O lugar do corpo na escola: a corporalidade como saber sistematizado na Educação Física escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daiana Priscila da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-09122021-101758/
Resumo: No presente estudo, a partir da perspectiva que compreende a escola como espaço de experiências potentes e significativas e entendendo que essas experiências se dão pelo corpo, tornou-se necessário refletir sobre a corporalidade como saber sistematizado na educação formal, considerando sua relevância como campo de conhecimento. Partimos do pressuposto de que os currículos escolares, como instrumentos intencionais e políticos, expressam seus entendimentos sobre o corpo; e a Educação Física, como componente curricular, atenta-se à construção da corporalidade de forma intencional e sistematizada. Portanto, nosso objetivo pautouse por compreender e refletir sobre o lugar do corpo na escola, a partir do documento oficial Base Nacional Comum Curricular e do diálogo com professores e professoras do componente curricular Educação Física, identificando seus discursos, anúncios, reflexões e entendimentos sobre a construção da corporalidade na educação formal. Para tal, através de entrevistas semi estruturadas, a metodologia escolhida é do campo das pesquisas qualitativas, conhecida como Pesquisa Narrativa e se apoia em teorias críticas e pós-críticas como quadro teórico. Ao investigar os discursos que circulam na BNCC e as falas dos dez professores e professoras entrevistados, organizamos as análises em quatro blocos 1. Corpo; 2. Educação Física: o lugar do corpo na escola; 3. Base nacional Comum Curricular; e 4. Memórias e percebemos que os entendimentos sobre a corporalidade são múltiplos e plurais, que propiciam tanto a identificação de denúncias sobre o espaço destinado ao corpo na educação, mas que também nos apontam anúncios sobre possíveis ressignificações do lugar do corpo na escola. Esse trabalho espera contribuir para o diálogo de um tema tão latente na contemporaneidade: o corpo como lugar de subjetividade e representação dos sujeitos no/com o mundo.
id USP_0ce418b72cd3a9b439537dfd4ca4066d
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-09122021-101758
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O lugar do corpo na escola: a corporalidade como saber sistematizado na Educação Física escolarThe bodys place in school: the corporality as a systematized knowledge in schools physical educationbase nacional comum curricularbodycorpocorporalidadecorporalitycurrículocurriculumeducação físicanational common core curriculumphysical educationNo presente estudo, a partir da perspectiva que compreende a escola como espaço de experiências potentes e significativas e entendendo que essas experiências se dão pelo corpo, tornou-se necessário refletir sobre a corporalidade como saber sistematizado na educação formal, considerando sua relevância como campo de conhecimento. Partimos do pressuposto de que os currículos escolares, como instrumentos intencionais e políticos, expressam seus entendimentos sobre o corpo; e a Educação Física, como componente curricular, atenta-se à construção da corporalidade de forma intencional e sistematizada. Portanto, nosso objetivo pautouse por compreender e refletir sobre o lugar do corpo na escola, a partir do documento oficial Base Nacional Comum Curricular e do diálogo com professores e professoras do componente curricular Educação Física, identificando seus discursos, anúncios, reflexões e entendimentos sobre a construção da corporalidade na educação formal. Para tal, através de entrevistas semi estruturadas, a metodologia escolhida é do campo das pesquisas qualitativas, conhecida como Pesquisa Narrativa e se apoia em teorias críticas e pós-críticas como quadro teórico. Ao investigar os discursos que circulam na BNCC e as falas dos dez professores e professoras entrevistados, organizamos as análises em quatro blocos 1. Corpo; 2. Educação Física: o lugar do corpo na escola; 3. Base nacional Comum Curricular; e 4. Memórias e percebemos que os entendimentos sobre a corporalidade são múltiplos e plurais, que propiciam tanto a identificação de denúncias sobre o espaço destinado ao corpo na educação, mas que também nos apontam anúncios sobre possíveis ressignificações do lugar do corpo na escola. Esse trabalho espera contribuir para o diálogo de um tema tão latente na contemporaneidade: o corpo como lugar de subjetividade e representação dos sujeitos no/com o mundo.In the current research, from a perspective that understands school as a space of powerful and meaningful experiences that happen in the body, it became necessary to reflect about corporality as a systematized knowledge in formal education considering its relevance in the field of knowledge. We assume that the school curriculums, as intentional and political instruments, express its understandings about the body; and Physical Education, as a curricular component, focuses on building corporality intentionally and systematically. Thus, our goal was guided by understanding and reflecting about the bodys place at school from the official document National Common Core Curriculum and the dialogue with Physical Education