Freud e Platão entre educação e pedagogia: caminhos da alma para uma constituição do sujeito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castanha, Carlos Eduardo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-11122019-174504/
Resumo: Essa dissertação trata de duas dimensões humanas que refletem nos mais variados modelos educacionais experimentados ao longo da história. Dimensões aparentemente antagônicas, mas que se configuram complementares no homem do mundo pós-industrial, quais sejam: a dimensão trágica e a dimensão lógica; ou a racional e a irracional; ou, ainda, a dos afetos e a do pensamento sistematizado. Os nomes são muitos, mas referem o eterno pêndulo no qual o movimento histórico parece oscilar, algo situado entre a segurança e a liberdade, a consciência e a inconsciência. O incômodo que nos leva a dedicar bons anos de vida nessa pesquisa, tem relação com a constatação de que o pêndulo está cada vez mais posicionado no campo da fantasia de segurança, o que, em termos educacionais, se reflete em uma aposta cada vez mais intensa no privilégio da didatização e do conteudismo, em detrimento da reflexão e da liberdade de pensamento. Tal escolha não vem sem os efeitos dramáticos do cerceamento dos caminhos de Eros, que se configuram em um aprofundamento dos tão contemporâneos sintomas da depressão e do suicídio. Para investigar esse fenômeno, optamos por um caminho ousado e frutífero, que privilegia as conexões entre as ideias e seus autores, em detrimento do aprofundamento extenuante em uma única ideia ou um único autor. Assim, procuramos cotejar o conceito de psique em Platão e o modelo de psiquismo de Sigmund Freud. Desse embate de modelos, tão distantes no tempo e nos objetos, buscamos elementos para uma visão acerca da constituição do Sujeito e suas intersecções com a educação, esforçandonos por demonstrar que ambos os pensadores têm, no fundamento de suas concepções educacionais, algo de antipedagógico.
id USP_0ce22de296bc1106289cf6db9cbc8433
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-11122019-174504
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Freud e Platão entre educação e pedagogia: caminhos da alma para uma constituição do sujeitoFreud and Plato between education and pedagogy: the ways of the soul for a constitution of the SubjectAlmaFreudFreudPedagogiaPedagogyPlatãoPlatoPsicanálisePsychoanalisysSoulSubjectSujeitoEssa dissertação trata de duas dimensões humanas que refletem nos mais variados modelos educacionais experimentados ao longo da história. Dimensões aparentemente antagônicas, mas que se configuram complementares no homem do mundo pós-industrial, quais sejam: a dimensão trágica e a dimensão lógica; ou a racional e a irracional; ou, ainda, a dos afetos e a do pensamento sistematizado. Os nomes são muitos, mas referem o eterno pêndulo no qual o movimento histórico parece oscilar, algo situado entre a segurança e a liberdade, a consciência e a inconsciência. O incômodo que nos leva a dedicar bons anos de vida nessa pesquisa, tem relação com a constatação de que o pêndulo está cada vez mais posicionado no campo da fantasia de segurança, o que, em termos educacionais, se reflete em uma aposta cada vez mais intensa no privilégio da didatização e do conteudismo, em detrimento da reflexão e da liberdade de pensamento. Tal escolha não vem sem os efeitos dramáticos do cerceamento dos caminhos de Eros, que se configuram em um aprofundamento dos tão contemporâneos sintomas da depressão e do suicídio. Para investigar esse fenômeno, optamos por um caminho ousado e frutífero, que privilegia as conexões entre as ideias e seus autores, em detrimento do aprofundamento extenuante em uma única ideia ou um único autor. Assim, procuramos cotejar o conceito de psique em Platão e o modelo de psiquismo de Sigmund Freud. Desse embate de modelos, tão distantes no tempo e nos objetos, buscamos elementos para uma visão acerca da constituição do Sujeito e suas intersecções com a educação, esforçandonos por demonstrar que ambos os pensadores têm, no fundamento de suas concepções educacionais, algo de antipedagógico.This dissertation deals with two human dimensions that reflects in the most varied educational models experienced throughout history. These dimensions, namely: the tragic dimension and the logical dimension; or the rational and the irrational; or even that of affections and that of systematized thinking, appears to be in an antagonistic relation to each other, but they are indeed complementary within the man of the post-industrial world. The names by which we call these dimensions are many, but they refer to the eternal pendulum in which the historical movement seems to oscillate, situated between security and freedom, consciousness and unconsciousness. The nuisance that leads us to dedicate some good years to this research is related to the realization