge for the inclusion of agroecological focus on training of Agricultural Engineers is twofold: to promote both an epistemological change of concepts treated as a methodological change, driven by the complex nature of these same concepts. The voices that dare to appear amid the silence of much of the university in the face of complex socio-environmental issues in agriculture are voices that can reverberate and drive processes not surrender to what is accepted as inexorably proposed, these voices are given shape when combined with other similar dynamic movements and in different spheres that transcend the higher education, because the struggle to build a new rationality, ultimately, is one.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSparovek, GerdJacob, Luciana Buainain2011-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/91/91131/tde-19092011-095643/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:16:04Zoai:teses.usp.br:tde-19092011-095643Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Agroecologia e universidade: entre vozes e silenciamentos
Agroecology and university: between voices and silences
title Agroecologia e universidade: entre vozes e silenciamentos
spellingShingle Agroecologia e universidade: entre vozes e silenciamentos
Jacob, Luciana Buainain
Agricultural Ecology
Currículos e programas
Curriculum and Programs
Ecologia agrícola
Sustainability
Sustentabilidade
Universidade.
University
title_short Agroecologia e universidade: entre vozes e silenciamentos
title_full Agroecologia e universidade: entre vozes e silenciamentos
title_fullStr Agroecologia e universidade: entre vozes e silenciamentos
title_full_unstemmed Agroecologia e universidade: entre vozes e silenciamentos
title_sort Agroecologia e universidade: entre vozes e silenciamentos
author Jacob, Luciana Buainain
author_facet Jacob, Luciana Buainain
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sparovek, Gerd
dc.contributor.author.fl_str_mv Jacob, Luciana Buainain
dc.subject.por.fl_str_mv Agricultural Ecology
Currículos e programas
Curriculum and Programs
Ecologia agrícola
Sustainability
Sustentabilidade
Universidade.
University
topic Agricultural Ecology
Currículos e programas
Curriculum and Programs
Ecologia agrícola
Sustainability
Sustentabilidade
Universidade.
University
description Nessa pesquisa buscou-se compreender como o ensino superior em Engenharia Agronômica, na atualidade, contribui para a formação de profissionais capazes de compreender a crise sócio-ambiental da modernidade e suas inter-relações com o sistema produtivo atual e, principalmente, capazes de construir soluções e atuar criticamente para a reversão da mesma. Especificamente, buscou-se analisar a abordagem da agroecologia como saber ambiental nos currículos e projetos pedagógicos dos cursos públicos de Engenharia Agronômica do estado de São Paulo. Esta pesquisa configura-se como exploratória; foram utilizados diferentes instrumentos metodológicos, sendo: análise documental e análise de conteúdo para a revisão das disciplinas obrigatórias e optativas do currículo, análise dos projetos pedagógicos dos cursos e identificação de eventos e grupos de extensão relacionados; entrevistas semiestruturadas aos docentes responsáveis pela disciplina de agroecologia ou similar dentro de cada curso; e questionário estruturado aplicado aos coordenadores de curso, com o objetivo de captar a abordagem institucional da agroecologia nos cursos. Há, por um lado, um discurso institucional de que agroecologia é importante para a formação profissional e, por isso, as instituições de ensino têm incluído este enfoque em seus currículos. Por outro lado, ao dirigirmos o olhar para as atividades acadêmicas principais que constituem a trajetória do estudante de Engenharia Agronômica, detectamos que o discurso institucional nem sempre corresponde à realidade cotidiana do espaço universitário. Há sussurros sobre agroecologia nos currículos, mas claramente os cursos estão muito mais densamente voltados para a reprodução de um modelo de desenvolvimento da agricultura que, a despeito dos sérios problemas sócioambientais por ele gerados, continua a ser alimentado pelas instituições de ensino superior na área de Ciências Agrárias. Entretanto, mesmo contracorrente e numericamente pouco expressivas, há iniciativas bem fundamentadas em torno da área de agroecologia e de áreas direta ou indiretamente relacionadas a ela. O desafio para a inclusão do enfoque agroecológico na formação dos Engenheiros Agrônomos é duplo: tanto promover uma mudança epistemológica dos conceitos tratados quanto uma mudança metodológica, impulsionada pela natureza complexa destes mesmos conceitos. As vozes que ousam aparecer em meio ao silenciamento de grande parte da universidade frente às complexas questões sócio-ambientais da agricultura são vozes que podem reverberar e impulsionar processos de não rendição ao que se aceita como inexoravelmente proposto; essas vozes ganham corpo quando aliadas a outros movimentos e dinâmicas semelhantes em diferentes esferas que transcendem a formação superior, porque a luta pela construção de uma nova racionalidade, no final das contas, é uma só.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/91/91131/tde-19092011-095643/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/91/91131/tde-19092011-095643/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256520094384128