teachers, identifying their speeches, announcements, reflections and understandings about the construction of corporality in formal education. For that, through semi structured interviews, the chosen methodology is from the field of qualitative research, known as Narrative Research, and leans on critical and post-critical theories as a theoretical board. When analyzing the speeches in National Common Core Curriculum and in the teachers interviews, we organized the analysis in four blocks 1. Body; 2. Physical Education; 3. National Common Core Curriculum; and 4. Memories and we realized that the understandings about corporality are multiple and plural and provide the identification of complaints about the space destined to the body in education, but also points us announcements about possible redefinitions of the bodys place at school. This research hopes to contribute to the dialogue of such a latent theme in contemporaneity: the body as a place of subjectivity and representation of the subjects in/with the world.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPEhrenberg, Mônica CaldasSilva, Daiana Priscila da2021-09-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-09122021-101758/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-12-14T17:56:02Zoai:teses.usp.br:tde-09122021-101758Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-12-14T17:56:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O lugar do corpo na escola: a corporalidade como saber sistematizado na Educação Física escolar
The bodys place in school: the corporality as a systematized knowledge in schools physical education
title O lugar do corpo na escola: a corporalidade como saber sistematizado na Educação Física escolar
spellingShingle O lugar do corpo na escola: a corporalidade como saber sistematizado na Educação Física escolar
Silva, Daiana Priscila da
base nacional comum curricular
body
corpo
corporalidade
corporality
currículo
curriculum
educação física
national common core curriculum
physical education
title_short O lugar do corpo na escola: a corporalidade como saber sistematizado na Educação Física escolar
title_full O lugar do corpo na escola: a corporalidade como saber sistematizado na Educação Física escolar
title_fullStr O lugar do corpo na escola: a corporalidade como saber sistematizado na Educação Física escolar
title_full_unstemmed O lugar do corpo na escola: a corporalidade como saber sistematizado na Educação Física escolar
title_sort O lugar do corpo na escola: a corporalidade como saber sistematizado na Educação Física escolar
author Silva, Daiana Priscila da
author_facet Silva, Daiana Priscila da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ehrenberg, Mônica Caldas
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Daiana Priscila da
dc.subject.por.fl_str_mv base nacional comum curricular
body
corpo
corporalidade
corporality
currículo
curriculum
educação física
national common core curriculum
physical education
topic base nacional comum curricular
body
corpo
corporalidade
corporality
currículo
curriculum
educação física
national common core curriculum
physical education
description No presente estudo, a partir da perspectiva que compreende a escola como espaço de experiências potentes e significativas e entendendo que essas experiências se dão pelo corpo, tornou-se necessário refletir sobre a corporalidade como saber sistematizado na educação formal, considerando sua relevância como campo de conhecimento. Partimos do pressuposto de que os currículos escolares, como instrumentos intencionais e políticos, expressam seus entendimentos sobre o corpo; e a Educação Física, como componente curricular, atenta-se à construção da corporalidade de forma intencional e sistematizada. Portanto, nosso objetivo pautouse por compreender e refletir sobre o lugar do corpo na escola, a partir do documento oficial Base Nacional Comum Curricular e do diálogo com professores e professoras do componente curricular Educação Física, identificando seus discursos, anúncios, reflexões e entendimentos sobre a construção da corporalidade na educação formal. Para tal, através de entrevistas semi estruturadas, a metodologia escolhida é do campo das pesquisas qualitativas, conhecida como Pesquisa Narrativa e se apoia em teorias críticas e pós-críticas como quadro teórico. Ao investigar os discursos que circulam na BNCC e as falas dos dez professores e professoras entrevistados, organizamos as análises em quatro blocos 1. Corpo; 2. Educação Física: o lugar do corpo na escola; 3. Base nacional Comum Curricular; e 4. Memórias e percebemos que os entendimentos sobre a corporalidade são múltiplos e plurais, que propiciam tanto a identificação de denúncias sobre o espaço destinado ao corpo na educação, mas que também nos apontam anúncios sobre possíveis ressignificações do lugar do corpo na escola. Esse trabalho espera contribuir para o diálogo de um tema tão latente na contemporaneidade: o corpo como lugar de subjetividade e representação dos sujeitos no/com o mundo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-09122021-101758/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-09122021-101758/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090565641338880