that this pendulum has been situated in the field of security fantasy, which reflects, in educational terms, in almost a blind bet that increasingly favors didactics and content focused approaches, instead of reflection and freedom of thought. Such option does not come without the dramatic effects of the erosion of the paths of Eros, which lead to the contemporary symptoms of depression and suicide. To investigate this phenomenon, we opted for a bold and fruitful path that privileges the connections between ideas and their authors, instead of strenuous deep investigation in a single idea or a single author. Thus, our aim is to compare the concept of psyche in Plato and Sigmund Freud, and from the clash of these models, so distant in time and in their objects, seek for elements to compose a picture of the constitution of the Subject and its intersections with education, in an effort to demonstrate that both thinkers have, at the foundation of their educational conceptions, something of anti-pedagogical.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPagotto-Euzebio, Marcos SidneiCastanha, Carlos Eduardo2019-09-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-11122019-174504/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-01-30T16:09:02Zoai:teses.usp.br:tde-11122019-174504Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-01-30T16:09:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Freud e Platão entre educação e pedagogia: caminhos da alma para uma constituição do sujeito
Freud and Plato between education and pedagogy: the ways of the soul for a constitution of the Subject
title Freud e Platão entre educação e pedagogia: caminhos da alma para uma constituição do sujeito
spellingShingle Freud e Platão entre educação e pedagogia: caminhos da alma para uma constituição do sujeito
Castanha, Carlos Eduardo
Alma
Freud
Freud
Pedagogia
Pedagogy
Platão
Plato
Psicanálise
Psychoanalisys
Soul
Subject
Sujeito
title_short Freud e Platão entre educação e pedagogia: caminhos da alma para uma constituição do sujeito
title_full Freud e Platão entre educação e pedagogia: caminhos da alma para uma constituição do sujeito
title_fullStr Freud e Platão entre educação e pedagogia: caminhos da alma para uma constituição do sujeito
title_full_unstemmed Freud e Platão entre educação e pedagogia: caminhos da alma para uma constituição do sujeito
title_sort Freud e Platão entre educação e pedagogia: caminhos da alma para uma constituição do sujeito
author Castanha, Carlos Eduardo
author_facet Castanha, Carlos Eduardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pagotto-Euzebio, Marcos Sidnei
dc.contributor.author.fl_str_mv Castanha, Carlos Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Alma
Freud
Freud
Pedagogia
Pedagogy
Platão
Plato
Psicanálise
Psychoanalisys
Soul
Subject
Sujeito
topic Alma
Freud
Freud
Pedagogia
Pedagogy
Platão
Plato
Psicanálise
Psychoanalisys
Soul
Subject
Sujeito
description Essa dissertação trata de duas dimensões humanas que refletem nos mais variados modelos educacionais experimentados ao longo da história. Dimensões aparentemente antagônicas, mas que se configuram complementares no homem do mundo pós-industrial, quais sejam: a dimensão trágica e a dimensão lógica; ou a racional e a irracional; ou, ainda, a dos afetos e a do pensamento sistematizado. Os nomes são muitos, mas referem o eterno pêndulo no qual o movimento histórico parece oscilar, algo situado entre a segurança e a liberdade, a consciência e a inconsciência. O incômodo que nos leva a dedicar bons anos de vida nessa pesquisa, tem relação com a constatação de que o pêndulo está cada vez mais posicionado no campo da fantasia de segurança, o que, em termos educacionais, se reflete em uma aposta cada vez mais intensa no privilégio da didatização e do conteudismo, em detrimento da reflexão e da liberdade de pensamento. Tal escolha não vem sem os efeitos dramáticos do cerceamento dos caminhos de Eros, que se configuram em um aprofundamento dos tão contemporâneos sintomas da depressão e do suicídio. Para investigar esse fenômeno, optamos por um caminho ousado e frutífero, que privilegia as conexões entre as ideias e seus autores, em detrimento do aprofundamento extenuante em uma única ideia ou um único autor. Assim, procuramos cotejar o conceito de psique em Platão e o modelo de psiquismo de Sigmund Freud. Desse embate de modelos, tão distantes no tempo e nos objetos, buscamos elementos para uma visão acerca da constituição do Sujeito e suas intersecções com a educação, esforçandonos por demonstrar que ambos os pensadores têm, no fundamento de suas concepções educacionais, algo de antipedagógico.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-11122019-174504/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-11122019-174504/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256556842778624